A controvérsia Católica

A controvérsia Católica São Francisco de Sales

Resenhas - A controvérsia Católica

Vinicius 07/01/2020

UM VERDADEIRO MARTELO DOS HEREGES
São Francisco de Sales foi famoso por suas obras espirituais. As duas mais famosas no Brasil são "Filoteia" e "Tratado do Amor de Deus". Mas São Francisco de Sales também sabia combater hereges.

O doutor da Igreja foi morar em Saboia em seus primeiros anos de padre e escreveu vários folhetos para os habitantes que no geral eram irmãos separados da fé. Depois a sua família recolheu esses panfletos e montou o livro.

O estilo é simples, mas com citações abundantes da Sagrada Escritura. Alias, se eu pudesse citar um defeito, seria o de edição do livro. São Francisco de Sales é uma máquina de citar passagens bíblicas, porém, o livro não teve um trabalho editorial cuidadoso. Se fossem colocar os versículos citados, todas as páginas do livro teriam notas praticamente.

Já li muitos textos de apologética na vida, mesmo assim o livro de São Francisco de Sales me surpreendeu em vários pontos. Para citar dois, uma longa parte dedicada ao tema da missão na Bíblia. "E como pregarão, se não forem enviados?" Rm 10, 15. Quem é que enviou os reformadores?

A segunda parte que gostaria de destacar é a defesa do purgatório na Bíblia. Com base nos testemunhos patrísticos, São Francisco consegue nos surpreender com algumas boas pérolas.

Quem quiser defender a fé católica encontrará aqui muitos argumentos interessantes e vários argumentos não muito explorados pelos apologetas de internet.