Sucesso para um preguiçoso

Sucesso para um preguiçoso Marc Allen

Resenhas - Sucesso para um preguiçoso

Maah.vic 27/04/2023

Aff eu tenho que escrever um tit
Preguiça de escrever a resenha, então tópicos:
- guardar 10% do salário
- doar outros 10% (ele acha que 20% do meu salário é o que? 200 reais? Kkkkkkkkkkk eu recebo menos que 1000 reais fi)
- fake it until you make it
- descanse, ué
- que fome
- é tudo questão de como você enxerga as coisas
- ele me pediu pra me planejar ?????? Ué
- socializar é legal (kkkkkkkkkk aff)
- quando alguém quer discutir com você é só fazer cara de paisagem e acabar com a coisa logo
- no fim de tudo não foi um livro ruim (pra quem só leu as partes cinzas), mas não tem nada de novo nele, já vi essas mesmas coisas em todos os livros de auto ajuda ??
Maah.vic 27/04/2023minha estante
O livro ganhou ainda mais pontos pelo cachorro na capa, coisa lindinha ele dormindo

thaugusto 27/07/2010

Sucesso Para Um Preguiçoso, Marc Allen
Publicada originalmente em meu blog cultural: O Que Dr. House Diria? (http://todomundomente.blogspot.com)

A biblioteca de auto ajuda das livrarias cresce a cada mês. Publicações direcionadas para aqueles que, em vez de buscar encontrar as respostas por si só em outros livros, acreditam que é mais fácil se pautar em formulas para ter uma vida melhor.

Assim, um grande leque de possibilidades pode ser encontrado. Desde aqueles cujos títulos até os não leitores do gênero conhecem, como títulos específico como ter sucesso para quem não tem trabalho, como ter sucesso ao mascar chiclete e, nesse caso, a busca do sucesso mesmo sendo um preguiçoso.

É assim que Marc Allen expõe os problemas de sua vida, sempre de maneira rasa, explicando o quanto nunca quis trabalhar e, mesmo assim, encontrou uma formula para se tornar um homem bem sucedido.

A intenção do livro é ser algo tão resumido que o próprio autor orienta aos preguiçosos leitores a nem lerem o livro todo, e irem acompanhando apenas as palavras chaves que se encontrar em um quadrado cinza, contendo as frases clichês do gênero: é necessário mudar aos poucos a maneira que você se importa com o trabalho para os valores mudarem, trabalhar menos é ser mais produtivo, e uma série de dicas que resumem um estilo de vida criado por Marc, que afirma que tudo deve e pode ser feito de maneira relaxada e calma, sem stress.

Seguindo o esquema padrão de livros do gênero, sem nenhuma profundidade que possa ser, de fato, aproveitada, o livro recicla os clichês do gênero mudando levemente o ponto de vista. Aqui Allen se diz uma pessoa do tipo-Z, a expressão vem de alguém sempre sonolento, que tenta combater as pessoas tipo-A, as viciadas em trabalho.

Ainda que a capa da edição, e até mesmo seu título demonstre que a obra poderia ser mais profunda, sem a bobagem de se basear em formulas quase matemática, o texto segue o estilo da auto-ajuda. Obriga o leitor a se encaixar em um padrão para acreditar que só assim é que pode atingir o sucesso. Livros que mais reprimem a criatividade do que, na verdade, a aguçam. Uma bobagem que infelizmente já foi editada duas vezes em nosso país.

Natalia.Eiras 22/01/2014

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Fala a verdade: só de olhar pra essa capa você já ficou com preguiça, né? Eu fiquei.
Apesar de não me considerar uma pessoa preguiçosa, esse livro me chamou a atenção devido a proposta dele; afinal, quem não gostaria de atingir o sucesso com o mínimo esforço?

Com uma escrita leve e conversando com o leitor, Marc Allen consegue expor seus argumentos e suas dicas de forma simples e trazer uma reflexão: será que é necessário mesmo nos matarmos de tanto trabalhar para conseguirmos atingir o sucesso? Será que seremos felizes dessa forma?

Segundo o autor, o problema não esta na preguiça, mas sim, na falta de foco.
Para ajudar a resolver este problema, ele propõe que você primeiramente sonhe. Pense onde você gostaria de estar daqui há 5 anos. Como seria?

"Primeiro você constrói o seu castelo no ar. Depois, constrói os alicerces dele." Henri David Thoreau.

Em seguida, você deve traçar metas e fazer o planejamento para alcançar essas metas. Até aqui, esse livro se comportou como qualquer outro livro de autoajuda, certo?
Certo; mas agora é que vem o diferencial. O autor incentiva o leitor a ter uma atitude positiva e tranquila neste processo, ou seja, se você tem uma meta (Começar um curso de inglês) e marcou que iria começar na segunda, mas por algum motivo não conseguiu, a tendência seria se sentir arrasado, com a sensação de que não esta progredindo. Mas na visão dele, esta tudo bem, pois você precisa entender que esta progredindo no seu tempo. Não conseguiu ir na segunda? Ok. Marque na sua agenda que irá na próxima segunda e faça isso!

Você é muito desorganizado? Não! Você é organizado nas áreas em que precisa ser. Sua mesa do escritório pode estar uma bagunça, mas você não atrasa as contas da casa, né? Então... isso prova que você não é tãoooo desorganizado como imagina, não é?

Além disso, ele afirma que as pessoas que trabalham relaxadas são muito mais produtivas e conseguem resolver problemas com muito mais facilidade de forma mais inteligente. Vá ler um livro, fazer meditação... inclusive, você deve manter um pensamento positivo sobre as coisas, pois seguindo a filosofia da Lei da Atração, o pensamento tem poder. Manter uma atitude positiva em relação ao mundo fará com que coisas positivas aconteçam com você!

Durante a leitura, o autor lhe dará várias dicas de leitura para você se aprofundar sobre os assuntos que vão sendo abordados por ele, e eu achei isso muito legal. Ele não ficou apenas na experiência dele e em suas teorias; ele se apoiou em outros livros e outras histórias para fazer com que você tivesse a oportunidade de aprender com o erro dos outros e juntou tudo isso em um único livro.

Outra coisa interessante, é o incentivo que ele faz para que você ajude uma ONG. Faça algo de bom pelo mundo, e ele lhe retribuirá em dobro.
Ah! Mas eu sou preguiçoso... não tenho tempo, paciência ou disposição para ajudar uma ONG... Tem sim! Basta doar 10% do seu salário! Coloque a doação em débito automático e programada na sua conta corrente! Você nem vai perceber que esse dinheiro saiu da sua conta. Mas no final do ano, terá a incrível sensação de que fez algo de útil pela sociedade de alguma maneira.

Essas pequenas coisinhas: incentivar a doação; incentivar os pensamentos positivos; fazer com que o leitor aceite que não é perfeito, e que isso esta tudo bem; são o verdadeiro diferencial deste livro. Ele faz com que um workaholic pare e analise se vale à pena se matar de trabalhar sem desfrutar os pequenos prazeres da vida; e faz com que os preguiçosos percebam que mesmo não sendo tão ativos, eles podem contribuir e fazer muitas coisas seguindo o ritmo deles.

Boa leitura!

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

Evandro 23/01/2019

O universo nos dá o que pedimos. Basicamente esse livro diz que as pessoas devem se concentrar nas metas da vida sem se esforçar para torná-las realidade, simplesmente esperar e acreditar que com certeza o universo trará.
Não tem nada de muito inovador.

Harry.Kitzinger 04/07/2019

Muito bom. A leitura é rápida e têm boas dicas. Vale a leitura.