O Máskara

O Máskara John Arcudi...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Henrique 03/04/2021

Uma narrativa sem muito foco para um personagem com menos ainda
O Máskara é uma história que carece de personagens carismáticos, porém sabe como utilizar todo o caos que o Cabeção (Máskara) trás, de forma a tornar a trama interessante e manter o leitor interessado, sempre esperando o próximo momento em que alguém irá colocar a máscara. O foco da história é todo o caos e destruição que a máscara pode causar.

Um fator que enfraquece os personagens "principais" é o fato de que não há. Temos o tenente Kellaway e Kathy, que permeiam por todas as 3 histórias, protagonizando alguns momentos, e, em outros, apenas sendo personagens de apoio para o enredo. Essa falta de foco, se intencional, trás à história um sentimento de caos e imprevisibilidade, como a própria máscara representa.

As 3 histórias contadas foram escritas por John Arcudi e desenhadas por Doug Mahnke, mas cada uma foi colorida por artistas diferentes, tornando a arte de cada história distinta. Seja com tons mais voltados para o amarelo/vermelho, cores mais sólidas ou a utilização de cores mais vivas, em geral (pessoalmente, me agradou mais o estilo da primeira história). São aspectos que mudam totalmente o tom e a forma com que o leitor absorve a narrativa.

Por fim, temos aqui um compilado que representa bem a ideia inicial do que é O Máskara. Nada mais é que o caos proveniente do uso da máscara misteriosa, que apenas existe com este propósito, independente de quem a utilize. A máscara quer o usuário o mais fora de si possível, quer que ele se perca. E, quando isto não é possível, tem-se um final tão irônico quanto possível para esta edição de O Máskara.

Be 28/03/2024

Insano
Tanto o filme quanto a animação são maravilhosos e nos fizeram amar o cabeçudo verde mas nem um e nem outro chegam perto do nível de insanidade, violência e show de bolice que essa hq trás para o nosso querido máskara. ao ler isso eu me senti indo pra farra com um velho amigo de infância que passou bons anos afastado. não lembro de ter visto coisa mais frenética e surreal nos últimos tempos. eu teria facilmente edições e mais edições de histórias caóticas com nosso infame máskara.

flaviopsa 09/05/2020

Recomendo
Esse quadrinho inspirou o filme, protagonizado por Jim Carrey , e posteriormente, os desenhos animados. O Máskara foi lançado no BR, recentemente, pela editora Pipoca e Nanquim. Esse quadrinho é bastante colorizado, com humor ácido e BASTANTE sangrento, nada infantilizado, por este motivo não recomendo que seja lido por crianças. Uma curiosidade do HQ é que o personagem principal, em nenhum momento no miolo dessa estória, é chamado de O MASKARA.
Karina Oliveira 09/05/2020minha estante
O meu chegou no serviço, e eu tô em casa de quarentena.

joaoggur 30/01/2021

BIZARRÉSIMO!
O Máskara foi um quadrinho que achei engraçado, sádico, tosco e trash ao mesmo tempo.

Com uma história meio tosca e arrastada, O Maskara não tem medo de abusar de loucura e bizarrice (tal qual PREACHER!). A trama principal, EXTREMAMENTE diferente da apresentada no filme de 94, conta a história de uma máscara que, quando alguém a usa, torna a pessoa psicopata e maligna, adicionado a poderes quase infinitos.

No filme, a Maskara deixa a pessoa louca, mas no quadrinho, a Maskara deixa REALMENTE a pessoa com alguns parafusos a menos.

Mesmo os desenhos sendo muito bons, dando um tom louco as cenas, o Roteiro não me agradou. Achei a história fraca e mal contada.

Gostei muito da edição da PN; verniz localizada e boa impressão. Cores muito bem impressas

É uma história louca e sangrenta, que não agradará a todos, mas os desenhos são bons, tal qual a edição. Vale a pena ter na estante.

Sam 04/01/2023

Meeeh
O Máskara, espera bem mais dessa hq me falaram que era bem diferente dos filmes, mas não achei não, única diferença é que no filme não tem tanta morte e sangue como temos aqui, historias onde mostra como uma pessoa perde sua sanidade ao usar a máscara, nada de novo...

diogo.s.silva.9 17/06/2023

A HQ não tem nada a ver com o filme na HQ ele é sádico mata por qualquer motivo e não tem nenhum remorso
Michela Wakami 17/06/2023minha estante
????

Gabriel Seixas 16/07/2023

Os loucos com a Máskara
Só o começo se parece com o filme, famoso por conta da excelente atuação do Jim Carrey. Mas só isso, porque o quadrinho é insanamente violento com várias pessoas passando pela máscara. Stanley é só o primeiro. O que fica um pouco confuso são os vilões que vão mudando, uma hora um tá preso depois fica solto sem muitas conexões ou explicações. O que é muito bom aqui são as cores e desenhos, obra de arte pura. No geral é uma boa opção de entretenimento, sem muitas expectativas em relação a história.

#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #poesia #historiaemquadrinhos #mangá #literaturanacional #literaturainternacional #kindle #kindlebrasil

VictoriaSab 27/08/2023

Radical!!
Pra quem estava acostumada com a ideia do que o Maskara do filme era, se surpreende muito depois que lê o livro, é completamente diferente! Mas é um diferente legal Hahhaha, o Maskara podem ser várias pessoas e não fica preso em apenas um personagem e ele se manisfesta de acordo com a personalidade da pessoa, então as reações são diversas, por isso se torna tão interessante. Ademais, as ilustrações são incríveis, poucas vezes eu tive a oportunidade de ler uma HQ nesse nível.

Tonho 31/08/2020

O máskara
Gostei bastante da HQ, uma humor bastante ácido, eu queria mais. Não me arrependo de ter comprado, a leitura é bem tranquila tbm, não é pesada.

jonatas 14/11/2020

Sensacional!
O livro mostra um Máskara diferente, mais agressivo e violento e tem até mais sangue que nas versões do cinema e do desenho animado. Mas, o humor é o mesmo e garante boas risadas!

Mary 28/01/2021

Achei ok
Bom, primeiramente o quadrinho contém um compilado das três histórias originais do Máskara que o estabeleceram como ele é hoje no cinema e na mente das pessoas.
Quase abandonei a HQ na primeira história, achei muito lenta, personagens mal aprofundados, a própria história era muito rasa. As duas últimas histórias, no entanto, foram bem melhores e subiram a minha classificação desse livro como um todo. Achei um pouco ruim que eles não "solucionaram" o principal problema que esteve presente nas três histórias (e que parecia que seria solucionado no final, especialmente depois de uma cena na história nº 2). Os desenhos são bem bonitos do meio do encadernado pra frente. Na primeira parte tem algumas pérolas, mas tem muito desenho "choco" também.

Ana 27/04/2020

Quem não conhece o Máscara dos filmes né? Mas... esse não é exatamente o Máscara dos filmes, já aviso.

Para começar, o Stanley Ipkiss não é tão ingênuo e bonzinho que nem o do filme não. Quando ele se torna o Máskara fica bem violento, mas segue com o sarcasmo que conhecemos do filme. E... ele não é o protagonista da história.

No quadrinho também se encontra o tenente Kellaway, do mesmo jeitinho rabugento! Hehehe.

Assim como alguns personagens do filme estão presentes na hq, alguns do filme não existem na hq e outros da hq não aparecem no filme.

Na hq a máscara tem mais influência sobre os personagens, e possui alguns poderes diferentes dos apresentados no filme.

Achei legal a letra dos balões de diálogo ficarem diferentes quando é o Máskara falando, a fonte dá a impressão de um maluco gritando! Heheheh

Para mim, o Máskara é um justiceiro exagerado, sem escrúpulos, e totalmente sádico (a maioria das vezes a motivação dos crimes é fútil). Aqui notem que o Máskara mescla muito com a personalidade do personagem que a está usando.

A hq tenta balencear a violência com o humor do personagem, mas acho que não funcionou muito comigo, porque quando lembro do Jim Carrey no filme, acho ele tão carismático e meio desajeitado, acho que por isso o Máskara dos quadrinhos não conseguiu me convencer. Ps. Reparem que quando digo o Máskara estou falando de quem está usando a máscara. E isso muda inúuuuuumeras vezes...

Resumindo, é um quadrinho que entretém, mas não poder ser rotulado como comédia (como o filme é), tem momentos engraçados sim, mas é muito mais de ação do que qualquer outra coisa.

E aqui faço uma nota triste (que não vou rotular como spoiler porque o pessoal do Pipoca já falou no vídeo deles! Heheheh): Milo não está na hq, é um personagem somente do filme!
Chris 27/04/2020minha estante
Poxa, amo o personagem do Jim Carrey e o Milo...:(

Ana 27/04/2020minha estante
Sim. Os personagens são muito cativantes no filme, isso faz se desiludir com a hq! ?

Mateus 23/12/2020

O Máskara
Meu primeiro quadrinho e me trouxe uma experiência diferente.

Escolhi o Máskara porque assisti muitas vezes ao filme e tenho boas lembranças dele, nunca pensei que a história era baseada nesse quadrinho.

A edição do pipoca e nanquim é deslumbrante, realmente valeu cada centavo, um item para colecionadores ou apreciadores de o Máskara.

A arte é de se admirar também, com uma coloração muito chamativa e impressionante.

A história em si não trás muitos questionamentos ou aprendizados, é um passa tempo bastante envolvente, recomendadíssimo!

Lali 22/05/2024

Minha infância foi uma mentira kkkkk
A história original é bem mais violenta e cheia de personagens interessantes. Stanley é um personagem bem menor, e todas as pessoas que usam a máscara passam por transformações incríveis. Muito melhor do que a adaptação? como sempre.

Henry 20/12/2020

Água com açúcar
Poderiam ter explorado mais, esse que é um grande personagem anti herói.

A Editora Pipoca e Nanquim teve excelência em trazer no catálogo uma obra com um projeto gráfico tão bom. Acabamento de luxo impecável e capa dura.

Sobre a história, achei repetitivo, visto que a HQ tem mais de 300 páginas (380, se não me engano). Com esse tamanho, acho que poderiam ter explorado um pouco mais e saído da fórmula do primeiro capítulo.

Visivelmente, as inspirações para o filme vieram dessa HQ. Valeu a pena ter conhecido alguns (poucos) personagens icônicos e a verdadeira origem do Máskara.

Boa leitura. Por alguns momentos se tornou cansativa. Mas no fim, valeu. Nada fenomenal, mas tampouco deixou a desejar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5