Mil dias em Veneza

Resenhas - Mil dias em Veneza

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karin 26/01/2012

10 Dias com de Blasi e Veneza
Mil Dias em Veneza conta a verídica história de Marlena de Blasi, cozinheira e colunista gastronômica, que encontra o amor em Veneza. O livro fala como ela conheceu um estranho veneziano, se apaixonou e mudou toda a sua vida para ficar ao lado do seu amor. O texto narra a relação de duas pessoas totalmente estranhas e de culturas completamente diferentes, mostrando o dia-a-dia desse casal de meia idade apaixonado que parece estar vivendo uma eterna lua de mel.
Geralmente demoro a me inteirar sobre a história que estou lendo. “Sinto” o livro a partir do segundo capítulo, o que, na maioria das vezes, é quando a história começa a ter forma e ação. O antes disso é só para o leitor começar a se situar. Porém, em Mil Dias em Veneza, isso ocorre quase que nas primeiras páginas, o que me deixou um pouco atônita e sem entender com clareza o que estava acontecendo.
O gostoso de ler “Mil Dias em Veneza” são os momentos que, “literalmente”, saboreamos a narrativa. De Blasi descrevendo as refeições e os pratos que ela cozinha é de dar água na boca.
Ler livros que descrevem lugares e as impressões do narrador e/ou personagem, geralmente, me despertam a curiosidade em conhecer. E essa história me fez querer visitar Veneza, porém, acho que com um olhar diferente do que poderia ter antes de ler esse livro.
De Blasi descreve o povo e os costumes italianos de forma bem realista. Poderia dizer que até de forma um tanto quanto negativa. Ao mesmo tempo que encantada, ela é muito crítica em relação a cultura italiana.
Como uma futura bibliotecária, gostei muito da parte que ela fala sobre a Biblioteca Nacional de Veneza, mais conhecida como a Biblioteca Marciana, e a importância que esse espaço teve em seu vida. Foi lá que ela aprimorou o seu conhecimento na língua italiana e utilizou o material fornecido para entender os costumes e o povo veneziano, melhorando o seu relacionamento com a cidade.
Ao final do livro, você encontra as receitas dos pratos que Marlena de Blasi cozinhou ao longo da história e um Guia Romântico de Veneza que “foi publicado pela primeira vez na Revista The Algonkian, na primavera de 2002“
Não vejo a hora de poder comprar e ler “Mil Dias na Toscana” e saber da continuação da história de amor desse casal completamente diferente e completamente apaixonado.

Li 03/01/2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012 - JANEIRO - LITERATURA GASTRONÔMICA *OFICIAL*
Sinopse: Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica - o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.
Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.
Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o "estranho", como costumava chamar Fernando.
Em Mil Dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.

Bem, não é meu tipo de livro, mas como tinha que escolher um...

O livro é bom, mas já começo dizendo que não sou romântica e não gosto de autobiografia, então não posso dizer que foi uma leitura muito proveitosa!
Posso dizer que o livro é interessante a nível de observação de crescimento pessoal! Me sinto um pouco como Fernando, o estranho, e gostaria de ser mais como Marlena, a americana... Não é só uma história de amor, o que me deu mais ânimo para terminá-lo!
No fim do livro, tem um guia romântico "pessoal" de Veneza, interessante para aqueles que vão “romancear” por lá! E tem algumas receitas de pratos que aparecem no decorrer da história também! Não sei se vou testar alguma, mas umas parecem bem apetitosas...

Escolhi dois trechos do livro: Um por achar que resume o livro dentro do tema proposto...
“Para mim, a comida vai muito além das metáforas do amor, do sentimento e da “comunicação”. Eu não demonstro afeto com comida. Não sou tão nobre assim; eu cozinho porque amo cozinhar, porque amo comer, e, se alguém que estiver por perto também amar comer, melhor ainda.”
... e outro que resume a história do livro em si, sem contar muito:
“ ‘Vamos embora, ó criança humana! / Para as águas e a selva / De mãos dadas com uma fada, / Pois o mundo é mais cheio de tristeza / [do que podes compreender.’
Traduzo as palavras para Fernando e digo-lhe que, quando deparei com esse cartaz durante minhas primeiras semanas em Veneza, pensei que o poema fosse para ele, que a criança perdida fosse ele; agora, porém, às vezes acho que sou eu que estou perdida. Mas quem de nós não está perdido? Quem não anseia dar as mãos a uma fada que sabe mais do que nós sobre este triste mundo? Um casamento é isso: é se revezar nos papéis da criança perdida e da fada.”

Enfim, se você gosta dos estilos que aparecem no livro e gostou de “comer, rezar, amar”, provavelmente vai gostar deste também!

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Larissa 07/01/2012minha estante
Olha, apesar de nao ser seu tipo de livro, eu gostei muito da sua resenha. Eu gosto de biografias e essa ousadia de largar tudo para se aventurar no novo, tem seus atrativos!!!

Viquinha 18/01/2012minha estante
Oi, garotinha nada romântica, acho que não sei se vai dar para mim. Detestei Comer, reza, amar. Acontece que muitos livros assim, tendem a cair na fórmula Gilbertiana de ver a vida. Acho que por isso que empaquei em Julia & Julie e Sob o sol de Toscana.

Annie 03/02/2012minha estante
Boa tarde!

Gostei bastante da sua resenha. Não sou nada, nadinha fã desses livros (no passado até lia, já fui mais romântica)... E sei que eles são bem fora da realidade. A sua crítica sincera me deixou bastante confortável quanto ao seu parecer. Parabéns!
Também estou participando do DL e espero pelas próximas resenhas!

Um grande abraço,
Blog Seis Milênios.

Vida 18/12/2011

Acabei de ler Mil Dias em Veneza! Um livro surpreendente e bonito, defino de romance autobiográfico, se é que existe esse gênero!!! Sempre tive curiosodade de conhecer Veneza pelo ambiente romântico, a gastronomia, gôndolas, entre outras coisas. Ao final do livro, a autora dá diversas sugestões de como aproveitar bem Veneza e receitas culinárias que marcaram seus bons momentos lá!!! Vale a pena!!!

Sandra de Oliveira 15/11/2011

"Quando nos atrevemos a olhar de verdade, quantas coisas mais conseguimos ver!"
Mil dias em Veneza foi um livro delicioso de se ler. Talvez por tratar sobre um amor maduro, consciente dos prós e contras de uma relação e, mesmo assim, refletir o entusiasmo e a sensação única de viver uma paixão, a história (real) de Marlena de Blasi e Fernando, tão diferentes e ao mesmo tempo tão dispostos a encarar mudanças, medos e o amor é um encanto do início ao fim.

Além da bela história de vida em comum dos dois, estamos cara a cara com a romântica e linda Veneza, em descrições que dão água na boca e uma sensação de urgência em conhecer esse lugar tão mágico e singular.

Entre histórias de amor, adaptação, descobertas, pratos deliciosos, receitas fascinantes e lugares inesquecíveis, Mil dias em Veneza é um convite a adentrar (mesmo que apenas através da leitura) num ambiente rico tanto cultural como emocionalmente. Ir à Itália nunca foi tão fácil. Basta folhear as páginas desse maravilhoso livro.

Daiane.Drewke 20/09/2011

Mil Dias Em Veneza
"Parabéns a Marlena pela coragem de largar toda a sua vida a 20 anos atras e ir morar em Veneza com um desconhecido como ela mesmo se refere a seu futuro marido. Alguns chamam isso de demência total outros chamam de fantasia, mas essa frase dita no livro fala por si "Pegue esse amor com as duas mãos e segure firme. Ele só aparece uma vez na vida." Além de um passeio encantador por Veneza sem sair de casa.. Hehehehe Já valeu o livro."
Renata CCS 04/09/2014minha estante
Parece ser uma leitura deliciosa! Gostei da proposta do livro.

Adriana 22/07/2011

Mil dias em Veneza é um dos raros exemplos de livros não ficção que eu leio. O romance conta a história da autora Marlena Di Blasi, que viveu mais de mil dias nesta cidade que é a mais romântica e encantadora da Itália.

Confesso que eu morro de curiosidade para conhecer Veneza, porque eu amo a água e deve ser o máximo se locomover exclusivamente navegando! O livro trás ótimas indicações de lugares para se visitar e descrições detalhadas do povo e cultura veneziana. Porém, é justamente isso que me frustrou tanto no livro! Na capa existe uma citação de que a obra é um lindo romance. Mas o que eu pude perceber é que o romance lindo só pode ser da autora com a cidade, e não com Fernando, o veneziano que ela lá encontrou. Para melhor explicar minhas angústias em relação ao livro tenho que explicar melhor a história de Marlena.

Ela é uma renomada chef e crítica culinária e, por isso, sempre viajava muito à Itália. Porém, tomava o cuidado de se manter afastada de Veneza. A pesar do que todos diziam sobre como a cidade era encantadora e ela iria se apaixonar, ela relutava bravamente em conhecer o local. Talvez porque não quisesse se apaixonar pela cidade, talvez por achar que era muito clichê ser mais uma romântica assumida a cair de amores por Veneza. O fato é que, por causa de sua profissão, em uma de suas viagens ela não teve mais como adiar e, ao botar os pés na cidade, imediatamente foi fisgada por sua beleza e simplicidade.

Desde então, todos os anos ela fazia uma viagem até a Itália e nunca deixava de conferir aquele belo lugar. E foi assim que, tomando um café com seus amigos ela conheceu um veneziano tímido e lindo que disse ter se apaixonado a primeira vista por ela em sua viagem passada e que agora que a tinha reencontrado não mais a deixaria partir.

Tenho que confessar que a história é muito romântica e é lindo saber que foi real. Porém o livro é muito maçante, com parágrafos intermináveis que eu senti como se não levassem a lugar algum. Somos apresentados a toda esta história logo no começo e, no decorrer da trama conhecemos as dificuldades de comunicação, a viagem definitiva de Marlena para a Itália e o cotidiano dos dois. Mas parecia que o livro não avançava em direção alguma e terminei com a sensação de ter sido uma leitura que não me trouxe quase nada de útil além de uma história bonita, receitas que eu sei que nunca farei por conterem ingredientes que nunca ouvi falar e descrições de uma bela cidade.

Para alguns, isso já é o suficiente em um livro. Mas, para mim, foi interessante perceber o quanto eu aprendo mais, me interesso mais e aproveito mais uma estória sobrenatural ou um romance de mulherzinha do que uma obra baseada em fatos reais.

Aliás, aproveito aqui para expressar a minha indignação com as pessoas que menosprezam este tipo de leitura e a consideram inferior. Não tem algo que me irrita mais do que ignorarem ou desconsiderarem o fato de eu estar lendo só porque não é algum livro de Tolstoi ou Dostoievski. Porém, é engraçado perceber quantas coisas eu aprendo sobre tudo, sobre cultura, política, ciência e vários outros temas apenas lendo livros que são considerados modinhas ou incultos. Várias vezes já fui questionada sobre diversos temas complexos ou diferentes que soube responder com perfeição e fui indagada sobre como sabia. E geralmente é porque de alguma forma, algum livro que eu li me ensinou sobre isso.

Por isso, vale sempre ressaltar que qualquer forma de leitura é válida, que ler é o melhor dos exercícios mentais, te acrescenta muito mais vocabulário, facilidade em se expressar e se comunicar, te abre portas para todos os lugares do mundo e que tudo é possível quando se está viajando em uma boa leitura.

E, voltando a falar de Mil dias em Veneza, recomendo esta obra para um público mais maduro, que irá entender melhor as situações que a autora viveu e suas dificuldades no amor. No mais, fica a dica de não confiar sempre em tudo que está escrito nas capas, abas e contra-capas dos livros!!!

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/07/07/marlena-di-blasi-mil-dias-em-veneza/

FotoseLivros 06/06/2011

Poema culinário de vida!
Eu amo cozinhar... principalmente se posso estar saboreando um vinho... junto... e além de amar cozinhar... amo comer... assim como Marlena... a autora e personagem do livro Mil dias em Veneza... o livro é autobiográfico... uma delícia de livro...

Marlena é uma chefe de cozinha... consultora de gastronomia e enologia... escreve para diversos jornais e revistas americanos... o livro começa (prólogo) com a primeira vez que ela visita Veneza em 1989... e se sente insegura... não entende bem o porquê... depois inicia a história em novembro de 1993 quando em uma de sua visitas anuais a Veneza... ela percebe e se encontra com um 'estranho'... um homem que a corteja e se diz apaixonado por ela desde que a viu no ano anterior... ele viu apenas o perfil dela... coisa mais romântica... este homem é Fernando... que após eles passarem uma tarde juntos em Veneza... e ele ir à Saint Louis onde ela morava... nos EUA... os dois... que já são pessoas maduras... resolvem se casar e ela... vende tudo que tem... e se muda para a Itália... onde se casam... se casam de verdade em 22 de outubro de 1994, no mesmo ano que eu me casei.

Marlena descreve sua vida, descobrindo Veneza... descobrindo o 'estranho', seu marido... a cultura italiana... e se encantando ainda mais com a cidade... logo depois do casamento Marlena e Fernando, iniciam a reforma do apartamento... Fernando que sempre viveu uma vida... regrada e sem muitos sonhos próprios... ao se encontrar com Marlena... começa a sonhar e se transformar... e seus sonhos se tornam 'grandes'... ele deseja vender o apartamento recém reformado, pedir demissão e partir de Veneza... rumo a outra cidade... onde possa viver exclusivamente com Marlena...

Eu que sempre tive vontade de conhecer Veneza... vi minha vontade ainda mais aumentada ao ler 'Mil dias em Veneza' este livro nos remete a um 'conto de fadas' gastronômico... no final... Marlena dá as receitas preparadas para Fernando e outras que gostaria de ter feito para o casamento deles.... e ainda dá um roteiro romântico para uma visita à Veneza... a dois...

E o livro termina... com a despedida de Marlena... de Veneza... após viver mil dias na 'Princesa do Adriático'... e indo viver com seu marido... na Toscana... o próximo livro...

Etiene ~ @antologiapessoal 05/06/2011

Em Mil Dias em Veneza a autora nos conta a história dos dois melhores anos de sua vida. Ela nos conta como conhece Fernando, o estranho com quem se casa e descobre como arrancar máscaras e viver em plenitude, aproveitando cada momento que a vida vai lhe presenteando...

Confesso que fiquei muito impressionada ao ver a coragem que a Marlena teve ao mudar toda a sua vida em prol de outra pessoa, pessoa essa que ela não conheceu muito bem antes de tomar certas decisões. Ela vendeu sua casa, largou o emprego e foi morar com um estranho em Veneza, tudo isso em menos de 9 meses. Para um romance criado, o enredo está ótimo. Mas para vida real, requeriu muita coragem mesmo!

A autora narra os lugares e situações de uma maneira INCRÍVEL. Produziu em mim a vontade de arrumar minhas malas e ir pra Veneza com este livro na mão, passando por cada lugar citado por ela com tanto carinho. A cidade se mostra linda e aconchegante em cada página... É maravilhoso!

Conto pra vcs agora a minha queda por livros que envolvam gastronomia, sempre fui apaixonada por essa maneira romanceada de falar sobre comida. Isso vem se confirmar na minha decisão (alguns anos atrás) de fazer faculdade de Gastronomia. Quando então, leio livros assim, me transporto para o lugar e paras as comidas, e a minha vontade de fazer parte desse universo de uma maneira real só aumenta. Quero fazer as pessoas felizes, satisfeitas, realizadas! :)

RECOMENDO SIM, para que vc sinta os ares italianos como eu senti.
Daiane.Drewke 20/09/2011minha estante
Sua resenha ficou incrível Etiene.
Adoro livros de viagens justamente por isso, principalmente sobre a Itália, é como se voçê estive lá junto, sentindo tudo isso de perto.

Ricardo.Silvestre 27/04/2022minha estante
Veneza é linda mesmo!
Cidade única.
Sempre fica uma vontade de voltar.
Obrigado pela partilha e por suas palavras.
Continuação de boas leituras.

Dresa 12/05/2011

Delicioso. É isso que descreve o livro. Não é só pelo fato que Marlene descreve pratos fabulosos durante a história, também é pelo fato de sua descrição de Veneza e é claro, de seu marido Fernando. Parece um conto de fadas, um novo Romeu e Julieta que deu certo, mostrando que o amor ainda existe. Fernando é um cavalheiro, gentil e que com certeza, é o que todas nós mulheres, queremos.
Apesar de achar no começo que Marlena devia ter esperado mais um pouco para conhecer o estranho, e achar ela louca de abandonar sua independência, ela faz que nós, no decorrer do livro, nos arrependamos de ter pensado nisso. Porque é nessa atitude que tudo faz sentido, é mergulhar num amor desconhecido e se envolver cada vez mais e que apesar dos ‘tropeços’ no caminho, tudo ficará bem no final.
Realmente, recomendo esse livro para todos que gostam de um belo romance, ou que pelo menos sejam como eu, loucos por Veneza (que é minha cidade dos sonhos, quero muito conhecê-la), pois vocês ficarão encantados com a descrição que Marlena faz da cidade.

Ariane Escudero 12/07/2013minha estante
ler este livro aumentou mais ainda minha vontade de ir á Veneza.

Paulinha 22/02/2011

Paula Cordeiro
Não gostei! A mulher simplemente dá a louca e larga toda uma vida na América para viver com um italiano que ela mal conhece e que disse q se apaixonou ao vê-la pelo primeira vez em Veneza. E isso que o livro é baseado na vida da autora. DETESTEI!

Luciane 30/11/2010

Este livro ganhei de presente do meu marido. Ele acertou. O livro é muito bom para quem gosta de romance e para conhecer novos lugares. Por meio desse livro, dá para ter uma idéia de como é Veneza, o hábito de seus moradores, os lugares turísticos... Deu para viver um pouco Veneza mesmo de longe. Os pratos preparados pela autora deram água na boca... E ainda para quem gosta de cozinhar no final tem as receitas. Ah! Também tem dicas dos lugares românticos da cidade. Adorei!

Cely 04/07/2010

Simples...
Não é uma história com fortes emoções. Não dá borboletas no estômago...

Mas retrata como, às vezes, para sermos felizes, temos de dar uma força ao destino e não ter medo de mudanças radicais.

A autora deixa sua vida, nos Estados Unidos, para viver e casar com um italiano sensível, em Veneza.

Convenhamos que isto, a primeira vista, não exige muito sacrifício!

Mas, não é bem assim, quando falamos de culturas totalmente diversas.

Ao final do livro, ainda há receitas maravilhosas e um guia para viagem romântica a Veneza.

Vale três estrelinhas...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6