Manual Da Investigaçao Forense

Manual Da Investigaçao Forense Sérgio Pereira Couto

Resenhas - Manual Da Investigaçao Forense

Cath´s 23/08/2014

Resenha Manual Da Investigaçao Forense.
Esse foi um livro que demorei a ler, pelo simples motivo que é uma obra de informações sobre atividades forenses, então tive que ler, parar e ler mais um pouco, senão as explicações se confundiam, ao menos comigo foi assim.

O autor explica qual a atividade de cada profissão que trabalha com investigação forense e trás também ligações com seriados de televisão e com casos que aconteceram no nosso mundo.

Eu tenho um interesse por essa área, acho legal. Ano passado fomos (pessoal do curso de Direito) no Instituto Médico Legal de Porto Alegre/RS e eu me encantei. Algo estranho para se dizer sobre uma visita ao IML, mas é verdade.

Nessa visita vimos como eles trabalham. Vimos uma apresentação sobre o IML, vimos onde "guardam" os corpos até precisarem retirar e também uma necropsia. A maioria do pessoal não gostou muito da necropsia, já eu, achei adorável. Vou explicar porquê: além do profissional estar ali tentando descobrir a causa da morte (digamos uma busca pela verdade), te dá uma certa sensação de paz, porque todos vamos acabar assim, é terrível, mas real.

E esse livro te explica como lidar quando está na cena de um crime, para não estragar a investigação. Explica como é feito o DNA, a autópsia, balística e papiloscopia. Além de contar como a polícia traça perfis psicológicos e como isso ajuda na investigação.

Te ensina os tipos de especialistas forense, entre outros, por exemplo: patologia forense, antropologia forense, odontologia forense, toxicologia forense, serologia forense e entomologia forense.

Além disso, tenta te mostrar como esses especialistas trabalham, desde as ferramentas usadas até o que acontece numa cena de crime, várias vezes usando como exemplo casos reais.

É um livro interessante para se conhecer mais a respeito, é uma leitura para informações, conhecimento. Em algum momento da sua vida, você vai estar perto de alguém que morreu, ou você pode se encontrar num caso de criminal, logo é útil ter informações a respeito para não contaminar as evidencias.

Para mim, que faço direito e adoro a área penal foi instrutivo, embora digamos que metade eu já tinha noção, não é uma área de outro mundo, nem igual ao que mostra na televisão e é interessante saber mais a respeito.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/08/resenha-manual-da-investigacao-forense.html