Meu pai, o Guru do Presidente

Meu pai, o Guru do Presidente Heloísa de Carvalho...

Resenhas -

Eduardo 24/02/2020

Leitura absolutamente necessária para um país que escolheu ser um brinquedo nas mãos Dele
Este livro é muito bom, muito embora os fatos narrados pela filha do charlatão, isto é, Heloísa de Carvalho, já fossem, de certa forma, de conhecimento público a quem já pressentia a tragédia que o conservadorismo seria para este país com seu discípulo mais famoso, Bolsonaro, vencendo as eleições. O livro relata as vivências biográficas de Heloísa de Carvalho e, para os simpatizantes do charlatão que duvidam de que tais coisas vividas por ela sejam mentira, por exemplo o seu casamento muçulmano forçado, a exploração e a lavagem cerebral operada nas cabeças de seus zumbis na fase astrológica de sua carreira, ela apresenta-nos algumas provas das inúmeras que ela afirma ter. Ela afirma que só pode confirmar aquilo que ela viveu, mas não deixa de dar crédito a testemunhas fidedignas conhecidas por si. Quanto a estes fatos relatados por eles, ela deixa ao critério do leitor acreditar neles o que, conhecendo a psicopatia e os graves problemas mentais de Olavo de Carvalho (que foi internado em um manicômio e de lá fugiu, após "estudar" esoterismo com outros pacientes internados) não é realmente difícil acreditar que sejam verídicos, como a famosa história da barca egípcia, na qual Olavo se trancou no porão de casa em uma réplica de uma barca egípcia alegando "transmigrar", mas teve que pedir socorro três dias depois devido à fome e sede. Ela diz cautelosamente não poder afirmar até onde vai a influência de Olavo de Carvalho no governo, mas ela afirma que deve ser considerável, no que discordo. A meu ver, Bolsonaro é apenas um fantoche de Olavo de Carvalho, o verdadeiro presidente do Brasil neste momento, aquele que concebe e ordena o cumprimento de suas políticas de Estado, o que fica evidente quando você olha para o governo e vê praticamente não só o executivo, mas o legislativo e o judiciário praticamente aparelhados por inteiro por seus zumbis, especialmente o MEC e a secretaria de cultura. Exatamente por isso, por estarmos governados por Olavo de Carvalho e com nossas 210 milhões de vidas na palma da mão deste charlatão até pelo menos 2022, é que a leitura deste livro é fundamental para compreender o que está acontecendo agora com o país, e para vislumbrar os tempos ainda mais sombrios que virão até o final de seu mandato. Se você acha que já viu loucuras o bastante neste 38º governo da história republicana no Brasil, prepare-se, você não viu absolutamente nada, leia o livro e tenha uma noção mínima de como funciona a mente deste sociopata de marca maior e, portanto, do que nos aguarda.
Douglas 19/09/2020minha estante
Excelente resenha

van.cazarotto 10/04/2021

Diferente da minha expectativa
Esperava um livro que falasse na sua grande maioria sobre as experiências da filha com o pai. Contudo, a sensação que fiquei com a leitura foi a de saber mais sobre o que ela sente e pensa a respeito de Olavo do que episódios vividos.

Em alguns momentos fiquei com a sensação estar lendo uma coluna de opinião, uma crítica ou uma reportagem. Eu espera mais a sensação de ler um livro de memórias.

Em alguns momentos parece repetir coisas e o posfácio é bom.

Felibalex 27/02/2021

Uma leitura fraca, mas importante
O livro é fraco, mas não é ruim. Dá para perceber todo o sentimento da autora enquanto escreve, e é possível sentir toda a frustração que ela carrega. Acredito que o livro falhou em trazer pontos diferentes e ficou muito tempo prometendo algo que nunca chega. Entretanto, a experiência dela é única e mostra muito bem todo o perfil lunático do pai. Sinto pena dela por ter tido sua infância toda traumatizada, e ainda mais por tudo que sofre perante essa milícia olavista. Eu recomendo a leitura para todos aqueles, curiosos como eu, que possuem interesse em entender um pouco mais sofre esse "guru" charlatão.

Dio 05/04/2021

Poderia ter metade do tamanho
Apesar de ser minúsculo, tem muito conteúdo desnecessário. Não gosto do Olavo, mas o livro deixa a desejar em muita coisa. O principal é que a Heloísa não conviveu tanto com o Olavo e nem esteve presente nas principais mudanças de ideologia dele, sorte dela por isso. Ainda acho um mistério a história do "filósofo" retratado.

De todo modo simpatizo muito com a Heloísa e com o Henry.
Karla de Souza 26/07/2021minha estante
Concordo. Nada muito novo ou diferente do que ela posta no Twitter dela. Esperava um pouco mais do livro.

Gui 01/06/2021

Uma face nem tão oculta assim de Olavo de Carvalho

Definitivamente um livro relevador, que contudo não mostra uma face oculta e sim uma que alguns se negam enxerga. Mesmo sendo constantemente acusada de ser uma ressentida que busca derrubar o próprio pai, Heloísa nos apresenta inúmeros acontecimentos do passado obscuro contraditório que Olavo busca esconder, "maculando" uma imagem que Olavo "batalhou" tanto para criar. Dessa forma, é possível compreender as inúmeras críticas que a autora sofre, afinal são apenas mais argumentos ad hominem que, por não acharem alguma argumentação plausível para contrapor, buscam desvalidar o outro mediante ataques pessoais, algo desprezível mas bastante comum dos métodos olavistas.

Gustavo.Martins 30/12/2021

Olavo
O livro é bom e joga luz sobre essa figura esquisita desse homenzinho que grita por reconhecimento. Um líder de seita, que acho ao mesmo tempo tempo patético e curioso.
Não quero me prolongar, vale a pena a leitura, mas o posfácio é exagerado, cansativo, e o escritor tem a necessidade de usar todo o vocabulário que aprendeu na faculdade. Um texto mais enxuto e claro seria melhor.
Fica a gosto do leitor concordar ou discordar de mim. Enfim, é isto.

Broetto 20/06/2020

Esperava mais
Esperava revelações bombásticas, com detalhes. Muita coisa não é novidade pra quem acompanha o mundo político.

rglacerdaBR 22/09/2021

Quem é Olavo?
Bom relato da filha de Olavo de Carvalho, um pouco monótono e emotivo as vezes, mas vale a pena ler para entender quem é o guru terraplanista, o prefácio e o Posfácio são a cereja do bolo!

LisboaPB 22/01/2024

Olha... sem palavras. Que homem nojento. Que asqueroso. É um exemplo de podridão humana. Pensei que ele fosse ruim mas ao ler esse livro superou meu achismo. Foi pior do que quando estava só no meu imaginário.

Jota 24/12/2020

O guru do gado
Heloisa de Carvalho, filha do astrólogo e falso filósofo chamado de gênio pelo gado bolsominion, explica nesse livro quem é o guru do clâ bolsonaro, quem foi e como agia esse Olavo pai, marido, membro de seitas, "professor" e como conseguiu construir uma imagem de intelectual mesmo sendo claro que não domina os assuntos que gosta de comentar.

Para saber que Olavo de Carvalho é uma piada de péssimo gosto, que de filósofo não tem nada, que não passava de um astrólogo da pior qualidade, você não precisa desse livro. Tudo isso estava claro para qualquer pessoa com o mínimo de inteligência e bom senso.

Mas como um cara desse se transformou num gênio para grande parte da imprensa e da sociedade?
Com a esquerda no poder, a oposição sem perspectiva de retomar o poder, e o eleitorado de direita com vergonha de se posicionar assim, muitos empresários e políticos começaram um movimento para criar uma onda conservadora capaz de derrotar a esquerda. Entre as muitas ações, como financiamento de grupos como MBL, posição da mídia contrária aos governos PT e de apoio à oposição, uma delas foi construir um intelectual de direita.

Eis que esse senhor, cuja história de vida vergonhosa foi narrada nesse livro, passa a ocupar essa posição. O crescimento da polarização entre direita e esquerda, a ação de editoras publicando livros do astrólogo como se fosse um verdadeiro filósofo, e o modo de agir do próprio Olavo conseguiram espalhar suas ideias.

Mas que ideias são essas?
Na verdade, devemos reconhecer que, pelo menos em uma coisa, Olavo é muito bom. Que coisa? mentir. Ele é um PhD em criar e/ou espalhar teorias da conspiração (coisas como globalismo, ameaça comunista em pleno século XXI, foro de São Paulo ser uma instituição que comanda a imprensa, imprensa comunista, etc); em criar e/ou espalhar mentiras (atualmente chamadas de fake news, como kit gay, ideologia de gênero, etc); fazer leitura errada da obra de filósofos; e atacar quem discorda dele com mentiras e ofensas.

Aliás, não tem como, após ler esse livro, não falar sobre Carlos Andreazza, responsável pela publicação de obras de Olavo de Carvalho e outros representantes da nova direita do Brasil. Será que ele leu os livros? Não acredito. Como alguém pode ler aquelas porcarias que atentam contra a ciência, o conhecimento, contra professores, contra a democracia, e ainda ter coragem de trabalhar na edição dos Livros?

Não pense que esse livro terá grande impacto naqueles que ainda acreditam nesse mentiroso compulsivo. Lembre-se, ele trabalha com teorias da conspiração, e, como sua filha escreveu no livro, tanto Heloisa como esse livro serão atacados por Olavo, talvez como uma organização comunista que quer calar e destruir o gênio para impedir que mais pessoas tenham suas mentes transformadas.

Sim, o guru do gado

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq
Luci Eclipsada 25/12/2020minha estante
Uau, sua resenha foi bem carregada, hein. Olavo de Carvalho se acha e concordo contigo sobre ser um mentiroso e manipulador. Pior que acho que realmente ele pensa estar com a razão. Sabe, não sinto vontade de ler seus livros, nem se for para criticar kkkk

Jota 25/12/2020minha estante
Leia esse livro, ali estão todas as ideias do astrólogo, ou melhor dizendo, do filósofo de Taubaté.

Jota 25/12/2020minha estante
A maneira como tratou sua família, seitas, suas teorias da conspiração como do comunismo ameaça no século 21, globalismo, etc.

E pensar que vários professores que trabalharam comigo leram esse canalha e se diziam encantados. Gado bolsominion sempre gado bolsominion

Luci Eclipsada 25/12/2020minha estante
Eu o acho muito prepotente e arrogante. Não sei se soube que ele chegou a se convidar para ser ministro da educação. Pelo menos o Bolsonaro, neste ponto, não aderiu. Imagine como não seria este senhor que nem no Brasil mora querendo ditar a edução por aqui! ?

Antonio 24/01/2020

Olavo de Carvalho, o Pai do Presidente
Quem é Olavo de Carvalho? Por mais que se rejeite a figura do ideólogo da Virgínia, não se pode subestimar a sua influência: ele indicou os dois ministros da Educação em 2019. Não é exagero dizer que a educação brasileira (ou a sua diretriz) estará alinhada com o que ele pensa, escreve e defende. Meu Pai, o Guru do Presidente, de Heloísa Carvalho e Henri Bugalho, ajuda a preencher uma lacuna.
Não basta saber que ele questiona a ciência, afirmando que: 1) Não se tem provas do sol ser o centro do sistema solar; 2) As vacinas são perigosas; 3) A Pepsi adoça seus refrigerantes com células de fetos abortados, além de outras afirmações que desmerecem Newton e Einstein. Tudo isso pode ser visto em vídeo, e cada um pode tirar suas próprias conclusões.
A questão é saber de onde ele vem, como e por que se tornou uma bússola do conservadorismo, ou da direita radical.
Heloísa Carvalho, a filha, afirma que escreveu o livro para alertar o Brasil, e não esconde seu ressentimento. Mas o que ela revela? Vejamos:
1) Olavo de Carvalho dava aulas de astrologia na Escola Júpiter. A família com 3 filhos foi despejada da residência e passaram a morar no quartinho dos fundos da escola. Não era uma família convencional, e muitas vezes faltava comida ou cuidados básicos. Em 1980, a mãe de Heloísa tentou o suicídio; foi ela quem quebrou o vidro da porta. Olavo estava com sua amante, a aluna Silvana, com quem viria a se casar depois. A ambulância chegou e, antes de levar a mãe em uma maca, Olavo disse aos filhos menores (de 8 e 6 anos): “Olhem! Aprendam a ser homens!” A mãe sobreviveu e a filha, Heloísa, foi morar com o pai e sua nova mulher.
2) Por passar muito tempo sozinha em casa, a filha foi, pela primeira vez, matriculada em uma escola. Com um novo bebê a caminho, a família se mudou de novo, e Heloísa deixou de frequentar a escola.
3) Nessa nova casa, ladrões entraram, e Heloísa estava sozinha. Ela se escondeu, mas o que ficou registrado em sua memória como um trauma foi o fato de que, quando o pai chegou e viu a porta arrombada, não fez nenhum gesto, não entrou para ver como ela estava, e apenas esperou que a polícia chegasse.
4) Em 1982 Olavo integrou a seita Tradição, que foi objeto de reportagens e denúncias (afirmou-se que havia até abortos rituais). Então, Olavo afirmou que estava sendo perseguido pelos líderes da seita, e que não tinha nada a ver com o escândalo.
5) Em 1983 Olavo se converteu ao Islamismo. Ele passou a ser chamado Sid Mohammad Ibrahim. Conseguiu formar um grupo de discípulos e se tornou líder de uma tariqa (uma confraria esotérica e mística do Islã.) Era uma comunidade que vivia em um sobrado em São Paulo. A filha estava de novo morando com o pai, e ao se aproximar de um dos “fiéis” foi obrigada a se casar com ele, já que não poderia apenas namorar. No entanto, Olavo já tinha se separado de Silvana, e teve uma relação concomitante com 3 mulheres.
6) Esse grupo se dissolveu e, depois de passar um tempo na Romênia, Olavo voltou ao Brasil e começou a dar aulas na PUC-PR, iniciando a carreira de escritor e filósofo.
Esses fatos são por si sós bem eloquentes. Heloísa afirma, o que pode ser comprovado, que Olavo sempre teve facilidade para encontrar seguidores, formar seitas, mas também agia no sentido contrário, gerando conflitos e afastando os discípulos. Outras lembranças também são pesadas: Olavo não deu nem um telefonema para a mãe quando ela estava em um hospital, morrendo.
A filha considera o pai egocêntrico, egoísta e covarde (o fato de não enfrentar os ladrões é um exemplo), e também lembra que ele muitas vezes pediu dinheiro a seus alunos ou discípulos, sem prestar contas depois.
A leitura desse livro vem confirmar muitas coisas já sabidas: Olavo de Carvalho não admite ser questionado por seus alunos. Os que questionam se tornam imediatamente inimigos, e são alvos de ataques e xingamentos (qualquer semelhança com outras figuras públicas não é casual). Ele passou a fazer ataques a figuras famosas (Caetano Veloso é o melhor exemplo, foi chamado de pedófilo), e a produzir polêmicas. No entanto, quando era criticado ou até mesmo processado, ele próprio iniciava um processo judicial para calar os oponentes. Outro exemplo: quando o jornalista Denis Russo escreveu a matéria “O Artista da Ofensa” na revista Época, Olavo publicou no Facebook o endereço e a foto da fachada do jornalista, para que seus seguidores o atacassem. De fato, ele tem seguidores.
Muitos desses fatos não são contestados nem pelo próprio Olavo. A imagem que fica é de um homem que tentou por muito tempo encontrar seguidores e reconhecimento, até que de fato conseguiu. Ao xingar muitas pessoas, atacar a esquerda e alertar para uma ameaça comunista generalizada no mundo todo, ele encontrou ressonância em parte do público, e despertou uma direita radical que estava dormindo.
No entanto, esse não é um livro exatamente bem escrito. Com falhas na linguagem, falta de revisão, algumas repetições desnecessárias, ficamos com a impressão de que poderia (e deveria) ser muito melhor. É claro, nos lembramos que Heloísa de Carvalho não frequentou escola, o que talvez justifique, mas a dificuldade maior é o ressentimento, como foi dito no início, pois ele leva à falta de objetividade, a afirmações desnecessárias, quando por exemplo ela faz uma previsão do futuro, do que vai acontecer com a obra de Olavo de Carvalho. Ninguém tem bola de cristal. Os fatos apresentados são inegáveis, mas a escrita é prejudicada pelo sentimento de ajuste de contas.
Bem diferente é o texto final de Carlos Velasco, um ex-aluno de Olavo. Entusiasmado no começo, depois de alguns anos Carlos começou a questionar o mestre; no início não obteve resposta para suas perguntas, depois foi — surpresa! — atacado e xingado pelo “guru do presidente”. Esse texto consegue ter a objetividade (e assertividade) que o relato biográfico não tem.
De qualquer forma, agora sabemos que, além de criar muitas polêmicas, Olavo de Carvalho tem incontáveis contradições, principalmente ao se confrontar os valores que defende hoje e o que ele de fato viveu. Mas provavelmente para seus seguidores isso não importa. Olavo ensina o que fazer com seus opositores: “Xingue-os do que você é. Acuse-os do que você faz.” É por isso que não cansam de dizer a esquerda é “ideológica”, causando uma confusão no leitor (ou ouvinte).
E para lembrar uma bela contradição, Olavo de Carvalho já fez parte do Partido Comunista.

site: http://www.blogselivros.com.br/meu-pai-o-guru-do-presidente/
Eduardo 24/02/2020minha estante
Este livro é muito bom, muito embora os fatos narrados pela filha do charlatão, isto é, Heloísa de Carvalho, já fossem, de certa forma, de conhecimento público a quem já pressentia a tragédia que o conservadorismo seria para este país com seu discípulo mais famoso, Bolsonaro, vencendo as eleições. o livro relata as vivências biográficas de Heloísa de Carvalho e, para os simpatizantes do charlatão que duvidam de que tais coisas vividas por ela sejam mentira, por exemplo o seu casamento muçulmano forçado, a exploração e a lavagem cerebral operada nas cabeças de seus zumbis na fase astrológica de sua carreira, ela apresenta-nos algumas provas das inúmeras que ela afirma ter. Ela afirma que só pode confirmar aquilo que ela viveu, mas não deixa de dar crédito a testemunhas fidedignas conhecidas por si. Quanto a estes fatos relatados por eles, ela deixa ao critério do leitor acreditar neles o que, conhecendo a psicopatia e os graves problemas mentais de Olavo de Carvalho (que foi internado em um manicômio e de lá fugiu, após "estudar" esoterismo com outros pacientes internados) não é realmente difícil acreditar que sejam verídicos, como a famosa história da barca egípcia, na qual Olavo se trancou no porão de casa em uma réplica de uma barca egípcia alegando "transmigrar", mas teve que pedir socorro três dias depois devido à fome e sede. Ela afirma não poder afirmar até onde vai a influência de Olavo de Carvalho no governo, por isso é bastante cautelosa, mas ela afirma que deve ser considerável, no que discordo, a meu ver, Bolsonaro é apenas um fantoche de Olavo de Carvalho,, o verdadeiro presidente do Brasil neste momento, aquele que concebe e ordena o cumprimento de suas políticas o que fica evidente quando você olha para o governo e vê praticamente não só o executivo, mas o legislativo e o judiciário praticamente aparelhados por inteiro por seus zumbis, especialmente o MEC e a secretaria de cultura. Exatamente por isso, por estamos governados por Olavo de Carvalho e com nossas 210 milhões de vidas na palma da mão deste charlatão até pelo menos 2022, é que a leitura deste livro é fundamental para compreender o que está acontecendo agora com o país e para vislumbrar os tempos ainda mais sombrios que virão até final de seu mandato.

EddeDeka 02/10/2020

Fundamental
Fundamental para entender que virou o brasil de hoje.

Carlos Duarte 17/10/2021

[ Resenha ] Meu pai, o guru do presidente
Heloisa de Carvalho revela alguns detalhes interessantes sobre a trajetória do pai, relata a sua percepção a respeito da influência do pseudo-guru sob o governo Bolsonaro e evidência o óbvio; o seu pai é um idiota com holofotes.

Achei o livro razoável (para não dizer, ruim) por interpreta-lo como uma réplica aos discursos agressivos de Olavo de Carvalho, contra todos que discordam das suas maluquices. Fato é que as poucas revelações(que não deixam de ser graves e importantes), serviram como instrumento para sustentar os ataques a Olavo durante quase toda a leitura, induzindo as pessoas que leem a acha-lo de fato, um idiota.
Tathi (@Doidosporserieselivros) 25/07/2023minha estante
Eu nao gosto do Olavo, mas em algumas partes pareceu apenas ressentimento, ate pq existem diversos homens com amantes (nao é certo mas se as mulheres aceitam) a parte da tentativa de suicídio da mae tbm entendo que ela percebeu assim por ser criança , como vc disse nao tem nada bombastico so o que a gente ja sabe mesmo abrindo qualquer pagina com noticias sobre