Nothing Like You

Nothing Like You Lauren Strasnick

Resenhas - Nothing Like You

Iris Figueiredo 21/12/2010

Outras resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Holly perdeu a mãe há seis meses atrás e perdeu sua virgindade no banco detrás do carro de Paul, um cara que nem mesmo é seu namorado. Na verdade, Paul tem uma namorada há anos e não dá nenhum sinais que pretende desistir dela. Nils, seu melhor amigo, fica a fim de qualquer garota que passe na sua frente. E então as coisas começam a ficar mais enroladas e Holly tem que decidir se esconde seus segredos ou acaba de vez com as coisas que vem acontecendo em sua vida.

Quando fui ler o livro, eu realmente não sabia o que esperar, então, o que viesse para mim era "lucro". Não costumo ler resenhas de livros que estão na fila prestes a serem lidos, então não tinha muita ideia do que outras pessoas estavam pensando sobre ele... Mas assim que cheguei à página 100, não estava mais suportando a Holly e tive que jogar no google, procurando mais opiniões, para saber se era só eu que estava achando o mesmo sobre ela.

Holly... Como definir sem ser grossa? Desde o primeiro instante senti uma antipatia por ela. Ela perde a virgindade com um cara que nem é namorado dela simplesmente por perder. Quem me conhece sabe que eu não gosto quando sexo é tratado como se fosse "nada", porque representa um nível grande de intimidade com alguém. Provavelmente é minha criação e meus princípios, mas me pareceu que para a Holly aquilo não tinha a mínima importância... E o ápice de intimidade com alguém não importar? Bom, comigo não cola. Mas sei que existem muitas pessoas como a Holly por aí. Só que isso me incomodou, e muito.
Outro problema de Holly é que ela sabe que o cara tem namorada mas cai naquele velho papo de que ele está com ela porque quer e com a outra por pena. É meio "se toca, Holly, esse é o papo mais antigo que existe... Desde que existem duas mulheres no mundo, homens jogam essa conversa".
Ela é uma personagem rasa e que não expressa emoções que realmente deveria estar sentindo... A mãe dela morreu a pouco tempo e mesmo que ela fale sobre a mãe e tudo mais, ela não parece realmente tocada por ela.
Muitos sentimentos e atitudes da Holly são abomináveis. Não senti pena ou compaixão por ela em nenhum momento. Não consegui me identificar com ela. E todos os personagens são tão... crus. Falta profundidade neles. Até o Paul, que era para se tornar tão detestável quanto ela não conseguiu me despertar raiva o suficiente - no caso dele, era para ele realmente ter me dado raiva, mas só fiquei alheia.
Não sei definir mais o que achei do livro, porque a história de Holly é tão simples que não conseguiu me cativar. Usando palavras da Mari Paixão (acho que foi ela que disse isso, se não me engano), a vida de Holly apenas passa sem nada de extraordinário. Ela é uma pessoa "pano de fundo", daquelas que só estão ali por estar. E nunca uma pessoa pano de fundo deve ser protagonista de um livro.
Não tenho nenhuma reclamação em relação à escrita da Lauren, mas a história dela simplesmente não me convenceu. A Holly teve um final merecido pelas suas atitudes, aliás, achei até meio "brando", porque ela merecia aprender um pouco mais.

Thaís 06/11/2010

Quando eu comecei o livro, achei que ele ia ser o tipo cliche, mas avançando as páginas percebi que ele era muito mais sério do que um YA book qualquer, mais profundo e com muito mais sentimento.

Eu disse que amei e ao mesmo tempo odiei o livro. Isso aconteceu porque para mim a Holly apresentou duas facetas.

Para começar ela ela passa noite com Paul, um garoto super bonito que ela é afim, não foi nada do que ela imaginava e ela volta para casa disposta a esquecer isso. Principalmente porque Paul tem uma namorada. Mas que surpresa quando no dia seguinte Paul volta a procura-la. E agora o que fazer? As coisas pioram quando Holly conhece a namorada de Paul, Saskia, e descobre que ela não tão chata quanto parecia antes. O que a deixa ainda mais confusa. e seu melhor amigo Neil que simplesmente pula de relacionamento em relacionamento.

Holly esta no Senior Year (O ultimo colegial aqui no Brasil), então ela esta se preparando para a faculdade. Ou não? Depois da morte de sua mãe fica muito mais difícil tomar as decisões para o futuro. O que fazer com sua vida agora.

Talvez o grande triunfo do livro é sobre como tomar decisões para o futuro. Ser forte e fazer o que as vezes é o mais dificil, não que Holly faça tudo isso

A resenha completa em : http://obsessaoliteraria.blogspot.com/2010/11/nothing-like-you-de-lauren-strasnick.html

Psychobooks 03/11/2010

Quando eu comecei a ler o livro, logo pensei, mais uma garota triste que só tem um amigo na escola e motivos suficientes para odiar o mundo. Mas a leitura foi avançando eu já estava deitada, numa noite de sábado, e ficava repetindo, só mais um capítulo, só mais um.... e lá se foram dez sem que eu percebesse e meus olhos começassem a arder de sono.

Holly é uma adolescente que está fragilizada após a morte de sua mãe, ela está tão confusa com suas emoções que se fechou para o mundo e não percebe o que está fazendo até que tudo vire uma grande confusão.

Logo no primeiro capítulo, Holly perde sua virgindade no banco de trás do carro de um garoto que ela mal conhece, Paul....

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/11/book-tour-nothing-like-you.html