A Herança de Ana Bolena

A Herança de Ana Bolena Philippa Gregory

Resenhas - A Herança de Ana Bolena

Duda 31/01/2022

A herança de Anna Bolena
Neste volume Philippa Gregory nos apresenta duas das esposas de Henrique VIII, Catarina Howard e Anna de Cleves e como foi para elas tentarem sobreviver na corte de um rei cruel.

carolmureb 01/03/2022

Díficil simpatizar com Ana de Cleves, Catarina Howard ou Jane Bolena! Que trio! Claro que, das três, Ana de Cleves viveu a situação de rejeição da família e do rei e ainda por cima se viu sem pátria e sem possibilidade de constituir família, mas sobreviveu. Já Catarina Howard foi mais vítima do mau-caráter do Duque de Norfolk, tio dela e de Ana e Maria Bolena. Que homem sem escrúpulos e perverso. Enfim, mais um volume para a leitura em ordem cronólogica!!

Beatriz3345 17/04/2024

Triste
Um livro muito triste. Pela perspectiva de Ana de Cleves, Catarina Howard e Jane Bolena, vemos o terror da corte de Henrique VIII.

Esse foi o livro que li mais rápido da série. Acredito que isso se deva ao fato de muito ter sido escrito pela visão de uma adolescente, mas acredito que escrita da autoria e sua escolha de partida narrativa tenham influenciado no tempo de leitura.

Uma premissa mais interessante seria - se possível - a questão religiosa que moldava a Inglaterra da época. Apesar de ser citado, senti falta de uma abordagem mais primorosa em relação ao perigo de seguir tanto o protestantismo quanto o catolicismo durante o período de Henrique VIII.

Contudo, por serem as rainhas menos conhecidas que tiveram o desprazer de cair nas garras de Henrique, muito da narrativa pode ser contestada.

Em relação a série The Tudors, a morte da pequena Kitty Howard é extremamente mais dolorosa e o amor nutrido pelos amantes mais bem construído.

Por fim, Henrique foi um dos maiores feminicidas do mundo e, caso queiram conhecer, de fato, o que é "a man's world", leiam sobre a corte de Henrique VIII.

Fer Kaczynski 01/02/2013

Continuando a leitura da série de livros que conta a história dos Tudors, li este A herança de Ana Bolena em quatro dias, um recorde, pois é um livro de quase 500 páginas, e só sendo uma leitura tão interessante para que eu consiga terminar em tão pouco tempo.
Gosto muito de história, mesclo minhas leituras entre livros históricos e ficcionais, para dar um tempo, mas quando me interessa, leio seguidamente, como faço agora com esta série. Não há necessidade de ler estes livros na sequência e nem todos como eu estou fazendo, são livros independentes, mas a autora escreve tão bem que fica impossível não querer continuar.
Neste livro, a história se passa com as próximas esposas de Henrique Vlll, após Catarina de Aragão , Ana Bolena e Jane Seymour, que foram Ana de Cleves e Catarina Howard.
Ana de Cleves, uma jovem criada num pequeno ducado na Alemanha, que não vê a hora de se livrar de um irmão tirano e se tornar a próxima rainha da Inglaterra, que na sua visão trará uma certa liberdade e independência que jamais teria vivendo em sua casa, onde era um tanto desprezada por sua família. Mas, o seu primeiro encontro com o rei Henrique foi muito desagradável, a ponto dele se arrepender do casamento, mesmo assim acaba se casando a contragosto o que torna o clima ao redor muito sombrio e desagradável, e Ana passa a viver amedrontada justamente pelo que tinha acontecido com as rainhas anteriores, principamente Ana Bolena, decapitada a mando do rei, com várias acusações de traição e até incesto, não provadas, porém ela sabe que ele é o senhor supremo da Inglaterra e qualquer ordem sua, sendo ou não verdade, é cegamente obedecida, e o seu desagrado com ela, já a tornaria a próxima vítima.
Catarina Howard, prima de Ana Bolena, uma adolescente de apenas 14 anos, uma das cortesãs de Ana de Cleves enquanto rainha, fútil e não muito educada, encantou o rei com sua juventude e falsa inocência, deslumbrada com as maravilhas da corte, faz o que pode para se tornar a próxima rainha. O rei já não tem idade nem paciência para desposar mulheres cultas e que o ajudem a governar, só deseja uma mulher que lhe dê o pouco prazer que lhe resta enquanto vivo e também que lhe dê um filho, que é praticamente sua obsessão, mesmo tendo três, Mary, sua filha com Catarina de Aragão, Elizabeth, sua filha com Ana Bolena, estas destituídas dos títulos de princesas, criadas como bastardas longe da corte, e do amor paterno e Eduardo, seu filho com Jane Seymour, este sim, criando como futuro rei da Inglaterra, tendo sua atenção exclusiva.
Por trás das duas, está Jane Bolena, irmã de George e cunhada de Ana, que a qualquer custo quer o poder mesmo que para isso precise manipular as rainhas a seu favor, criando situações e intrigas como se fosse um jogo de tabuleiro onde o principal além da sobrevivência, é vencer.

(...)Como a maioria, servi a uma rainha atrás da outra. Como a maioria, acompanhei a moda dos capelos adotada por minha senhora real: capelo Gable, capelo francês, capelo inglês. E nas orações: papista, reformista, católica inglesa. Gaguejei em espanhol, conversei em francês. e me sentei em um silêncio introspectivo e costurei camisas para os pobres. Não há muito sobre as rainhas da Inglaterra que eu não saiba, que eu não tenha visto. E logo verei a próxima e saberei de tudo a seu respeito: seus segredos, suas esperanças e suas deficiências. E talvez, até mesmo em uma corte cada vez mais amedrontada sob o governo de um rei que se torna um tirano mais inclemente a cada dia, mesmo sem meu marido e mesmo sem Ana, aprenderei a ser feliz de novo.(...) -Pág. 39

Muito interessante o desenrolar das histórias das duas rainhas, o modo como chegaram ao trono e lidaram com um rei já maduro, inconstante, beirando a loucura e não mais considerado o mais belo rei de sua época. O medo que assombrava a corte desde a morte de Ana Bolena, onde qualquer passo em falso era um convite ao cadafalso e ter sua cabeça decapitada ou ser condenado a viver preso na Torre até enlouquecer, é uma leitura um tanto tensa e por vezes bem divertida, e nos faz viajar mais uma vez para a Inglaterra do século XVl, na corte do rei mais poderoso que já existiu.
Vale muito a pena conferir, não só para quem gosta de história e sim aos apreciadores de um bom romance cheio de intriga, traição e jogos de poder.

Para quem se interessar a sequência dos livros é esta:
A princesa leal
A irmã de Ana Bolena
A herança de Ana Bolena
O bobo da rainha
O amante da virgem
A outra rainha

Sigam e comentem no blog:

Vanessa.Pitsch 19/07/2012

A herança de Ana Bolena
História romanceada das duas rainhas que vieram depois de Ana Bolena. O livro é narrado por elas e uma terceira mulher que as serviu. Pouco se fala propriamente do Rei Henrique VIII, mas se vê claramente que já não estava em seu perfeito juízo.
Recomendado, assim como os demais livros de Philippa que falam sobre a corte inglesa nessa época.

Roberta Barbosa 07/10/2011

As intrigas da corte inglesa estão de volta.
"Como a maioria, servi a uma rainha atrás da outra. Como a maioria, acompanhei a moda dos capelos adotada por minha senhora real: capelo Gable, capelo francês, capelo inglês. E nas orações: papista, reformista, católica inglesa. Gaguejei em espanhol, conversei em francês. e me sentei em um silêncio introspectivo e costurei camisas para os pobres. Não há muito sobre as rainhas da Inglaterra que eu não saiba, que eu não tenha visto. E logo verei a próxima e saberei de tudo a seu respeito: seus segredos, suas esperanças e suas deficiências. E talvez, até mesmo em uma corte cada vez mais amedrontada sob o governo de um rei que se torna um tirano mais inclemente a cada dia, mesmo sem meu marido e mesmo sem Ana, aprenderei a ser feliz de novo." -Pág. 39

Como o título por si só demonstra, aqui vemos (lemos) o que acontece após a morte da famosa Ana Bolena. O tempo finalmente atinge o rei, o qual antes era considerado o príncipe mais belo da cristandade agora está na faixa dos cinquenta anos, gordo e com uma ferida aberta que exala um cheiro terrível. O povo não sabe o que fazer em relação à igreja; todos têm que agradar o rei, mais do que nunca. Henrique faz tudo o quer, sendo o menino (crescido) mimado que sempre foi, usando o pretexto de que é a vontade de Deus. E quem der um passo em falso vai direto para o cadafalso.

Ele é narrado por três pontos de vista: Jane Bolena (cunhada de Ana Bolena, viúva de George Bolena), Ana de Cleves (a mais nova rainha, a número quatro) e Catarina Howard (prima de Ana Bolena).
Jane Bolena foi a que me surpreendeu mais; sendo tão odiada no livro anterior, não esperava vê-la narrando um terço deste. Entretanto, é melhor do que pode parecer. Nós podemos finalmente entender um pouco mais a chamada Lady Rochford, e sua loucura interna.
Catarina Howard é uma garota fútil, com "apenas" catorze anos e muito ingênua, como várias em sua idade.
Ana de Cleves é a mais compreensiva das três; sem a ambição Bolena e a estupidez Howard a nova rainha vinda da Alemanha é muito doce (em alguns momentos até demais). Ela encara seu destino, sem ter certeza do que vai acontecer, mas olha-o de frente, como se não houvesse nenhuma hipótese desastrosa a seu respeito.

O que agradou-me mais foi que Philippa ao contrário de, por exemplo, Rick Riordan, consegue transmitir brilhantemente as diferenças sob cada ponto de vista.
Uma leitura fácil, instigante.

Vivi 30/10/2011

Fantástico!!! Só essa palavra para definir os livros da Philippa!!!
Recomendadíssimo!

Karla 02/02/2011

Outro livro muito bom
Eu amei a capa, a história toda é muito emocionante.

Camila 23/12/2010

o livro num todo é realmente bom embora de todos da philippa gregory que eu li ele é o "menos bom" como a historia ta dividida entre tres mulheres eu acho melhor avaliar separadamente

Catarina Howard - eu me divertia com as estupidezes desse ser. por ser tão idiota merecia o fim que teve

Ana de Cleves - eu me apaixonei por ela assim que ela chegou na inglaterra, toda doce, sensata e inteligente ela conseguiu ser a unica mulher viva de henrique oitavo e isso emrece um bom reconhecimento asuidashuiashi

Jane Bolena - falsa, venenosa e pirada das idéia. tambem mereceu o fim

tem horas que o livro fica vagamente cansativo, mas depois volta a ficar bom, é interessante o papel de cada mulher an vida da outra

Karol 30/09/2011

A Herança de Ana Bolena- Resenha Livros em Série
‘Vamos ver, o que eu tenho?’ é uma das frases que você mais lê nesse livro. No meu caso, o que eu tenho são três mulheres completamente diferentes, com passados diferentes, vivendo numa mesma corte, e com uma coisa em comum: um rei tirano e maluco. E é exatamente isso que é abordado no livro.

Antes de ler o livro, achava que aprenderia um pouco mais da história dessas três mulheres, pouco lembradas pela história, mas que foram de extrema importância. Depois de ler o livro percebi que aprendi mais sobre Henrique VIII do que sobre elas.

A narrativa do livro é feita pelas mesmas, então você pode ter um ponto de vista diferente da história a cada momento mas que todos acabam na mesma conclusão: Henrique VIII não batia bem da cabeça e quem deveria ter ido para o cadafalso era ele!

Mas vamos ao resumo básico dessas três figuras interessantes, e pouco conhecidas, e que sim, são um tipo de herança de Ana Bolena, assim como eu acho que a loucura de Henrique VIII pode ser.

Ana de Cleves, a quarta esposa de Henrique VIII, era feia (um fato histórico que não consta no livro é que ela tinha cicatrizes de varíola no rosto), protestante, usava roupas estranhas, e o fato de seu nome ser o mesmo da ex-esposa do rei o incomodava. Mesmo assim, ela foi levada para Inglaterra para se casar com quem ela achava ser o ‘rei mais bonito da cristandade’ só que no final das contas, assim que ela o viu, percebeu que era quase um cinqüentão, gordo, com um humor estranho e um ferimento na perna que vivia aberto que exalava um cheio horrível. Para não precisar voltar para casa e viver sob a tirania de seu irmão, Ana quis ficar na corte e continuar casada com Henrique. O problema é que ela não sabia que ele não a achava atraente e por causa disso, e por motivos óbvios de idade, peso e doença, Henrique não consumiu o casamento, tramou para ‘se livrar’ dela e no final das contas de esposa, Ana passa a ser sua irmã. Mesmo assim, ela amou muito e cuidou como mãe dos filhos de Henrique, tanto que os três a visitavam com freqüência, principalmente depois da morte de Henrique. Uma das suas damas de honra era Jane Bolena, Lady Rochford. Ela estava fora da corte desde a morte da Rainha Jane Seymour e queria muito voltar para servir a nova rainha, mesmo que isso a remetesse ao seu passado que a condenava. Jane depôs contra a sua cunhada, Ana Bolena, e seu marido George Bolena, e por causa disso os dois foram decapitados. Jane, no final das contas, ficou sem marido e uma cunhada rainha da Inglaterra, mas herdou toda herança da família Bolena. Com a vinda de Ana de Cleves, Jane consegue voltar à corte e trama com seu ‘tio’ para tirar a nova rainha do trono, mesmo gostando dela . A única importância de Jane era crescer cada vez mais dentro da corte e não se importava de passar por cima dos outros, e até mesmo da sua consciência, para conseguir isso.

Catarina Howard era uma garota quando foi à corte, apenas 15 anos. Era prima de Ana Bolena, viveu no campo com a sua avó durante a sua vida toda e nunca foi muito bem educada. Ela e as outras garotas que viviam na mesma casa, só queriam saber de ‘sexo, jóias e mascaradas’. O sonho de Catarina, até então, era trabalhar na corte, e quando isso aconteceu, ela se viu cercada de gente mais velha e com muito mais dinheiro. Era a oportunidade perfeita para arranjar um bom casamento que lhe rendesse muitas jóias e vestidos. Mal sabia ela que tinha conseguido muito mais. Ela chamou a atenção do rei, que, infeliz com a sua mulher alemã feia, fez de tudo para consegui-la. Não foi muito difícil, seu tio e Jane Bolena, trataram logo de colocá-la no trono e fazer todas as suas vontades, contanto que ela os obedecesse. O problema surgiu quando Catarina se apaixonou de verdade e percebeu que por baixo daquelas jóias todas do rei, havia um velho com idade para ser seu avô e que ele era seu maior impedimento para ficar com seu amor verdadeiro.

É uma história muito interessante, muito bem escrita, que mostra três mulheres muito diferentes, com idéias diferentes da vida, e do que querem para ela, que estão debaixo do poder de um homem completamente fora da realidade e que se achava capaz de tudo. Um monstro! Apesar delas terem milhões de defeitos você não consegue as detestar e querer seu mal, pois elas são vítimas de alguém muito pior: o rei mais poderoso que a Inglaterra já teve, e o mais maluco também.

Rossana 16/08/2010

Terceiro livro desta serie que leio, e que mantem igualmente a qualidade e interesse dos livros anteriores.
"A Herança de Ana Bolena" possui 3 narradoras que se alternam contando a história a cada capítulo. Catarina Howard e Ana de Cleves, duas das seis esposas do rei e Jane Bolena, a ex-esposa de George Bolena, personagem com participação determinante nos acontecimentos desde a época de Ana Bolena.
Vemos neste livro o Rei Henrique em sua tirania e prepotencia perversa. Um Rei que aprendeu que pode fazer o que quer em suas terras, que decide o que é certo e o que é errado. Ele é Rei, Chefe da Igreja, Juiz e possui o poder da vida e da morte, afinal Deus fala atraves dele!
Veremos por fim os herdeiros da herança Bolena: o cadafalso!!
Livro excelente, continuação de “A irmã de Ana Bolena”.
Recomendo toda a serie!

Olgashion 03/04/2010

Como sempre, uma história fascinante. Nos ajuda a conhecer melhor as esposas do rei Henrique, louco (que ele não nos escute), e, como elas se portavam. Muito bem escrito e cheio de história para quem gosta.

Beca 02/07/2010

O retrato de um tirano!
Muito inteligente, lógico que as três personagens eram cativantes, mas Jane Bolena na minha opinião foi a mais bem elaborada, Phillipa descreveu um monstro e creio eu que ela foi isso mesmo, ninguem seria capaz de mandar tantas pessoas p/ morte simplesmente por ganancia, sua loucura para mim foi muito bem descrita!
Acho que a autora arrasou na descrição das duas mulheres do rei, uma posta de lado, Ana de Cleves, e a outra com idade de ser sua filha... Catarina! Mas o legal do livro foi observar o fim de um reinado tão importante, um rei louco, cego por sua vaidade! Recomendo!

Daniela742 17/09/2010

Adoreiii!!!
Mais uma vez na corte dos Tudor e mais uma vez brindada com uma história extremamente envolvente que nos leva a corte de um dos reis mais importantes da história da Inglaterra. Nesse romance nos deparamos com um rei velho, doente, porém cruel e tirano. Os complôs e as traições que envolveram o reinado de Henrique VIII estão de volta contados através dos olhos das três mulheres que tiveram suas vidas entrelaçadas pelo desejo de pertencer a glória de participar dessa corte e seus respectivos declínios. A autora sabe tecer como ninguém as tramas desse romance. Recomendo!!!

Adrya_Daewen 04/08/2009

Ana Bolena sempre foi a preferida nas histórias sobre Henrique VIII e a autora busca ilustrar na obra o que aconteceu depois da morte desta. O que se passou, como estava Henrique e com quem ele chegou a se casar. É uma ótima maneira de vislumbrar essa parte da vida desse monarca tão pouco explorada pelos autores. Recomendo demais!