O Caminho do Samurai

O Caminho do Samurai Inazo Nitobe

Resenhas - O caminho do Samurai

RicXand 13/06/2021

Pra quem já leu vários livros sobre samurais e também pratica artes marciais, o livro vai acrescentar muito no entendimento sobre o bushido.
O autor faz várias comparações ente a cultura japonesa e a ocidental citando vários autores para um melhor entendimento.

Rafael Kerr 23/01/2022minha estante

Lucas.Rocha 10/09/2022

Caminho do guerreiro interior.
Um livro que traz em suas palavras muitos ensinamentos a respeito de um forte povo, os japoneses. Povo que herdou um forte espírito, um espírito de vitória, disciplina e coragem, o espirito samurai. Não se trata de um livro de ensinamentos bélicos, de guerra ou meramente estrategias, trata-se de um livro de ensinamentos filosóficos e culturais, ensinamentos que forjaram a alma de um povo destemido.

A edição reúne alguns dos ensinamentos mais profundos dessa linda civilização. O autor é muito eficiente em usar de maneira clara e didática, belos provérbios samurais, seu texto é completo, cheio de ensinamentos e incrível clareza refletindo a sabedoria samurai.

Esta obra, representa um singelo manual, de como um povo forte foi moldado, independente das eras, o Japão permanecerá forte e inabalável. As palavras contidas aqui servem para qualquer um que queira um pouco da eficiência do Bushido em sua vida, seja na pessoal ou profissional.

Eicassiano 05/05/2021

Fico pensando e pensando como pode existir uma cultura tão rica em detalhes. Esse livro é um primor.

Marcelo1145 10/08/2021

Samurai, exemplo de vida
Um livro que esperei mais. Contudo, passa a base do que é a filosofia de um samurai para aplicar para a vida. Honra, sensatez, lealdade e princípios. Conceitos básicos para a construção de uma sociedade e padrão de vida.

Daniele522 19/09/2021

O caminho do Samurai
Antes de julgarmos uma cultura, deveríamos antes conhecê-la e procurar entender suas motivações e sua história. Toda cultura tem sua história e seus costumes são parte deste trajeto. Neste livro Inazo Hitobe didaticamente explica para o leitor, a partir de exemplos de conceitos ocidentais, sua cultura, mostrando suas diferenças e similaridades.

Julio 14/05/2022

Muito bom ...
Gostei! Esse foi um dos livros que encontrei em um sebo durante minha viagem pra Cabo Frio RJ, comprei pela capa que é muito bonita.
Muito conteúdo, a filosofia do Bushido é muito interessante, confesso que esperava algo focado no samurai, mas não deixou a desejar, recomendo!

Eduardo.Menezes 17/08/2021

Pouco Samurai e muito gaijin
Eu esperava um pouco mais de profundidade na cultura dos Samurais. O autor deixa a desejar, focou muito na visão que os estrangeiros tinham sobre a cultura japonesa e como o Bushido influenciou na vida do povo japonês. Porém, como o título dá a entender, eu esperava que o foco fosse na vida do Samurai, e nesse quesito, muito pouco foi explicado.

Caio383 08/12/2022

Um bom livro para saber sobre a vida é estilo do samurai, principalmente para aqueles que não conhece nada ou nunca leu sobre o assunto.

Livro que explica o básico não entrando se aprofundando no assunto.

arthurzito 24/02/2024

Assim que eu iniciei esse projeto de leitura, eu já sabia que o livro que eu leria do Japão seria sobre os samurais. Sempre gostei muito de duas coisas, no que tange história: os romanos e os samurais. A História tem muitos capítulos com os aspectos social, político e filosófico que foram trazidas pelos samurais. Com o avanço territorial europeu no século 17-18 para as ilhas do Pacifico e da Ásia, muitas missões com o intuito de conhecer a natureza e a cultura dos povos originários e subsequente dominação dos territórios foram realizadas, com o tempo a sociedade japonesa permaneceu firme, mas mais aberta às influências dos europeus. Esse período de transição foi bastante marcado pelo comercio mutuo, pela migração de mãos de obra e missionários cristãos para o Japão e de estudantes japoneses para Europa-EUA. Nesse contexto, Inazo Nitobe decide escreve um belíssimo trabalho que vai discorrer sobre as origens do Bushido.
Uma escolha interessante do autor é fazer inúmeras comparações com os códigos de cavalaria da Europa, ele faz um trabalho intenso em mostrar para a sociedade da época que não havia tantas diferenças entre o Japão e o velho mundo, inclusive demostrando que em muitos aspectos o estilo de vida dos samurais vai além de um código militar. Sinceramente, eu acho que esse livro é uma obra prima, é sem dúvidas um trabalho célebre.

Rbraga 20/08/2021

???????????????????????????????????????????????????