Um Natal para Agnes

Um Natal para Agnes Thati Machado

Resenhas - Um Natal para Agnes

Nathy @peculiareslivros 11/06/2021

Importante, mas que poderia ter sido melhor desenvolvido
Apesar de ter gostado de alguns temas abordados, como racismo e homofobia e como isso faz muito mal para as pessoas, achei que o desenvolvimento poderia ter sido melhor. Ainda assim, é bom, vale a pena ler

@novasarmy 27/06/2021

eu adoraria vir aqui e dizer que amei o conto, mas não posso. a capa me chamou muita atenção, achei muito bonita, e comprei o livro quando estava gratuito.

porém, a autora tentou encaixar assuntos importantes como o estupro e racismo, e ficou, simplesmente, raso. são pouquíssimas páginas, e acabou que não vimos praticamente nada do natal da agnes de fato, que acontece só nas últimas 4 páginas se não me engano.

mas gostaria de ressaltar um trecho que me deixou extremamente incomodada e não foi somente eu, já que postei sobre no twitter e outras pessoas se mostraram incomodadas também: ?"era irônico ver Thalia namorando dois caras sendo que quase sofreu um estupro corretivo do padrasto por ter sido pega com uma garota.". gente, que merda é essa? pq caralhos é irônico ela estar com um cara dps de quase ter sido estuprada? isso por acaso deveria ter funcionado? a sexualidade dela deveria mudar? ai olha sinceramente, vai se foder

Athenna 16/08/2021

queria dizer que gostei, mas achei bem blé, a capa chamou atenção e eu jurava que ia ser bom, mas so não desisti porque nunca desisto de leitura

(lido a meses)

Raffafust 16/02/2020

É incrível como um conto, com apenas treze páginas pode dizer tanto sobre assuntos que parecem novos mas na verdade são questões antigas da sociedade que vivemos e que para a felicidade de muitos - inclusive a minha - passaram a ter mais voz nos últimos anos. Em Um Natal da Agnes: uma história do universo multicor não é preciso muita explicação para entendermos que para a protagonista a época mais família do ano não é a mais alegre, exatamente porque sua família não aceita sua orientação sexual. Imaginem a dor que é você perceber que quem lhe deu educação não entende o que você sente e é, se quem te ensina o que é certo ou errado na vida diz que não te aceita, como se sentir perante isso?
Agnes vive um local que abriga pessoas como ela, que não são aceitas pela família, são expulsas de casa ou saem por não aguentarem mais a humilhação dos julgamentos, e lá ela se sente melhor, ainda que nessa época tudo que viveu venha à tona.

Graças a Deus ela não está sozinha, ela tem uma namorada incrível que a entende melhor do que ninguém chamada Camila. O amor das duas é fofo, a namorada prepara uma ceia especial para que a recordação ruim do Natal anterior de sua amada seja substituída por um Natal com amor, que é o que sabemos que merece qualquer pessoa independente de sua orientação sexual, não deveria ser quesito de aceitação.
Elas não estão sozinhas, como o local abriga várias pessoas LGBTQIA+, inclusive um trisal que amei conhecer composto de dois rapazes e uma moça. Ainda que eles não sejam muito explorados por obviamente tratar-se de um conto - aqui fica meu pedido à autora que faça um somente deles, por favor! - Thati quebra o estigma de que trisal é sempre composto por um homem hétero com duas mulheres bissexuais que "se pegam" para satisfazer as fantasias de um macho. Gostei demais deles.
A história também nos mostra que por mais que o que tenhamos planejado não saia exatamente como pensamos, lar continua sendo o lugar onde o amor está, se não se tem amor, não se tem um lar. E Agnes sabe exatamente onde está a família que ela escolheu e eles a escolheram. Achei lindinho.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2020/02/resenha-um-natal-para-agnes-uma.html

Gabs 31/10/2023

Tras uma mensagem bonitinha, significativa, mas o negocio do trisal me pegou, me irritou (por mais que fosse uma coisa bem pequenininha)

Sofia136 10/08/2021

A idéia era boa
Os personagens por mais que tenham pouquíssima profundidade ali são adoráveis (o casal principal então eu achei muito fofo), porém a maneira rasa e rápida que temas muito sérios são largados no meio do livro e depois deixados de canto não funcionou pra mim.

Grailson 21/06/2021

Uma história curta para aquecer o coração. Eu amo esses clichês curtinhos e representativos, embora seja uma história breve, eu amei tudo aqui.
O modo como todos empenharam-se pela Agnes foi incrível. Trazer temas como racismo na história, sem deixar isso desconexo com o resto, foi outro ponto muito positivo.
Achei a história muito bem construída, mesmo sendo curta.

@leituras_damay 07/05/2024

Lindo, uma leitura curtinha e muito sensível. Em poucas páginas ele nos trás uma ótima mensagem que família e quem nos dá acolhimento e amor! O livro aborda temas que pode ser gatilho como violência sex#al ,racismo, intolerância...

itzkaliy 28/06/2021

pra mim não deu
Não consegui gostar de nada desse conto. Os personagens são todos rasos e cheios de trauma, não que isso seja ruim ou fora do real, mas nada é desenvolvido e é só um monte de pauta jogada de qualquer forma na história.

Relacionar sexualidade e relacionamentos com o fato de que a personagem quase passou por um estupro corretivo é simplesmente ridículo e insensível. O jeito com que o acontecimento foi exposto por si só já é muito doloroso, já que é colocado ali do nada e pra nada, mas usar isso tudo como um "uau! ela continua tendo vida mesmo depois de passar por algo traumático!" é babaca demais.

É muito rápido e tem muita informação perdida, parece que o intuito foi fazer algo que tocasse as pessoas mas teve um desenvolvimento péssimo. A capa é linda, é ótimo que a personagem principal seja preta e sáfica. E é só.

Peço desculpas se a nota baixa incomodar alguém, mas eu não consigo pensar em nada dessa história que me convença a dar mais que uma estrela pra ele.

Loeni 26/07/2021

Esperava mais
A proposta desse conto é muito boa, a autora trás temas tabu. Entretanto ñ existe um desenvolvimento encima disso. Acontece tudo muito rápido e acaba ficando raso mais.
Ñ sabemos praticamente nada sobre a protagonista, sabemos q ela tem traumas mas eles ñ foram desenvolvidos.

Nicole 12/07/2021

Adorável e necessário!
Achei simplesmente adorável! Não sabia que existem mais histórias do mesmo universo deste conto, mas com certeza vou procurar! Foi uma leitura na medida para a época do Natal, ou qualquer época do ano, na verdade.

Já.lia 18/03/2021

É ok.
É bem legal que a autora consegue falar (com falar quero dizer/citar/avizar que os personagens passaram por) de muitos assuntos. São vários juvens cada um com os seus traumas, achei bastante rápido, talvez se tivesse algumas páginas a mais eu conseguiria entender melhor os personagens e me importar mais com eles.
No geral achei bem fofa a relação desses jovens e a história do conto.

astry 22/06/2021

muito triste
nao gostei muita desgraça na vida dos personagens. o final foi bonitinho mas nao sei, achei meio insensível

Lívia 10/12/2021

coisas boas superam as ruins
QUE AMOR! Já comecei a temporada de livrinhos natalinos muito bem. Esse grupo me trouxe uma sensação muito boa de pertencimento e amizade, porque as vezes é tudo que precisamos na nossa vida, passamos por tantas coisas ruins e a família que escolhemos vem e muda tudo, supera tudo com você. Muito rapidinho e gostoso de ler, apesar de ter uma cena muito triste e revoltante (porém real)!