Jó

Joseph Roth

Resenhas - Jó

DIRCE 13/05/2013

Mendel Romance de um homem comum
Há algum tempo, quando eu "bisbilhotava" nas Estantes de alguns leitores (tenho que ser fiel a minha fala:não sigo nenhum leitor e sigo a todos), fiquei maravilhada com as frases constantes no histórico de leitura da Julyana referentes ao livro Jó, frases, que me motivaram a ler o livro.
E por falar em fidelidade, diante do título do livro( Jó Romance de um homem simples) e, sendo eu sabedora de que Jó trata-se de uma figura bíblica um crente fervoroso que teve sua fé posta à prova por Deus, mas que não se vergou diante das desgraças e dores que lhe foram impingidas e sua fé permaneceu inabalada,iniciei a leitura com a preconcepção de que encontraria um protagonista semelhante a Jó . No início do romance,foi o que eu encontrei:Mendel Singer,um judeu piedoso,temente a Deus, morador em uma pequena aldeia Russa no início do século passado.
Por meio de uma narrativa repleta de frases descritivas esclarecedoras,assisti a mutação de Mendel Singer.
Até o nascimento do enfermo Menuhim, Mendel Singer,aparentemente,nada tinha além de um casebre, sua esposa Débora, seus dois filhos Jonas e Schemariah,sua filha Miriam e uma vida de marasmo. Com Menuhim, preocupações e angustias tomaram conta do coração de Mendel Singer, porém, diariamente, ele orava agradecido e submetia-se com resignação aos castigos Divinos (???!!!).E Débora...Débora "debruçou-se"sobre Menuhim.
E de mutações e mutações a vida acontece: Miriam se transforma em uma linda jovem, linda e frívola jovem, Jonas e Schemariah; em homens saudáveis, tempos de paz; em tempos de guerras, Jonas; em um cossaco, Schemariah; em Sam, a Rússia; na América, para Menuhim,a família Singer; na de Billes, e calmarias; em tempestades.
Mendel, assim como Jó, perdeu sua " riqueza". Como Jó, uma série de desgraças recaiu sobre ele e, o que "presenciei" desgraças após desgraças, foi a transformação do homem simples em um homem comum.
Diante da atitude de Mendel perguntavas me martelavam o tempo todo: os homens buscam e encontram Deus mais facilmente na alegria ou na tristeza? Seria mesmo Deus quem castigou Mendel? Não seriamos, nós, os homens, causadores das nossas desgraças? O homem é quem faz guerras. Os homens estão cada vez mais afastados de Deus (não me refiro a um Deus que nos castiga apenas com seu dedo mínimo e,tampouco, à religião ou igreja, mas a uma espiritualidade que nos conduza a uma espécie de paz interior, e a desejar não somente o nosso BEM, mas de TODOS)e, devido a isso(acredito eu),que as desgraças estão cada vez mais frequentes e tomando uma dimensão assustadora. Vemos cotidianamente nos noticiários: roubos, estupros, sequestros, mazelas, não seria devido a ausência de um Deus?
Bem, o Deus o Javé de Mendel não o abandonou e o final, depois de tantas agruras,é muito mais que esperançoso: é lindo. O rabino tinha razão:o olhar de Menuhim tinha um brilho um brilho único e que iluminaria a treva que cobriu Mendel Singer.
Sempre faço uma avaliação final ao "resenhar", haja vista que sou "assaltada" por reflexões,e as reflexões que me assolaram durante a leitura e a "resenha" do livro: Jó romance de um homem simples (romance de um homem comum no meu entendimento) me provocaram sentimentos conflituosos: um mix de conforto e desconforto,de ignorância e sabedoria, enfim, sem sombra de dúvida, ele irá para os meus favoritos.
Paty 19/11/2013minha estante
nice! :D

Nanci 31/01/2015minha estante
Dirce:

Que livro lindo! Ia dizer que grande livro, mas foi a beleza que me desconcertou. Eu também o encontrei dentre os favoritos da Ju Brandão e me pergunto "por que demorei tanto pra ler J. Roth?"

DIRCE 29/07/2023minha estante
Oi !Tânia. Não sei qual seria a leitura que faria hoje desse livro, considerando os anos que já se passaram. Espero que goste.

Valéria Cristina 09/02/2023

Melancolicamente comovente
Lendo a Marcha de Radetzky foi que me encantei com Joseph Roth. Na apresentação daquele livro, diz-se que esse autor nos entrega tudo e isso é verdadeiro também para este livro Jó - Romance de um homem simples.

A história se passa em uma aldeia da Rússia onde vivem o judeu Mendel Singer, sua esposa Débora, seus filhos Jonas, Schemariah, Miriam e Menuhim. Sua vida é simples e pacata, resumindo-se ao ensino da Bíblia às crianças.

O passar do tempo, altera sua existência. Menuhim é uma criança muito doente. Jonas vai para o exército, Schemariah, para fugir do serviço militar, imigra para América e Miriam se envolve com os cossacos.

Nessa situação, Mendel, Débora e Miriam também vão para os EUA, abandonando Menuhim. Em sua nova vida, o sentimento de culpa pelo abandono de seu filho mais novo jamais deixou Débora e Mendel, toldando sua existência.

Os demais acontecimentos vão ensombrecendo a vida do protagonista até um final surpreendente.

Os personagens de Débora e Mendel são complexos e muito bem construídos, o que nos transporta para suas emoções e sentimentos. Mendel transita da fé inconteste para o total abandono da religião, mas sempre de forma pacata, quase inerte. Débora é a sustentação da casa: forte e determinada, não aceita a passividade do marido. Esse embate nos mostra a diferença de suas personalidades e da forma como encaram a vida.

A descrição dos cenários onde se desenvolve a história é rica e tocante. É um livro melancólico e comovedor. Uma joia que Roth nos entrega.

Nascido em 1894, Joseph Roth viveu o fim do Império Austro-Húngaro. Da tragédia histórica que o marcou pelo resto da vida, nasceu o observador privilegiado dos novos tempos e, em especial, da Berlim da década de 1920. Nos artigos de Berlim, Roth registra o espetáculo múltiplo e ambíguo da velha capital prussiana, tomada de assalto por refugiados, bondes e arranha-céus, e transformada de uma hora para outra em epicentro da República de Weimar e da cruel história europeia das décadas seguintes.

Rosa Santana 15/06/2015

"Eu sei que o meu Redentor vive
e que no fim se levantará
sobre a terra."
Jó 19:25

Em resumo, Jó é isso! E, mais:

. um cuidado extremo com a construção da linguagem;

. um personagem que encanta pela humildade com que encara os fatos, mesmo os mais adversos, a quem as dores, perdas e humilhações conduzirão a um estado de perfeita integridade, no qual descobrirá o quanto o homem pode se manter digno, apesar de todo sofrimento. Ou seja, um personagem cuja sabedoria é a reafirmação do Gênesis: se o homem foi moldado à semelhança de Javé, por que haveria de se vergar, mesmo diante do mais atroz padecimento?

Enfim:

. um livro que fez dos meus olhos rios!

Recomendo e recomendo!

Karla Lima 23/04/2017

Quem põe quem à prova?
Mendel Singer, professor de religião tal como haviam sido seu pai e seu avô, vive modestamente numa cidade russa com a esposa que o despreza e quatro filhos: o primogênito, forte e tranquilo; o segundo, franzino e astuto; uma menina libidinosa, que se deita com os cossacos nos campos de trigo; e o caçula, deficiente físico e mental. Falta dinheiro e sobram preocupações, mas a fé conforta o patriarca.
A eclosão da Primeira Guerra Mundial agrava os problemas: contra a vontade do pai, um dos filhos se alista no exército do czar, enquanto o outro, também em desacordo com o desejo paterno, deserta e emigra para os Estados Unidos. Só a fé o mantém nos eixos.
As provações que Mendel Singer enfrentava em Zuchnow não diminuem quando ele, a esposa e a filha cruzam terra e mar e chegam a Nova York. O filho mais novo, incapaz de enfrentar a longa travessia devido à doença, foi deixado para trás. Mendel Singer é consumido pela saudade da velha vida e devorado pela abundância do Novo Mundo, que o mastiga com luzes piscantes, ruídos incessantes, cheiros nauseantes, consumismo atordoante. A fé falha.
É fácil criticar um religioso que se voltou contra Deus, mas será assim tão fácil encontrar bondade em um Deus que submete um servo fiel a tanta tragédia?
Apesar da questão existencial pesada, há muita leveza no texto. Mesmo as cenas de tormento são descritas com suavidade e delicadeza, o que de certa forma atenua e de outro lado intensifica o efeito. Foi o terceiro romance que li deste autor e o meu preferido. Recomendo muito.

Deivi.Lucio 07/06/2021

Jó o amigo de Deus
Quando estudava a bíblia me deparei com a estória de Jó homem de muita fé que teve seu amor e devoção a Deus testado através de perdas, derrotas, doenças e pobreza e venceu porque seu amor ao divino era maior que tudo.

Lendo o livro no começo estava tentando ligar a estória ao nome da obra e não entendia porem no decorrer das páginas fui me apiedando de Mendel Singer onde tinha uma fé fervorosa e já sofria um certo desprezo dos familiares e posterior todo sofrimento ocorrido.

Muitas vezes acontecem mudanças e derrotas em nossas vidas e parece que o milagre não acontece ficamos apáticos, descrentes e choramos muito que é o normal pois somos humanos mas um dia de repente acontece.....o que sempre esperamos acontece e melhor....e melhor do que esperávamos e parece que a cor volta aos nossos dias.....

Senti isso na vida de Mendel Singer as cores voltarão apesar de todo sofrimento passado.....lindo de se viver lindo de se ler.......