O Problema da Pobreza

O Problema da Pobreza Abraham Kuyper

Resenhas - O Problema da Pobreza

Haralan 25/06/2021

A pobreza não é um problema do Estado
Esta obra não é um livro, no sentido natural, é um discurso do Abraham Kuyper sobre a questão social no ocidente, no século XIX. A transcrição do discurso está introduzida por um artigo do Guilherme de Carvalho e por uma breve biografia do Kuyper, escrita pelo Pedro Dulci. Também há um epílogo escrito pela Lucas Freire para ajudar a elucidar os principais pontos do discurso.

Dito isso, o mais importante a destacar é que esta pequena obra é absolutamente essencial para qualquer discussão que se queira fazer sobre organização social e superação da pobreza. A visão que o Kuyper tem da questão é uma das mais robustas, integrais e bíblicas que temos à disposição no evangelicalismo moderno.

Leia e releia.
Kat 25/06/2021minha estante
Quero muito ler!

Bap 15/12/2020

Introdução
Uma ótima introdução ao Kuyper. Antes de ler qualquer obra dele, sugiro que comece com esse livro.

Rogério 25/02/2020

É a primeira vez que leio um discurso do Abraham Kuyper
Ao ler este livro, pela primeira vez tomei nota acerca de um discurso proferido pelo Abraham Kuyper. Na minha curta caminhada poucas vezes ouvi falar deste ótimo cristão. Neste sentido, tal como ouvi dizer sobre a sua sabedoria, percebi que todo o expertise estava ali presente ao longo de toda a sua fala para o Partido Anti-revolucionário.

Todo o seu ponto de vista é por demais interessante. É fantástico o raciocínio que Kuyper expõe acerca do grande dano que trouxe a Revolução Francesa para toda a humanidade, desserviço este que é facilmente sentido por nós cristãos na sociedade secularizada na qual vivemos. Outrossim, todo o mundo, isto é, mesmo os descrentes podem facilmente perceber que a origem dos modelos econômicos vigentes, ou pelo menos discutidos, na atualidade advém da noção humanista, individualista, egocêntrica e autônoma deixada pelo iluminismo. Neste sentido, à luz da fé cristã, há o questionamento importantíssimo a respeito da melhor maneira de se lidar com a pobreza na sociedade.

Ora, o pensamento iluminista outorgou grande parte dos ditames que influenciaram o liberalismo e o socialismo como o conhecemos, os quais apresentam-se praticamente incólumes na cosmovisão ocidental. Mas, seja como for, ambos os espectros da noção política pouco ajudaram no tratamento para com os pobres: se um lado promove a ignorância relativa à necessidade dos desfavorecidos, o outro irracionalmente defende a revolução como meio de se chegar a objetivos completamente escusos idealizados quase sempre por indivíduos egoístas.

Desta forma, o questionamento, ao longo de todo o discurso, reverbera: como lidar com a pobreza?

Aí que entra a grande genialidade de Abraham Kuyper. Na visão do estadista, teólogo e filósofo cristão Deus é soberano sobre todas as áreas, logo a lógica aplicável à dinâmica social é justamente o direcionamento da visão divina de sociedade à comunidade de pessoas, onde todo o povo, de modo orgânico, buscaria o bem-estar da coletividade (na Igreja de nosso Senhor quando um se fere, os demais membros sentem) conforme a liderança do Eterno Deus de Israel.

A ajuda ao necessitado, portanto, compreenderia não em uma agenda eventual, mas na própria identidade da dinâmica social.

A argumentação de Kuyper é muito mais profunda, mas, por si só, revela um erro frequente entre nós cristãos: as vezes buscamos a direção da nossa vida, e da sociedade, segundo visões completamente corrompidas, tal como a cosmovisão humanista promovida pelo iluminismo errático e problemático, quando deveríamos seguir os padrões expressos na Bíblia (ou se esforçar ao máximo em aplicá-la não só na nossa vida individual, mas na própria comunidade).

Excelente livro!
Luc Candelore 25/02/2020minha estante
Boa resenha.

Rogério 25/02/2020minha estante
Valeu, amigo. Recomendo grandemente este livro. É pequeno, e a parte que nos interessa é ainda menor (embora todo o livro seja excelente, ou seja, a introdução ao texto final), mas é um baita livro. Criou em mim o desejo de conhecer ainda mais o Kuyper.

Luc Candelore 25/02/2020minha estante
Vou me organizar para ler esse livro. Obrigado pelo incentivo.

Jean.Marc 03/04/2020minha estante
Boa elucidação. Os escritos de Kuyper são sempre confrontadores, fiéis ao evangelho e reformacionais, como sugere o movimento neocalvinista promovido pelo próprio.

Rogério 05/04/2020minha estante
Confesso que eu não conhecia a pessoa do Abraham Kuyper até ter lido este livro. A posição dele é interessantíssima. Acho que o neocalvinismo deveria ter influenciado muito mais a sociedade. A questão das esferas de soberania é uma premissa muito bacana. Acho que deveríamos realmente colocar toda a nossa vida, em todas as áreas, debaixo da soberania de Deus. Que o Eterno me ajude nessa empreitada!

Gregory.Nobrega 13/05/2020minha estante
Olha ele aiiii hahahah

kaio 27/01/2022

Muito interessante
Basicamente o autor defende que em meio a idolatria moderna e o individualismo egoísta, potencializado pela revolução francesa, deve-se ter como resposta uma abordagem bíblica que reconheça a Soberania de Deus sobre todas as coisas e a doação de si mesmo ao outro de uma forma transcendente e misericordiosa, como uma forma de superar os problemas sociais. Além disso, seria necessário muito mais do que meios políticos pra se resolver tais questões.
?Não me dê nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que for necessário? Pv 30:8

Adriano 20/08/2020

neocavinismo e o problema da pobreza.
A descoberta do neocalvinismo foi para mim uma segunda conversão há um década atrás. Kuyper e Dooyeweerd me fizeram mudar até o rumo de meus estudos acadêmicos, saindo de história do Brasil para filosofia da tecnologia. As insatisfações que eu via com a vida cristã, com a visão de ciência, tecnologia e fé encontraram eco nas formulações iniciais desses autores e de outros que lhes seguiram os passos.
Resenha completa no blog: http://oracaovalente.blogspot.com/2020/08/abraham-kuyper-e-o-problema-da.html

joaoaranha 05/12/2020

Opção é pelo Reino
O discurso de Abraham Kuyper no Primeiro Congresso Social Cristão, em 1891, se tornou um excelente livro: "O problema da pobreza", pela Thomas Nelson Brasil

Com concordâncias e discordâncias, o cerne do texto de Kuyper é fortíssimo: entender que a opção primordial do cristão é o Reino de Deus, e isso nos move para a resolução dos problemas da miséria e outros advindos das questões sociais, mais do que qualquer corrente política existente no mundo.

Com uma introdução sobre a vida de Kuyper feita por Pedro Dulci, é um daqueles que merecem ser lidos e refletidos com calma. Recomendado.

Deeh 15/11/2023

Então...
Kuyper é interessante, ele aponta a Revolução francesa como a causadora de muitos dos males que perduraram no tempo dele, e digo que só pioraram até hoje.
Ele não trata somente da pobreza, ele trata de várias questões sociais que realmente são um combo. Ele aponta formas de estado que são perpetuadoras ou intensificadoras desses problemas, como a Social-democracia e o socialismo marxista.
Mas ele fala de um socialismo diferente, que não é embasado nas teorias de Marx, não me atrevo a discorrer sobre isso numa primeira leitura.
Como resposta para o problema ele aponta a Bíblia, as respostas que precisamos estão lá, é um verdadeiro sacode pra nós, cristãos acomodados.

Vale a pena ler e reler.

Marcelo Fernand 27/05/2021

Uma introdução a Abraham Kuyper
O livro funciona como uma introdução ao pensamento de Abraham Kuyper. Tanto o prefácio escrita pelo Guilherme quanto a introdução escrita pelo Pedro Dulci servem muito bem como uma apresentação ao leitor sobre a vida e pensamentos de Kuyper. Depois temos o texto do discurso feito por Kuyper sobre a pobreza. Aliás, o texto é menor do que a introdução. No final você vai encontrar um texto escrito pelo Lucas G. Freire que funciona como um resumo dos principais pontos do discurso de Kuyper. Então, ainda que você não compreenda o que Kuyper quis dizer em seu discurso o texto do Lucas vai salvar
você.
O discurso de Kuyper foi feito a cristãos e serve como um chamado a responsabilidade da diaconia. Porém, o que ele diz exatamente, e como ele constrói os seus argumentos, você só vai descobrir lendo.
E eu posso garantir que ele vai levá-lo a uma reflexão profunda da atuação da igreja no mundo.

Luciano Caldas 10/07/2020

Bom!
Kuyper é um cara a frente do seu tempo. Sua história e legado na Holanda nos faz repensar nosso exercício da fé em nossos dias. Vale apena a leitura desta obra.

Larissa 09/06/2020

Dei uma desanimada com o tamanho do prefácio e introdução (outros autores) queria ir direto pro texto. Mas no fim vi que todas as considerações te levam para apreciar melhor o texto.

rafael.rocha 09/10/2020

A política social que não podemos deixar de conhecer
Uma visão cristã sobre a sociedade e a política de ajuda ao pobre muito atual e perfeitamente colocado. Ele faz uma crítica a Revolução Francesa, que me fez estudar um pouco mais sobre, ou seja, um livro que te faz querer mais sobre o assunto, isso sim é um livro histórico-atual muito bom.

PaulinhaGuedes 31/01/2024

A MENSAGEM PRINCIPAL É MUITO BOA
Eu achei o começo muito massante, ficar contando todos os detalhes da vida do autor... Concordo que ele foi uma personalidade importante para o cristianismo, mas poderia ter reduzido muita coisa. No mais, gostei de ter aprendido um pouco com esse servo, vou levar muitos comentários para os meus estudos futuros.

Marcelo Moura 04/12/2020

Um chamado à causa social
O livro é pouco texto do autor e mais de pessoas explicando sobre sua vida e pensamento. Eu tive dificuldade de compreender a primeira parte (foi meu primeiro contato com a obra de Kuyper), que é como uma base filosófica cristã que o autor propõe. A segunda parte é um desafio para os cristãos se envolverem na causa social.

Thiago 23/02/2021

Uma das leituras fundamentais, especialmente em tempos politicamente coléricos. O prefácio, por Guilherme de Carvalho; a introdução biográfica, pelo Pedro Dulci e o epílogo, pelo Lucas Freire, são sensacionais.

Cristãos protestantes/evangélicos deveriam conhecer a obra e o legado de Abraham Kuyper antes de venderem suas almas para ideologias liberais/conservadoras/progressistas.

marcelinho 12/07/2021

Kuyper faz Uma leitura sobre a pobreza. Um teólogo público nato.

Pedro Lucas Duci nos dá uma belíssima introdução, sobre a sua vida, obra e legado. Abraham Kyuper é conhecido por ter dado início ao movimento neocalvinista. Tendo por base o calvinismo, as doutrinas da graça, e o grande foco na soberania de Deus. Kuyper, focando na soberania de Deus, começa a aplicar e desafiar os membros da sua e igreja e sociedade em geral, a aplicar o Senhorio de Cristo em todas as esferas da sociedade. Na famosa palestra Calvinismo, professada na Universidade Livre da Holanda, ele encoraja os presentes a aplicar a soberania de Cristo em todas as esferas da sociedade. Académica, social, educacional, política, e etc. Kuyper deu início a um grande movimento cristão na Holanda. Criou o partido Anti-Revolucionário, fundou a Universidade Livre da Amsterdã. McGoldrick: "porque acreditava que toda a verdade é verdade de Deus, e que cada esfera da criação pertence a Cristo, ele estabeleceu não apenas uma escola de teologia, mas uma universidade em que todo o currículo, em todas as artes e Ciências, foi afirmado a partir de uma cosmovisão bíblica." Kuyper, era um exímio estadista.

Kuyper, em seu discurso sobre a questão social e o problema da igreja, começa afirmando que a igreja restava atrasada na pauta, e em como resolver. Começou uma longa introdução sobre a revolução francesa, fazendo um acrítica ferrenha. O movimento que proclamava a liberdade absoluta acabou, por conta disso, conduzindo a tirania também absoluta. "Kuyper retorna esse tema ao denunciar tanto a revolução francesa como as outras ideologias políticas humanísticas derivadas da mentalidade revolucionária: o liberalismo racionalista, o estatismo bidmarckiano, a social-democracia e o socialismo." Ele argumenta que nós perdemos a noção da imagem de Deus no ser humano, portada inclusive por aquele que vive em condições de miséria. Tomamos, assim, mesquinhos e egoístas. Mas também kuyper não coloca a nossa responsabilidade no Estado.

"Ele busca redefinir o sentido de "socialismo" para significar uma ênfase na sociedade como um "organismo humano vivo" em reconhecer a majestade de Deus. Kuyper chama os cristãos a cuidar da pobreza, é um chamado a todo cristão.

Termino citando o próprio kuyper: "Uma misericórdia que só oferece dinheiro não é amor cristão. Amor cristão se caracteriza por uma doação completa. Não somente doação de dinheiro, mas doação de se mesmo, do seu tempo, de suas forças e de sua empatia. Somente então sairás em liberdade, quando sua doação transcender, com fim de ajudar a solucionar o problema e colocar para sempre um fim a esta transgressão e, assim, minimizar os erros de uma vez por todas."