Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Wandrovski 15/07/2023

Aqui o negócio fica mais obscuro
Sinto que essa é uma boa virada de chave onde é explicitamente nos mostrado o quão obscuro foi essa era com o impiedoso morgoth, acho que o agora eu consigo ter de forma mais clara de como era aquela época

Lobinha Sincera 11/07/2023

Comovente e emocionante em meio a guerra com dragões a Mercer de inimigos a cada esquina seguidos pelo amor e conhecimento

Marco De Villa 08/07/2023

Perfeito. E ótimo para entender a primeira era da Terra Média. Algumas passagens e personagens citados em O Senhor dos Anéis estão aqui. O universo de Tolkien é fantástico.

Dani 07/07/2023

O livro que li mais rápido de Tolkien até agora, provavelmente pelo tamanho da letra dos outros (que era versão de bolso) e também pela quantidade de detalhes que os outros (a saga senhor dos anéis e o hobbit) entregam.
Apesar de não ter o mesmo nível de detalhes, consegue situar o leitor nos ambientes e acontecimentos.
A história, do início ao fim, é num tom muito mais sombrio e trágico do que senhor dos anéis e o hobbit, apesar de lembrar um pouco (em alguns momentos) as partes que apresentavam os homens e suas dúvidas, fraquezas, etc.

Andréia 01/07/2023

Incrível como sempre!
Lição desse livro:
Nunca reclame da sua vida, você poderia ter a vida de Turin!
O livro é incrível, amei cada parte dele, a história é cheia de sofrimento, dor e ao mesmo tempo é mágica e incrível!
Tolkien não é considerado um gênio por nada, o mundo que ele criou, com casa pecinha se encaixando perfeitamente nos seus lugares!
Eu, como uma fã incurável do Tolkien, sou suspeita em dizer, mas, Os Filhos de Hurin é maravilhoso! Leiam!

Alan Santana 26/06/2023

A melhor história de Tolkien.
Quase quinze anos após a primeira vez que li Os filhos de Húrin o livro ainda permanece como o meu preferido de Tolkien. É sem dúvidas o conto mais sombrio de toda a mitologia de Tolkien e, de longe, o mais livro mais fácil de se ler (desde que se tenha um conhecimento ao menos básico sobre o Silmarillion).

O livro narra a tragédia da família de Húrin, um humano que desafiou Morgoth. A história se passa na Terra-média, em Beleriand, na primeira Era do mundo. Húrin é capturado por Morgoth, que o amaldiçoa e o obriga a testemunhar a queda e o sofrimento de sua família.

A narrativa central é focada em Túrin Turambar, filho de Húrin, que após a destruição de sua cidade natal, é criado por elfos e se torna um guerreiro destemido. No entanto, suas escolhas e a maldição que paira sobre ele levam à sua desgraça e a destruição para aqueles que o cercam.

Túrin é um anti-herói. Tolkien demonstra que em todos os homens existe a falha, o orgulho e a fraqueza em algum momento da vida. E além de Turin abusar desse fato ao longo de sua jornada, a noção de um destino inevitável e a impossibilidade de escapar de suas consequências cria uma atmosfera melancólica e pesada.

Além disso, "Os Filhos de Húrin" aborda questões complexas como a coragem, heroísmo e os sacrifícios necessários em tempos de guerra e adversidade. Túrin é um personagem trágico e sombrio que luta para superar as circunstâncias desafiadoras que lhe foram impostas.

ArturDamas 25/06/2023

Épico
Tolkien trás nesse livro o que pra mim se configura como a narrativa mais triste e fatídica da era antiga.
A proporção do que é contado aqui é épico, colossal. TODOS OS DIÁLOGOS sem exceção são magníficos, eu ficava ansiando pra que os personagens falassem qualquer coisa que seja durante o texto, só pra eu saborear.

Nat 23/06/2023

Morgoth foi o primeiro Senhor do Escuro. Milhares de anos antes do Um anel ser destruído, os povos da Terra-media sofriam com suas terríveis maquinações. Durante uma das principais batalhas entre homens e elfos contra Morgoth, um guerreiro humano chamado Húrin é feito prisioneiro. Longe de se curvar as exigências de Morgoth e trair os elfos, Húrin devolve todas as provocações e desafios, mas acaba pagando um preço muito alto por isso: a destruição de sua própria família. Preso por um poder obscuro, ele é condenado a assistir sem poder fazer nada às péssimas escolhas e decisões tomadas por sua esposa e filhos que levam ao cumprimento da maldição de Morgoth.

Bom, eu tenho a primeira edição desse livro em português, mas não podia deixar de comprar essa edição também. Além de ser um primor em todos os quesitos, traz também várias ilustrações lindas do Alan Lee. Essa é uma das histórias de Tolkien que sempre me causa o mesmo desespero e fascínio, não interessa quantas vezes eu leia. Os filhos de Húrin conta aquela história típica do "e se...", "mas ele chegou tão perto de não fazer isso...", "como tudo podia ser diferente...", e eu acho que essa é a graça dessa história (se você conseguir achar graça em um história que é só desgraça), porque você sabe que o destino dos personagens está traçado, mas mesmo assim percebe ou deseja que se as escolhas deles tivessem sido outras, as coisas não teriam sido tão desesperadoras. Fazia muito tempo que eu não pegava um livro de Tolkien para ler, então foi um prazer ler novamente essa história. Recomendo por óbvias razões.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2023/05/os-filhos-de-hurin-jrr-tolkien.html?m=1

Cecilia Dias 18/06/2023

Sou apaixonada pela escrita do Tolkien
Livro muito bom, escrita maravilhosa como sempre, mesmo sendo um conto triste, chega a ser poético por causa dessa escrita linda que só o Tolkien tem.

Mateus 18/06/2023

Impecável
Mais uma história impecável deste universo criado por Tolkien. Os Filhos de Húrin é um dos "grandes contos" escritos neste universo, e conta a história de Túrin, filho de Húrin, e seus demais familiares, passando pelos pequenos momentos de glórias até períodos um sofrimento sem fim dos personagens. Para amantes das histórias do Tolkien, este livro é apenas mais uma obra prima dele.

mybaggins 17/06/2023

Pesquisas apontam que Túrin Turambar sofreu mais que Jesus!
O pobi coitado do Túrin passa o livro inteiro sofrendo, não tem um dia de paz mas se não fosse o sofrimento dele esse livro muito provavelmente não iria existir, então obrigada Túrin! ???

Caio.Grilo 16/06/2023

Me deu ressaca, mas eu amei a história
Um livro difícil de ler, mas é Tolkien né.
Tem uma construção de universo fantástico, com personagens marcantes, cenas muito bem construidas.
Recomendo a leitura para aqueles que já estão habituado com a escrita do Tolkien, e já conheçam bem a Terra Média. No geral, é uma história incrível.

Davi 15/05/2023

Conhecendo os trágicos filhos de Hurin.
"Os Filhos de Húrin" é uma obra póstuma de J.R.R. Tolkien, lançada em 2007 e editada por seu filho, Christopher Tolkien. O livro é baseado em uma das histórias mais trágicas e sombrias do legendarium da Terra-média e oferece uma visão mais aprofundada dos eventos que ocorreram na Primeira Era.

A história central gira em torno de Húrin, um poderoso guerreiro humano, e de seus filhos Túrin e Niënor. Húrin, que se opôs ao maligno Morgoth, é capturado e amaldiçoado pelo vilão. A maldição recai sobre sua família, trazendo sofrimento e desgraça para seus descendentes.

A narrativa de "Os Filhos de Húrin" é densa e épica, apresentando uma tragédia shakespeariana que envolve amor proibido, destino implacável e escolhas trágicas. Túrin, o protagonista, é um personagem complexo e atormentado por seu passado e por sua busca por redenção. Ele é levado por eventos sombrios e acaba se tornando um herói trágico, enfrentando adversidades e cometendo erros que têm consequências devastadoras.

Tolkien demonstra sua habilidade em criar um mundo ficcional vívido e detalhado, repleto de personagens marcantes e cenários ricos em detalhes. A Terra-média ganha vida por meio das descrições detalhadas das paisagens, batalhas e da influência de poderes divinos e malévolos.

"Os Filhos de Húrin" é um livro que mergulha nos temas universais de destino, honra, coragem e o poder corruptor do mal. Tolkien explora a dualidade da natureza humana, apresentando personagens cujas ações são influenciadas por forças além de seu controle, mas que ainda precisam lidar com as consequências de suas escolhas.

Christopher Tolkien, ao editar e compilar o trabalho de seu pai, fornece um valioso contexto e comentários adicionais, ajudando o leitor a compreender a história e os elementos do legendarium presentes no livro. As notas e explicações adicionais fornecem uma perspectiva mais profunda sobre o processo criativo de Tolkien.

Embora "Os Filhos de Húrin" possa ser mais sombrio e trágico em comparação com outras obras de Tolkien, ele oferece uma narrativa envolvente e emocionalmente poderosa. É uma leitura cativante para os fãs de longa data da obra do autor e também para aqueles que desejam explorar a profundidade da mitologia da Terra-média.

Dayane.Montes 14/05/2023

A história é a mesma que está presente no O Silmarillion. Um conto um tanto sombrio e triste, vale a leitura para se ter mais profundidade do universo tolkiano e compreender mais o passado da Terra Média.