Um pouco de ar, por favor!

Um pouco de ar, por favor! George Orwell

Resenhas - Um pouco de ar, por favor!

João Moreno 18/03/2020

[DIVULGAÇÃO DO E-BOOK GRATUITO] Isso não é uma resenha.
Com o livro, os autores buscaram ir além do óbvio, abrangendo áreas comumente ignoradas pela imprensa factual, deixando a “lotação” e a “passagem cara demais” de lado e dando um enfoque a perspectivas mais profundas. 'Um pouco de ar, por favor! Crônicas e reportagens sobre o transporte público de Goiânia' tem como objetivo qualificar o debate público e promover subsídios aos usuários do sistema de transporte coletivo ao mesmo tempo em que fornece instrumentos para que estes usuários-clientes tenham condições de reivindicar melhorias.

Apesar do subtítulo, o texto não se prende apenas à perspectiva local, dando autonomia intelectual aos cidadãos de outras partes do país.

O texto, que se divide em crônicas e reportagens, trabalha com grandes referências da área do transporte, da mobilidade urbana e da história, sem abrir mão da linguagem acessível, principal característica da obra. Publicado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto realizou a distribuição gratuita dos exemplares nos principais terminais em Goiânia, além da disponibilização, a toda população, interessada no formato e-book. [Veja links abaixo]

O texto que você agora lê faz parte do capítulo introdutório do livro. Na sequência, por meio do capítulo 'A história de um fracasso', os autores falaram da própria formação do Brasil contemporâneo, com as suas especificidades em relação ao crescimento de cidades, seu subdesenvolvimento histórico e estímulos governistas populistas incipientes, além da construção de uma mobilidade excludente, relacionada a uma urbanização acelerada, desenfreada e sem planejamento.

O capítulo 'A colonização da terra e da moradia na Era das Finanças' aborda o papel da propriedade privada na sociedade capitalista contemporânea e a sua relação com as políticas de transporte público nos últimos anos. No capítulo “O país não passava de uma grande fazenda”, os autores fazem uma breve retrospectiva histórica dessa mesma propriedade privada para descrever o brasileiro usuário de transporte público: via de regra, pobre, despossuído, morador da periferia e de bairros distantes dos grandes centros modernizados nos quais se transformaram as capitais brasileiras.

O capítulo 'Mobilidade pra quem?' trata do conceito de circulação, de mobilidade e da teoria, perceptível no cotidiano, de que o consumo das vias, no Brasil, dá-se de maneira desigual. Para além do mito do “consumo homogêneo” viário, o livro-reportagem aqui apresentado desmascara outra falácia: aquela que afirma que o transporte público não tem custos ou não são caros. Como gancho, no capítulo 'Transporte público goianiense ou injeção na testa?', tratamos da gratuidade da tarifa. E só ser gratuito basta?

A partir desta premissa, optamos, no capítulo 'Direitos Assegurados, Permaneça Calado!', por fazer uma breve discussão a respeito do conceito de cidadania e direito; em relacionar os nossos dispositivos constitucionais, – que têm por função instaurar a cidadania nos diversos rincões brasileiros – com a definição de políticas públicas: uma medida estatal corretiva que surge diante da ausência do próprio Estado, permitindo, assim, o acesso aos diferentes direitos pelos brasileiros outrora marginalizados.

No capítulo 'RMTC, entre o bem e o mal', a realidade da Região Metropolitana de Goiânia e do grupo organizado responsável pelo transporte público coletivo na região é desnudada com uma constatação: para além do sofrimento diário do passageiro do transporte público, a perspectiva atual é tida como exemplo. Como isso é possível? Por fim, pensar a solução, ou colocá-la em pauta, é a contribuição que o capítulo 'E quanto à solução?' relega a toda esta jornada aviltante, uma vez que o panorama e a perspectiva são os mesmas de anos atrás.

Entre cada capítulo, crônicas, inspiradas no new journalism, com interjeições, fluxos de pensamento, exclamações e caixa alta, têm a função de introduzir os assuntos discutidos nas grandes reportagens.

Boa viagem!

E-book gratuito do livro-reportagem 'Um pouco de ar, por favor! Crônicas e reportagens sobre o transporte público de Goiânia'.

< https://literatureseweb.wordpress.com/2020/02/02/baixe-aqui-o-e-book-um-pouco-de-ar-por-favor-cronicas-e-reportagens-sobre-o-transporte-publico/ >.

ou < https://tinyurl.com/umpoucodear >.

site: https://literatureseweb.wordpress.com/2020/02/02/baixe-aqui-o-e-book-um-pouco-de-ar-por-favor-cronicas-e-reportagens-sobre-o-transporte-publico/