Uma História da Música Popular Brasileira

Uma História da Música Popular Brasileira Jairo Severiano

Resenhas - Uma História da Música Popular Brasileira

Luccas.Soares 26/07/2021

A tarefa de compilar a história geral de um gênero musical, principalmente um tão rico como a nossa música popular, não é tarefa fácil.
O livro é extenso, com muitas informações valiosas (as vezes citadas de forma breve justamente para poder ter uma leitura mais fluida). Ele responde bem ao que se propõe: mostrar o panorâma da música brasileira, porém acredito que final (por causa da grande quantidade de informações que aconteciam ao mesmo tempo) dá uma "corrida" desnecessária. Gosto que foi um volume só, mas fiquei com vontade de me aprofundar em momentos específicos. Uma leitura no geral valiosa, principalmente pra quem estuda música e a arte brasileira (e obviamente os fãs de boas músicas).
Raquel 09/01/2022minha estante
O que significam os números na primeira página?

Luccas.Soares 10/01/2022minha estante
Raquel, também não sei dizer, mas comprei outros livros sobre história da música da mesma editora e tinha uma grade similar. Imagino que seja algum tipo de código de controle da editora mesmo

MVGiga 07/08/2015

Sem a música, a vida seria um erro
Nada como viajar no tempo e aprender sobre a história do país acompanhado de umas das melhores invenções humanas, a música. Em diferentes épocas, em diferentes contextos, a música além de servir como o entretenimento mais gostoso de deleite, deixa registrado e imortaliza em notas, todos os valores e princípios de uma determinada passagem do tempo, da sociedade.

Este livro possibilitou essa viagem ao passado, aqui o autor resgatou perolas de tempos de outrora. Apesar de não ser respondida (quem se atreve?!) a questão de quem inventou a Musica Popular Brasileira, a evolução musical é algo que nos enchem os olhos e apuram os ouvidos. O registro mais antigo beira do período imperial, e desse ponto em diante, distintos estilos de musica surgiram servindo de instrumentos para tradução dos momentos e progressos mais importantes da sociedade brasileira: O berço do samba, a era de ouro da rádio, a bossa nova, os festivais televisivos, a tropicália, a jovem guarda, os hits internacionais importados e adaptados (funk, reggae, romântica e etc), o rock brasileiro, os downloads. Sem a música, a vida seria um erro, assim falou Nietzsche.
Raquel 09/01/2022minha estante
O que significam os números na primeira página?

Marcio Coltri 01/08/2022

Superficial...
...porém dentro da proposta descrita já na introdução do livro, que é o resultado de um ajuntamento apostilas feitas pelo autor.
Indicado pra quem quer conhecer um panorama geral da Historia da MPB.
Como é bem amplo e aborda muita gente, é recomendável que se leia de maneira lenta pra que o leitor possa assimilar cada fase da nossa rica musica brasileira
Caso o leitor queira se aprofundar em algum assunto específico, basta procurar as referências bibliograficas que o próprio autor sugere no livro.

duda maia 16/12/2022

muito boa leitura! gostei bastante da escrita e da organização histórica que trouxe, nos deixa por dentro de todo o cenário que desembocava na música! gostei muito das explicações teóricas também, tornava o entendimento musical mais visível, além de trazer muitos (muitos) exemplos de músicas dos períodos e compositores! serviu muito bem de embasamento para o trabalho que precisei faze e, além disso, para alimentar meu conhecimento sobre a música popular brasileira - a qual tenho grande apreço.