Sucupira, Ame-a ou deixe-a

Sucupira, Ame-a ou deixe-a Dias Gomes

Resenhas - Sucupira, Ame-a ou deixe-a

lexsouza 28/06/2021

Sucupira é o Brasil, ainda.
Uma série de pequenos contos com um personagem fictício mas muito real, principalmente em 2021. Um retrato da má política, mas engraçado.

cacau :) 15/03/2023

Super moderno
Pode ser o governo que for, daqui ha quanto tempo for: dias gomes sempre terá pautas atuais.
é bizarra a perfeita descrição do cenário político brasileiro de uma forma tão bem humorada sem perder a mão.

demorei pra fazer a resenha, mas voltei pq o skoob nao quer contabilizar q eu li esse querido em 2023

Hester1 26/10/2016

Muito bom, poderia dizer hilário se nao fosse um retrato do nosso povo. Dias Gomes conseguiu imprimir muito bem nossas mazelas.

Felipe 05/12/2019

Excelente livro
Extremamente engraçado e muito atual com o momento da politica brasileira. Leitura facil, recomendado.

Moises Celestino 11/08/2020

Um Certo Odorico Paraguassú...
Excelente! Dias Gomes foi um grande dramaturgo, sucesso de público e crítica. Neste cultuado romance "Sucupira", o célebre autor narra as desventuras e estripulias do coronel Odorico, personagem icônico e calculista, imortalizado também nas telas, na atuação marcante e soberba do saudoso ator Paulo Gracindo. "Sucupira", por meio de seus contos e apologia às maracutaias existentes na política nacional, ainda hoje, continua cativante, irônico e divertido!

Rita 18/02/2023

É uma obra de ficção?
Acho que demorei para ler esse livro... ele estava adormecido na estante há mais de cinco anos. Se tivesse lido na época em que o comprei, talvez tivesse achado graça na leitura e pensasse se seria possível existir uma personagem como Odorico Paraguaçu, que é capaz de achar “normal” continuar comercializando azeite após um funcionário de sua fábrica ter morrido afogado no tambor onde o produto era produzido... ou o ápice de seu governo ser a inauguração de um cemitério... ou os lugares públicos da cidadezinha serem batizados com os nomes de seus familiares... A leitura não foi nada engraçada, sendo permeada por momentos de tristeza e de desesperança. Infelizmente a realidade sempre acha um jeito de superar a ficção... Não há nada de errado com a estória: o autor é genial, Dias Gomes construiu personagens icônicos que já fazem parte do imaginário e da literatura brasileira. Este texto é apenas uma forma de expressar o que foi sentido durante a leitura...

Prof. Aloízio 26/08/2016

Odorico Paraguaçu Rousseff
Derivado da obra “O Bem Amado”, o livro reúne sete episódios da série adaptada para a TV, ainda sem inauguração do cemitério. Disputam o estrelato Odorico Paraguaçu, Seu-Doutor-Coroné-Prefeito, e o Ex-cangaceiro Capitão Zeca Diabo. O primeiro desempenha o papel de mola propulsora do episódio, deixando para o segundo o desfecho deste. Odorico utiliza-se de argumentos, às vezes assediando, moralistas, capitalistas, antissocialistas e religiosos para se manter frente à chefia do executivo municipal, mesmo com minoria no Legislativo. Coloca a culpa pelas malogradas ações de sua administração a ações esquerdistas, patrocinados por Moscou e seus congêneres. Tenta a todo custo impor seus argumentos e quando estes não são suficientes, não tem o menor receio em aceitar a derrota, mas de uma forma bem elegante. Odorico a muito discorre sua eloquência nos discursos recheados de neologismos, que lhe valeu a eleição para a Academia Sucupira de Letras. Como exemplos temos: Mau-caratista; difamista; Missionismo; somentemente; Talqualmente; etc...Sabe desarmar um desafeto com palavras e se estas não foram suficientes, pede logo um abraço, que desmorona qualquer convicção contraria, como nos confrontos com o Ex-cangaceiro. Para quem teve a oportunidade de assistir Paulo Gracindo e Lima Duarte em suas interpretações não conseguira ler sem a sonoridade de suas vozes.

Cris 09/07/2019

Isso é Brasil!
Deliciosamente cínico, uma alegoria da política e da sociedade brasileira.