Casa Grande e Senzala em Quadrinhos

Casa Grande e Senzala em Quadrinhos Gilberto Freyre
Gilberto Freyre

Resenhas - Casa Grande e Senzala em Quadrinhos

Charly.nunes 11/11/2021

Uma forte romantização da escravidão, apagamento das dores das pessoas racializadas, um mito extremamente fantasioso da miscigenação, nada condizente com o Brasil colonial, além de é claro uma culpabilizão aos indígenas e negros. Basicamente um show de racismo velado
Fe Sanches @literahealing 11/11/2021minha estante
meu deus que absurdo

Charly.nunes 12/11/2021minha estante
Quando li que "os indígenas eram muito preguiçosos e por isso foram substituído pelos negros" achei um absurdo tremendo tbm. Não sei como apresentam esse livro nas escolas

Fe Sanches @literahealing 12/11/2021minha estante
por isso que crescemos sem saber nossa própria história

Maria 05/04/2023

E é por isso meus amigos, que o brasil é mal resolvido com seus períodos de escravidão (diga-se de passagem desde 1500).

sei que a intenção do autor é ter um texto informativo, mas putz, banalizou esse período da história como se fosse revolucionário.

Edja 22/05/2020

Em forma de HQ o livro retrata o período colonial, a escravização dos negros e indígenas e a vida na casa grande e senzala.

Aline ig @escape.abacharel 20/09/2023

HQ rápida e de agradável leitura!
Aqui nesta HQ publicada pela Editora Global, temos uma adaptação para quadrinhos do famoso livro de Gilberto Freyre: Casa-Grande & Senzala. A obra é inclusive utilizada em diversas grades curriculares para escolas e faculdades.

Estava animada para ler essa adaptação e digo que não me decepcionou. Freyre mostra a formação do povo brasileiro, passando pelas contribuições dos indígenas, portugueses, africanos.

O autor discorreu sobre diversos momentos cruciais da história, por exemplo, os tempos de colonização e achei que tudo foi muito bem adaptado, já que as ilustrações são lindas, as cores muito marcantes!

Freyre realizou exaustivas pesquisas em arquivos nacionais e do exterior para compor a obra original. E aqui nos foi passada essa bela adaptação, que nos conta dos mais diversos assuntos. Por exemplo, mesmo sob a condição de escravidão, a cultura africana marcou de forma poderosa a civilização luso-cristã.

Recomendo muito esse quadrinho! Um belo nacional, com artes bonitas e interessantes!

Vou deixar outra observação: as fontes desse quadrinho estão excelentes. Isso é ótimo, porque o que eu mais vejo atualmente são quadrinhos com letras pequenas. O livro para mim está impecável!

"Pois é história da formação brasileira, do começo ao fim, escrita através de sugestões plásticas. Através de formas, de imagens, de símbolos."

Média: 4 estrelas

____________________________

- Tiktok: @escapebacharel
- Instagram: @escape.abacharel
- Twitter: @escapeabacharel

site: https://www.instagram.com/p/Cxa9NhaL3K0/?img_index=1

artvgogh 13/06/2021

finalmente tomei tempo para ler esse livro. e deveria ter lido antes.
apesar de curto, o livro é otimo para saber as coisas mais básicas das raízes históricas do Brasil.

Maíra Marques | @literamai 08/09/2023

? UMA VIAGEM AO PASSADO NO MELHOR FORMATO: QUADRINHOS! ?
? Quando pensamos em fontes que narram com riquezas de detalhes possíveis a história do nosso país, Gilberto Freyre é um dos nomes sempre citados. Casa Grande & Senzala é resultado de uma tese de mestrado, um livro com registros riquíssimos sobre o Brasil.
Na edição em quadrinhos- originalmente publicada em 1981 com adaptação de Estevão Pinto e desenhos de Ivan Wasth Rodrigues- foi aprovado por Freyre, grande apreciador da arte por meio de desenhos e pinturas. O autor elogiou o fato de Estevão preservar a escrita da obra original e, mais ainda, o capricho de Ivan nas ilustrações que- na época- era em preto e branco. A edição colorida que temos agora veio anos mais tarde, em 2005, com a colorização de Noguchi.
Preciso elogiar o capricho dessa edição da Global Editora! Está impecável! O projeto gráfico ficou lindo, e a escolha do material (que desconheço o nome, perdoa) para impressão de fato valorizou as cores escolhidas pelo Noguchi. Uma história que viajou pelo tempo e cai em nossas mãos de forma tão cuidadosa! Lindo demais!
O quadrinho, como já mencionado, adaptou muito bem a mensagem que Freyre gostaria de passar com a obra original. Tenho apenas uma crítica, que inclusive me deixou curiosa para ler o livro de fato para verificar se este comete o mesmo fato: Em narrativas que deveriam nos causar revolta, a escrita de Estevão faz parecer apenas uma descrição. Um exemplo claro foi quando este falava dos abusos que meninos brancos faziam com meninos negros, os usando como seus brinquedos. Saiu como um "(...) O molequinho era um camarada de brinquedos, mas também o leva-pancadas de ioiô".
No mais, apreciei o quadrinho como uma exposição que narra a trajetória do Brasil e a influência que indígenas, negros e portugueses tiveram em nossa cultura e costumes. Não esperei críticas aos acontecimentos revoltantes, e ainda bem, pois realmente não houve. Por fim, é um quadrinho bem introdutório e que nos deixa com vontade de conhecer a obra original. Diria que é perfeito para jovens e adolescentes desinteressados pela história do nosso país.

Glaucip 15/05/2020

Casa Grande e Senzala em quadrinhos, é apenas um resumo. Ainda não li a obra completa, mas estou muito interessada em ler. É um livro que até hoje gera muitas polêmicas, mas é importante a leitura.

Jade 29/12/2020

Antes tarde do que nunca
Meu senso atual de estudante me diz que eu deveria ter lido no ensino médio

Cristiane.Giaretta 22/03/2020

A construção do povo brasileiro
Dizer que somos frutos somente do uma etnia é mera ignorância, pois somos tão influênciados pelos indígenas e africanos quanto pelos europeus. Está uma leitura rica que abre nossa mentalidade para a construção do nosso povo brasileiro.
Temos como resultado em grande parte palavras, hábitos e costumes e principalmente a culinária.
Vale muito apena ler!

Kleyson.Soares 28/05/2020

Já na 5° Série. (6°Ano hoje em dia, creio) 2007.. eu estava com uns 12 anos e fui descobrindo mais a história do Brasil. Nossas origens, índios, através desse livro em quadrinhos que eu me lembro, era viciado em ler na época!!!

alinasjornadas 01/06/2024

Indicação Semanal = Casa-grande & senzala em quadrinhos
Indicação Semanal = Casa-grande & senzala em quadrinhos
PUBLICAÇÃO DE = Estêvão Pinto & Gilberto Freyre
PÁGINAS = 67
Avaliação: 3.5;

A obra sugere de modo ?simplório? o processo de visualização da configuração do Brasil, desde sua ocupação pelos ameríndios às dominações exercidas pelos Europeus no auge da colonização brasileira. Essa análise é simples pois camufla as incidências repressivas e não expressa com veracidade essa relação dos povos, o que gera para aqueles que na realidade conhecem a verdade, um grau de cinismo passível de negligência do passado? E aos que desconhecem concede um viés de ?romance? aos processos de ocupações (...)

#CasaGrande&senzala #GilbertoFreyre #EstêvãoPinto

Volnei 18/11/2015

Casa Grande & Senzala
Esta obra traz um resumo da obra de Gilberto Freyre . Uma boa maneira de se conhecer um pouco do livro que vale a pena ser lido na integra pois mostra detalhes do cotidiano brasileiro que explicam vários costumes que temos ainda hoje e que são exclusivos de nossa cultura. Esta é apenas um resumo da obra de Freyre que também possui outras obras ótimas mas que são criticadas por serem positivistas.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Fogui 11/09/2018

Ilustração de Ivan Wasth Rodrigues
Colorização de Noguchi
Editora: Global
Ano: 2005

á faz alguns anos que tenho curiosidade muito grande sobre a obra de Gilberto Freyre, mas por motivos inexplicáveis nunca tive oportunidade de ler o clássico da literatura brasileira "Casa-Grande & Senzala." Mas para minha alegria, semana passada estava na biblioteca xeretando quando vi a capa do livro em quadrinhos não tive dúvidas o peguei ele trouxe pra casa.

É óbvio que ainda preciso ler original, mas agora já tenho uma ideia do que se trata. Na realidade o autor aborda as contribuições que os portugueses, os índios e os africanos deram para o processo de formação social e cultural do povo brasileiro. É simplesmente fascinante a forma que Gilberto Freyre encontro para nos explicar as contribuições desses dessas três etnias tão diferente e que aqui no Brasil se complementam...

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com/2018/06/casa-grande-senzala-em-quadrinhos.html

Momentos da Fogui 24/09/2018

Momentos da Fogui