O assassinato do comendador, volume 2

O assassinato do comendador, volume 2 Haruki Murakami

Resenhas - O assassinato do comendador

1 | 2 | 3 | 4

Nifrido 21/06/2021

Livro sobre o vazio e a importância do silêncio
Essa obra, ao meu ver, poderia ser MUITO menor. Consigo visualizar o autor escrevendo trechos aleatórios apenas para ?engordurar? a história e ter de resultado um livro gigantesco.
O protagonista sem nome passa por conturbações na sua vida, e descobre, com metáforas e ideias, algumas respostas para seguir sua vida. Enquanto isso, há muitas coisas que necessitam ficar em eterno segredo.

Marília 16/03/2020

Murakami como ele é
O primeiro livro da série foi o primeiro que li do autor. Fiquei completamente apaixonada pelo comendador e pela história inusitada, mas a sequência me pareceu não muito inspirada como a outra. Não só porque o autor repete novamente vários elementos de outros livros como é um livro que progride lento até que no fim se passa muito tempo, e não sei se minhas expectativas foram muito altas, mas o primeiro livro é melhor no aspecto de história mesmo. Fiquei decepcionada porque mesmo sabendo que o autor estranhamente repete vários acontecimentos em suas histórias - talvez para criar um mundo dele mesmo? - tinha Pássaro de Corda que, apesar de repetir alguns poucos aspectos, é surpreende até para quem já leu muitos de seus livros. No fim, é apenas um livro regular do autor. Não é ruim, é apenas mais um de seus livros com filosofias e complexos existenciais e metafóricos :)
Luiza 18/03/2020minha estante
Sabe que eu venho sentindo a mesma coisa desde o primeiro livro? Como já tinha lido outros do Murakami, a sensação que vinha tendo era que a "repetição" de elementos nessa série é diferente de outras. O autor tem elementos muito próprios, que inclusive permitem que a gente leia trechos de obras e identifique "ah, isso é Murakami!". Mas no caso desses dois volumes, as vezes me parecia uma repetição um pouco mais cansativa... não sei me expressar muito bem, mas a sensação era muito mais "já vi isso" e menos "ah, isso é tão Murakami". Apesar disso, acabei gostando mais do vol. 2. Acredito que por já ter me acostumado mais a esse lado repetitivo e a saber que ele iria aparecer. Confesso que me surpreendi com o pulo temporal, pois imaginei que esses últimos anos seriam desenvolvidos num possível vol. 3.
Também não acho que seja ruim, mas há outras obras mais instigantes, né. Talvez seja uma ótima leitura pra quem está entrando nesse universo.

Felipe.Protti 24/03/2020minha estante
Na verdade esse livro não é uma sequência. Ee é um só mas aqui no Brasil dividiram em dois.

mai 05/04/2020minha estante
No japão foi lançado em dois volumes tbm :)

Marlo R. R. López 03/07/2021minha estante
Hoje em dia não consigo pegar um livro novo do Murakami sem ficar com essa impressão que você mencionou, de repetição. Ele nunca foi de escrever livros muito diferentes entre si, mas ultimamente parece que está instalado numa zona de conforto e não pretende sair. Seus livros ficaram até previsíveis.

Seu comentário sobre o 'Pássaro de Corda' foi certeiro. Eu já tinha lido uns 10 livros dele quando peguei esse, e mesmo assim conseguiu me surpreender. É um livro diferente na obra do Murakami, não sei explicar. É um de seus livros mais maduros, e até hoje aquelas passagens da 2ª Guerra Mundial me dão arrepios.

Willian 21/04/2023

"Às vezes penso que toda minha vida pode ter sido um erro."
A história se desenvolveu muito melhor nesse volume comparado ao primeiro e houve um bom aprofundamento nos personagens. Acho que das obras do Murakami essa foi provavelmente a que causou o maior misto de emoções, por vezes muito bom e algumas vezes bem tanto por conta de ficar detalhado até demais em pontos desnecessários. Mas ao todo, eu gostei bastante da história e principalmente das pontas soltas se encaixando até o final.

Brenda.Maria 28/11/2020

Part 2
Parte dois completa com sucesso | O livro continua da mesma forma que parou não perdeu o fio de raciocínio até o final, mas cuidado com a turbulência dos capítulos 49 - 52 ele coloca um toque fantasioso muito a mais do que você está preparado. Ocorreu um fato que levou a esses acontecimentos mirabolantes, mas sinceramente não me convenceu a justificativa dele mas não deixa de ser um livro muito bem articulado. Essa parte 2 da história você precisa ter mais sensibilidade pra assimilar toda a chuva de informações e conflitos que acontecem.Eu amei ler a continuação, ainda acho muito legal sua escrita e pretendo reler ambas as partes novamente com o passar do tempo (assim como faço com Demian, todo ano releio esse livro e vejo coisas novas) e quero muito ler outras obras do autor.

Adriano.Couto 25/01/2021

Um mosaico de causas e efeitos.
Murakami em sua essência. Acho interesserante como o autor trabalha de maneira tão natural o elemento fantástico em seus enredos. Pensando no comportamento padrão de suas personagens, quase sempre pessoas solitárias, pacatas, introspectivas, esse confronto com o extraordinário gera um magnetismo natural na história, rendendo bons momentos de leitura. Temos a personagem, depois um conflito de natureza sentimental e então algumas situações estranhas acontecem, e não sabemos se estão relacionadas com esse conflito interno da personagem ou se estão amarradas a algo mais superior , de ordem sobrenatural. Por fim uma jornada mística ocorre e a teia de eventos é aos poucos revelada, como um mosaico de causas e efeitos, amarrando as peças soltas pelo autor ao longo da história.
Não deixa de ser uma fórmula básica do Muramaki, mas que para mim funciona legal, pois devorei esses dois livros.

marcioenrique 20/04/2020

embora tenha características semelhantes à trilogia 1Q84, o livro não tem o mesmo brilho de um dos seus romances mais contundentes.

no segundo livro, a história parece se perder um pouco em relação ao primeiro.

murakami parece seguir uma receita de bolo em seus livros, alternado ingredientes secundários conforme as tramas se desenvolvem. (o que não significa que são romances repetitivos ou enfadonhos, pelo contrário, para que curte a escrita do autor japonês, é sempre um bom passatempo ler algo novo dele)

Joice.Yuko 27/05/2021

Mais um livro de Murakami
Quando eu li 1Q84 gostei bastante de Haruki Murakami. Mas ao ler livros que compõem a história do assassinato do comendador, achei que ele enrolou demais.

Tharlley 24/11/2020

Acho que foi a primeira vez que vi um livro do murakami com um final tão completinho, com tantos detalhes e até passagem de tempo. No geral eu curti bastante a história, não é o melhor livro dele mas ainda é muito bom.

Lore 13/03/2021

Sobre o "vazio"?
E é nesse livro que o meu conceito sobre o "vazio", que seria o nada, simplesmente se desfaz. Não esperava que a narrativa se encaminhasse para esse final, me surpreendeu bastante, ainda mais como foi trabalhado o surrealismo, fora que acompanhamos durante a história, vários acontecimentos históricos e costumes orientais bem interessantes e explicados. Só achei que o livro poderia ter menos páginas, algumas coisas poderiam ser mais resumidas ou até mesmo retiradas.

umi minoris 30/09/2021

Depois de ter dado uma pequena pausa após a leitura do primeiro volume, retornei para continuar a história porque estava muito curiosa para saber a resolução dos acontecimentos. O que mais posso dizer é que me surpreendi bastante com o desenrolar da trama e as ligações entre todos os acontecimentos desde o primeiro volume (em certo ponto da história eu estava descrente de que todas as informações poderiam se ligar). Talvez, de alguma maneira, eu poderia gostar mais ainda se fosse mais próximo das minhas próprias expectativas, mas talvez eu gostasse menos se ele às atendesse.

De toda forma, eu não esperava pela grande carga de surrealismo e abstração que estava por vir, talvez por ser a minha primeira leitura de Murakami. O que mais me desagradou em toda a obra certamente foram diversos comentários sexistas dos personagens, que quase sempre não contribuíam para a trama e a ambientação, sendo apenas extremamente desconfortáveis.

Em geral, é uma história super curiosa e diferente, inevitavelmente surpreendente se você nunca leu Murakami, obras parecidas ou sabia pouquíssimo sobre a trama ao começar a ler. Não fiquei completamente satisfeita, mas por alguma razão também não pareço ter ficado exatamente insatisfeita.

Rodolpho.Gonzalez 24/03/2022

Murakami é estranho
E meio tarado.

Mas o livro é legal. Um tipo de história estranha, de um jeito legal. O cara é bastante sutil em descrever o que acontece - não dá todas as respostas. Deixa você interpretar. Acho isso divertido. É estranho em sua maneira de escrever ficção, mas é isso que torna a leitura boa.

Sobre a primeira parte da resenha, bem, quem leu deve ter pensado igual.

Podia ser um pouco menor. Mas a parte descritiva, penso, tem a ver com o próprio personagem. Tem sentido de ser.

JuliaMarques 09/05/2024

A forma como o autor escreve o realismo fantástico é muito boa. A forma intrínseca que os dois mundos se conectam é muito boa. A escrita também é bem fluida e facil de ler, mas me incomodou vários traços de personalidade de dois personagens principais que eu nao sei até que ponto estes traços se originam do próprio autor. Traços estes que me incomodaram demais, a ponto de desgostar da trajetória inteira

Ricardo256 31/12/2020

O que eu achei?
Um livro com bastante suspense. Uma escrita gostosa. Podia passar horas lendo o livro sem se cansar. Ele demora para introduzir certos fatos a história pois ele vai cozinhando para chegar no ponto clímax. Personagens bem construídos. No entanto, diante de todas essas percepções: as pessoas podem amar ou odiar este livro rsrs

1 | 2 | 3 | 4