As Cavernas de Aço (eBook)

As Cavernas de Aço (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Aço

Regis 04/05/2022

Elijah e R. Daniel
Livro construído de uma forma que instiga a curiosidade que só é satisfeita na última página. Com uma amizade que cresce paulatinamente junto com a transformação do pensamento do detetive Elijah sobre os Robôs e os Siderais.
E de um jeito gratificante nos sentimos recompensados pela maneira que o desfecho dos acontecimentos se dá.
Já havia feito a leitura de Eu, Robô... isso me fez entender bem a dinâmica entre robôs e humanos, mas confesso que todo o enrredo da investigação me surpreendeu e me fez desejar ainda mais ler os próximos livros dessa série.
Recomendo com prazer essa leitura.

diliterando 31/01/2022

Gostei muito
Livro:  As Caversas de Aço.
Autor: ?????Isaac Asimov
Ed: Aleph
Pg: 304
"? ??????? ??? ?????????? ???? ????????????? ?? ?? ????? ?? ?? ?????."
????????????????????
Asimov era um autor que gostaria de ter contato com sua escrita que ultrapassa o tempo,  nunca havia lido nada, mas como estou numa fase ler + Ficção Científica pesquisei e resolvi começar por esse clássico As Cavernas de Aço esse livro com uma temática futurista e sobre a relação de humanos com robôs.
desenfreado.
Nessa leitura teremos conflitos entre humanos e robôs em Mundos Siderais. A mão de obra robótica está substituindo a humana, isso gera muito desemprego e vemos como essa relação afeta a todos.

Em meio a esse cenário, o embaixador dos Mundos Siderais é encontrado morto em sua residência na cidade de Nova York futurista. Dessa forma a trama se desenrola com a investigação do crime pelo Elijah Baley é escalado para essa missão, juntamente com parceiro: seu nome é R. Daneel Olivaw, e ele é um robô.
Achei surpreendente a forma como Asimov conseguiu relatar e descrever esse mundo futurista bem elaborado com uma linguagem simples e de fácil entendimento. O autor ainda levanta questionamentos sobre a relação homem/máquina, religião e tecnologia. Será que tudo que ele cria é um mundo tão distante assim? Ou talves não?
Eu consigo ver muitas relações com nosso mundo atual.
Gostei muito da leitura e me surpreendi com o final.  Indicadissimo. Pretendo ler mais seus livros publicados. ?????

Henrique 11/06/2021

Investigação em cenário futurista
O livre traz uma premissa simples: alguém foi morto e uma investigação precisa ser feita. Porém à medida que Elijah, o investigador responsável, conecta fatos estranhos demais, ele se vê encurralado e pressionado a ponto de quem sabe, perder seu emprego. E não é só isso: seu parceiro de investigação é um robô, que pode de fato tomar seu lugar no trabalho. Com tanta coisa na cabeça não me parecia que ele seria capaz de encontrar uma linha de raciocínio. Mas o final é surpreendente e as peças então se encaixam. Recomendo.
Brujo 11/06/2021minha estante
Muito bom esse livro !!!!

Hugaralh0 21/01/2021

Começou podre, terminou perfeito.
Talvez eu releia esse livro futuramente, porque acho que o problema fui eu mesmo. Não estava acostumado a ler ficção científica, ainda mais uma que descreve tanto. Mas acho que ao longo do livro fui me acostumando e começando até a gostar do livro. O ruim é que isso só foi acontecer lá pela página 180.

Mas fiquei muito excitado com o final do livro e tô com muita vontade de ler o resto da série e outros do Asimov.
Lu_capela 21/01/2021minha estante
Acho que você pode gostar do ?O fim da eternidade?

Cassianohammer 28/06/2021

Um livro de investigação policial futurístico. A leitura flui muito bem do começo ao fim, conseguiu prender a atenção.
Asimov escreve muito bem essa obra tbm.
Assim como livros do Sherlock, ao final se resolvi o crime com alguns detalhes que não foram entregues ao leitor desde o começo. Algo que apenas a cabeça do detetive consegui montar, isso incomoda um pouco, mas faz parte desse estilo de livro.

Com certeza irei ler as sequências.

Para quem leu Eu, robô antes, vai ajuntar muito a se ambientar nesse universo.

Chayene.Goncharenc 25/10/2021

"as pessoas confundem as próprias falhas com as da sociedade e querem consertar as Cidades porque não sabem como consertar a si mesmas?"

Andreza.Ramos 05/08/2020

Issac Asimov sempre a frente do seu tempo, descreve uma Terra futurista onde os humanos já exploraram outros planetas e na própria Terra vivem já com recursos naturais excassos criaram um sistema de contenção para evitar a deterioração da raça humana, e claro, o que não podia faltar em suas histórias o uso de robôs.
Nesse livro nos deparamos com o detetive Elijah Bailey recrutado para uma missão um tanto secreta: desvendar um assassinato ocorrido na Vila Sideral onde ele como humano tem que suspeitar de seus semelhantes, tendo um robô humanoide como parceiro ele tem que correr contra o tempo para descobrir o assassino e suas motivações.
É interessante observar toda a sistemática criada por Isaac nessa história, sendo ela publicada em 1953, temos uma terra completamente tecnologia, porém em contrapartida muitos ainda não aceitam a inserção de máquinas no seu dia a dia. Presos dentro de um sistema chamado Cidade o que nós conhecemos hoje como vida, nesse tempo é só uma lembrança, os humanos vivem numa cúpula, não conhecem a luz do sol, racionam comida e se dividem numa hierarquia organizada. Seus vizinhos da Vila Sideral, também humanos, mas divergentes em certos pontos são um mistério a parte e temos também os robôs que não são bem vistos pelo pessoal da Cidade, mas ainda assim são considerados necessários. Considero essa história uma crítica a nossa atual situação mesmo escrita há mais 60, temos aqui a discussão sobre a substituição dos humanos por máquinas, a preocupação do uso desenfreado de recursos naturais, e a ambição humana pelo desconhecido sendo citado inumeras vezes pela situação do homem já conhecer e colonizar diversos planetas.
A estória é uma aventura a parte, com sacadas inteligente e uma trama envolvente somos levados por todas as curvas para desvendar o mistério. Correndo contra o tempo Elijah Bailey precisa descobrir um assassino, impedir uma revolução e o mais supreende uma conspiração contra sua própria vida.

A leitura é bem rápida e fluida, uma estória instigante bem escrita e acima de tudo inovadora.

Belos 17/02/2021

Fundamental
Gostei muito do livro. Para quem está iniciando no universo da ficção científica, o livro prende bastante, misturando ficção e ação.

Vamos ao livro 2.

Paola 10/06/2021

?Quando a população chega a oito bilhões, entretanto, a subalimentação se torna um cenário muito próximo da realidade. Foi necessário que ocorresse uma mudança radical na cultura humana?

Kamila 16/07/2021

Este livro foi uma empolgante leitura de ficção científica. A descrição deste mundo onde se passa a narrativa, somada a uma investigação criminal que até o final é emocionante.... faz deste livro uma ótima história. E quem já leu acredito que vai concordar, e quem vai ler irá confirmar, que essa obra manipula a nossas opiniões e conclusões de uma forma surpreendente... de uma maneira positiva.

Fernando.Andrade 28/07/2021

Elijah Barley, investigador, tenta desvendar um assassinato na vila sideral com a ajuda de um parceiro Robô do qual ele tem aversão.
A história é bem Interessante e o final surpreendente. Vale a leitura.

Rodolpho.Gonzalez 08/10/2022

Agatha Christie + Philip K Dick = Asimov
Que livro, que livro! O robô é o contexto perfeito pra inserir um monte de filosofia no livro, tremendamente atual. Escrito faz 70 anos, mas é mais atual do que nunca. E o crime? Desfecho de Agatha Christie, amigos. Sensacional. Mistério honesto, sem elementos escondidos para impedir conhecer o desfecho final. Personagem com retrato psicológico completo. Baita livro.

Ratinha da Biblioteca 25/02/2022

Robôzinhos vs humaninhos ?
Já se imaginou vivendo sem acesso ao ar puro? Sem sentir o vento no rosto, sem poder olhar para a infinidade do céu??
É assim que a maior parte da terra vive, isolada dos mundos exteriores e seus habitantes, vivendo em cavernas de aço, com raiva dos Siderais e muito preconceito com robôs, Asimov vai nos mostrando essa realidade e abordando muitas questões que dão o que pensar. ?
Quando um sideral é assassinado, a cidade de aço é logo colocada como principal suspeita, afinal o assassino só pode ter vindo de lá e então começamos a investigação, mas temos um porém, além do policial da cidade designado para a investigação, os Siderais exigiram a presença de um robô nas investigações, um robô deles, feito a imagem perfeita de seu criador. ?
Gente, que livro incrível e bem construído, que perfeição de história! Só leiam! Uma ótima dica pra entender o preconceito com os robôs que era bem intenso décadas atrás e ainda temos resquícios.?

Kelly.Jesus 26/03/2021

Genial
Muito bom livro, demorei a engatar na leitura mas ao final gostei bastante! Final surpreendente! Recomendo!

Rainyday1985 28/03/2021

Robôs podem substituir os seres humanos?
Essa é uma das várias questões abordadas neste romance policial futurista. Apesar de não abordar os temas tão profundamente (até porque esse não é o foco do livro), ele te faz refletir sobre principalmente o conceito de humanidade. um livro imperdível para fãs de ficção cientifica e robótica.