Das cinzas de Onira

Das cinzas de Onira Umberto Mannarino

Resenhas - Das cinzas de Onira

Matheus.Mesquita 14/04/2020

Das cinzas de Onira - Fantasia e realidade
Um livro de fantasia que primeiramente pode ser um pouco arrastado por não dar muita informação, mas que no final é condizente com a história proposta.

Não senti os personagens tão cativantes, o que me levou a querer chegar mais ao fim é a vontade de entender todo o mistérios por trás que condiz com o tema apresentado.

A arte do livro é incrível e conversa muito com toda a história proposta.

site: https://www.blog.matheusmesquita.com.br/post/resenha-das-cinzas-de-onira

Nat Nat 07/10/2021

"Se a vida é um sonho, então o que é a morte?"
Olívia acorda no hospital e descobre que precisará morar com seus tios, pois sua antiga casa foi consumida pelas chamas e seus pais infelizmente não resistiram.

Sem memórias do passado e entediada, Olivia resolve então explorar sua nova casa, o que ela não espera é descobrir um mundo novo. Boneco de pano gigante, barata gigante falante, um exército em miniatura de seres desconhecidos e um lugar cheio de aventuras e mistérios, além é claro, de ter a chance de poder descobrir sobre o seu passado.

" - Aranha é bom para as pernas?
- Já viu aranha de cadeira de rodas?
- Não...
- Pois então."

Consegui o livro aleatoriamente em uma troca no Skoob e fiquei tentada a lê-lo logo que chegou já que a sinopse prometia muito .

Como para bom entendedor, um ponto é palavra; o livro é inspirados em universos já existentes e trás diversas referências dessas obras, como Coraline, Alice no País das Maravilhas, Crônicas de Nárnia, Metamorfose, Sítio do Pica Pau Amarelo e até mesmo ao personagem de Rony Wesley em Harry Potter e a Câmara Secreta.

Não é ruim como um todo, mas comigo não funcionou, quanto mais eu avançava mais eu queria que chegasse ao fim para saber de fato o que estava acontecendo. Não senti empatia pelos personagens, talvez apenas pelo exército de criaturinhas que muito me lembrou os Minions.

É o tipo de livro que recomendaria para leitores iniciantes ou para quem está numa ressaca literária.

Vitoria293 17/05/2023

ONIRA,nada te manchará!!!?
Das Cinzas de Onira - Umberto Mannarino.

Woooow,loucura,loucura,loucura...!

Essa história já começa bem diferente e, ao mesmo tempo,BEM interessante!
Quando comecei a ler não estava entendo nada,assim como a personagem principal.Achei o começo um pouco arrastado,mas resolvi continuar e ainda bem que fiz isso!

Eu me senti rodiada de muitas referências a outros livros,como por exemplo,Coraline(que amo muito),Alice no país das maravilhas,O jardim secreto e por ai vai,pode até mesmo ter muito mais e eu acabei nao percebendo kkkkk.
Achei essa jogada do autor incrível e me fez querer continuar e saber logo o que estava acontecendo com Olivia!

As ilustrações de Esdras Gomes deram um toque ainda mais perfeito para a história!???

Pensei numa teoria e acertei,porém o autor me trouxe ainda mais.Quando cheguei ao final tudo se eclareceu,apesar de eu achar pesado o que aconteceu!

Se você gosta de algum dos livros que citei a cima,você deve ler "Das Cinzas de Onira",afinal, "é questão de lógica!"?

mariana.vas 27/07/2021

?Então o que diferencia a vida de um sonho? Sim, o sonho acaba. Mas e a vida, não? Sim, o sonho não faz sentido. Mas a vida faz? Por quanto tempo? Não seria tudo um sonho? E o que acontece quando acordamos??

Alan (@coracaodeleitor) 26/10/2020

Olá literáriooooooos.

Hoje iremos conversar sobre o livro nacional, "Das cinzas de Onira" do autor Umberto Mannarino.

Olivia acorda desnorteada e sem memória, sobreviveu a um incêndio que levou junto consigo qualquer resquício do seu passado. Sua mente não para de pensar em tudo que ela perdeu, nos seus pais e nas suas mais importantes memórias, agora perdidas.

Após o incêndio ela passa a morar com seus tios e começa a explorar a casa até que acha uma passagem para um estranho mundo mágico chamado Onira. E ela sente que isso está fortemente ligado ao seu passado.

Criaturas estranha se aliam a ela nessa jornada, mas também existem inimigos. O tempo está correndo e ela precisa descobrir sua origem e sua ligação com Onira.

Mas uma dúvida existe, Onira é real? Ou apenas a criação de uma mente traumatizada?
Achei o universo criado pelo autor muito criativo e cheio de referências que você precisa prestar atenção para captar. A história é divertida e muito bem escrita. Em alguns momentos achei que ficou um pouco parada e perdeu um pouco o ritmo mas nada que chega a interferir na experiência final.

Eu particularmente gosto desse universo diferente e de criaturas estranhas que acabam se tornando parte fundamental da história. Então o livro ganhou vários pontos comigo na criação desse universo.

Como vocês puder ver a premissa é muito legal e bem instigante. O final também foi bem satisfatório, e conseguiu mandar uma mensagem bem interessante. Então se vocês querem ler uma boa aventura nacional esse livro é uma ótima recomendação.

Carlinda1 23/04/2023

Das cinzas de Onira
Eu estou começando a ler livros com frequência, comecei por este e eu achei a leitura "fácil" o esquema é se focar nos detalhes pq se não a leitura vai acabar se tornando um pouco complicada, é importante vc ter uma boa memória pq no decorrer do livro a peças vão se encaixando e eu achei isso muito interessante, o livro tem uns desenhos lindos q tornam a leitura mais interessante, o final eu achei um pouco "fraco" mas deixou a história bem clara pro leitor. Recomendo muitoooo ?

Iris 25/03/2020

Tudo neste livro é inesperado
Você só vai entender de fato o que aconteceu no final da história (mas se prestar bem atenção nos detalhes, vai conseguir perceber bem antes).

É uma viagem, literalmente uma viagem em busca da clareza.

No meio do livro senti um pouco massante devido aos muitos acontecimentos em Onira, mas nada que me fizesse querer parar de ler.

O final me surpreendeu muito! Não esperava esse desfecho.

Por fim, fico muito feliz de ler o primeiro livro do Umberto, ele tem uma mente e tanto!

Luis.Henrique 16/05/2021

Irregular e perdido.
Eu tentei de verdade gostar desse livro, sou fã do Umberto como pessoa e produtor de conteúdo, mas, definitivamente, dessa vez não deu...

A narrativa é descontraída e até o fim do primeiro ato estava gostando, mas a partir de um certo ponto o autor passou a dar soluções irreais para situações apresentadas no livro (chegando inclusive a parecer preguiça ou falta de criatividade a elaboração de desfechos mais convincentes).

Principalmente na segunda metade do livro algumas passagens quase me fizeram dormir, apegadas demais a metáforas e a descrições que, por mais que tivessem intuitos interessantes, não foram passadas de maneira que se mostrassem relevantes, não tendo, assim, muito sentido em si.

Sobre os personagens, os poucos que possuem alguma originalidade são pouco explorados na trama (como o tio Lucas, por exemplo). Em relação a protagonista, é incômodo a ausência de camadas mais profundas trabalhadas em Olívia, claramente (e demasiadamente) inspirada em Coraline. A impressão que se passa é que uma personagem vazia, apesar de tudo que ocorreu com ela.

Por fim, o grande mistério da obra passa uma mensagem que, se o livro tivesse sido mais competente em te inserir na história, tinha total capacidade de tocar o leitor. Mas ao invés disso, foi o final certo com a execução errada: completamente Deus ex-Machina, uma solução preguiçosa e deixando a critério do leitor todas as expectativas que foram criadas no decorrer das páginas. Uma coisa é promover um desfecho aberto, outra é não ter a capacidade criativa de organizar ideias que, tenho certeza, tinham a melhor intenção possível.

Resumo minha experiência com esse livro em muito otimismo até o final, mas infelizmente não correspondido. No mais, e você procura uma fantasia que trabalhe aspectos infantil sem deixar de lado a complexidade e a profundidade da trama e da crítica social ou individual (justamente o que Umberto se dispôs a fazer), talvez outras obras podem satisfazer melhor o seu desejo, como Coraline e Labirinto do Fauno.

samarelooo 23/10/2021

Final incrível
Vale apena ler apenas pelo final, sério.
QUE FINAL INCRÍVEL!
Em toda história vc fica se questionando se tudo aquilo é real ou não, acho que esse era o exato sentimento que o livro queria passar.
Fiquei triste pq peguei o livro emprestado e vou ter que devolver, queria pra mim

Lucas Felpi 02/06/2020

Umberto Mannarino é um amigo e uma inspiração. Além de referência no ramo educacional, ele agora revela seus dons literários para a ficção juvenil. Uma mistura de Alice, Nárnia e Desventuras em Série, Das Cinzas de Onira é um livro recheado de mistérios e suas merecidas reviravoltas. Alcançando a metade do livro, você não quer parar e devora as páginas até o final.
frds.official 08/06/2020minha estante
Discordo, a única coisa que me prendeu foram as milhões de interrogações que o livro dá. E no fim termina sem responder quase nada... A única parte divertida pra mim foi a parte da tarantula, o resto foi muito chato.

L0vegood 20/04/2023

"Onira, ninguém te manchará!"
Que loucura meus amigos, que loucura.
Bom, eu gostei bastante do livro. O final é muito bom, numa vibe tipo: será que era real ou não?, as coisas se encaixaram na minha cabeça e eu acredito na segunda opção.
Mas o livro é muito legal é cheio de coisas esquisitas e estranhas e isso é MUITO top.
É isso gostei bastante.

Ps:Lembrou muito Coraline e eu queria visitar Onira?????

Lai 11/03/2020

Bom livro!
Livro bom, meio monotono no meio da história, mas tem um final satisfatório! Espero ler mais livros do autor!
Kamyla.Freitas 27/03/2020minha estante
É terror?

Lai 28/03/2020minha estante
Não, é uma fantasia.

Samuel Nascimento 26/10/2020

Desde a minha infância fantasia e mistério sempre foram meu gênero literário preferido, gostei de terminar "Das Cinzas de Onira" uma obra que é brasileira. Ainda consegui captar duas referências a outras histórias já conhecidas, mas sem spoiler, tem um enredo imprevisível, vale a pena leitura, mesmo que tenha períodos meio arrastados, do meio pro fim fica interessante.

brendabalmant 24/02/2023minha estante
senti falta de algumas explicações, tipo, onira é um mundo que a cabecinha da Olivia criou pra justificar as coisas que via ou que seu pai via? o sargento Sardin e os soldados representam alguém no mundo real? entendi o loop que o autor quis dar a história, e gostei