A Hora Mais Sombria

A Hora Mais Sombria Meg Cabot

Resenhas - A Hora Mais Sombria

Vanessa1409 24/10/2023

"Perdido por um, perdido por mil".
Suzannah é, realmente, uma das melhores personagens. Amo seu bom humor, suas tiradas apimentadas, até mesmo quando a situação é crítica. Nos momentos de perigo, ainda que admitindo o medo, ela solta suas piadinhas, arrancando-nos boas risadas. É como assistir Um Tira da Pesada ou alguma outra película do gênero. Suze sabe que está encrencada, então, assume o estilo "o que é um peido para quem já está cagado?" e lança suas ironias aos oponentes.

Nesse estilo "perdido por um, perdido por mil", nossa debochada protagonista finalmente assume ? para si mesma e para os leitores ? sua paixão platônica por Jesse. Aliás, uma gostosa idiossincrasia dessa série é esse contato direto com a personagem. A escrita de Cabot deixa aquela deliciosa impressão de estarmos conversando com a protagonista, enquanto ela conta suas aventuras e, como se pudesse ver nossas reações durante a leitura, lança um "não me julgue, ok?".

Jake ? carinhosamente (nem tanto) chamado de Soneca por Suze ? é um personagem que ganhou minha atenção. O rapaz é responsável, tem dois empregos e ainda encara a faculdade. Tem planos para comprar seu próprio carro e economiza para isso. Atencioso ? quando está acordado ?, já aceitou Suze como irmãzinha e a protege sempre que pode ? ainda que a própria Suze não reconheça o fato. ? Sabe aquele tipo de brutamonte fofo? Assim é Jake.

Senti falta de uma participação maior do padre Dom. Porém, convenhamos, a turma estava de férias, e ele não hesitou em fugir das loucuras de Suze e correr para um retiro. Quando Paul convida a protagonista para um encontro, Suze cita Dirty Dancing. "Ninguém deixa Baby de canto". Uma alusão ao que poderia ser sua relação com Paul, porém, com papéis invertidos: a funcionária do hotel com o filho rico do médico. É exatamente esse tipo de comentário que faz com que nós, adultos devoradores de livros, nos apaixonemos pela série, porque entendemos as citações da personagem, captamos as referências que nos conduzem a uma deliciosa aura de nostalgia.

Nesse ponto da história, ficou claro que Suze não é uma mediadora comum. Se no segundo livro descobrimos que ela não podia só ver, como, também, invocar os mortos; no quarto volume vemos uma espécie de viajante ? ou xamã. ? Para evitar spoiler, encerro aqui os comentários. Mas posso dizer que esse enredo tem um desfecho que nos deixa boquiabertos, de tão inesperado que é, uma situação que realmente não dá para imaginar, e que faz total sentido. Meg atirou no escuro, e acertou o alvo! Mais uma vez, tenho que aplaudir essa diva da literatura.

NOTA FINAL: Misericórdia! A série inteira é um primor de originalidade, de suspense e de diversão. Mas esse volume excede nossas expectativas, deixando-nos boquiabertos e ansiosos por mais. É perfeito para todas as idades, até mesmo para quem não curte o tema. Continuo indicando, insistindo, pedindo uma chance... sim, virei fã, amo a escrita de Meg Cabot e recomendo A Mediadora, implorando ao universo cinematográfico para que, assim como O Diário da Princesa ganhou sua versão para as telonas, Suze e sua turma um dia cheguem às nossas salas de cinema. Nota mil!

gabspittol 21/10/2023

Esse livro é extremamente envolvente, o que sempre me faz devorá-lo. Eu, particularmente, acho o Paul um chato, o que me faz revirar os olhos a maior parte do livro! Entretanto, as cenas com Jesse dão um quentinho no coração que faz tudo valer a pena. A aproximação de Suze com seu meio-irmão mais novo também deixa a narrativa muito mais interessante e instiga nossa curiosidade. É nítido o amadurecimento da personagem à medida em que os livros vão passando.

site: https://www.resenhasdagabs.com/

Vivi 04/10/2023

A série só melhora
Me arrependo de não ter lido antes. Sei que se tivesse lido na adolescência eu ficaria apaixonada pelos personagens e pelo enredo. Amo o jeito que a Meg escreve e a facilidade que ela faz com que fiquemos enrolados pela história sem vontade de sair.

Gabrielli.Escobar 19/09/2023

Comentando sobre o 4° livro
Então... confesso q eu adoro todos os livros da saga, especialmente esse. Terminei de ler ele não faz muito tempo e até agora não superei o que aconteceu no final dele, literalmente na última página ksks surtei muito.

nomundodesalem 06/09/2023

A Hora Mais Sombria // A Mediadora #4 // Meg Cabot // 4,0 ⭐️⁣

💀⁣

Suze está de férias e tudo o que ela queria era passar seus dias na praia tomando sol com seus amigos, mas sua mãe e seu padrasto decidem que seria melhor Suze arrumar um emprego temporário.⁣

Trabalhando como babá em um hotel, Suze fica encarregada de cuidar de Jack, um garoto um tanto quanto assustado que possui o mesmo dom de Suzannah.⁣

Enquanto Suze ajuda Jack com seu dom, Andy e Dunga - seu padrasto e seu meio-irmão, estão escavando a quinta de casa para a instalação de uma piscina e acabam por encontrar cartas antigas assinadas por Maria e Jesse. Até que o fantasma de Maria começa a importunar Suze para que seu padrasto pare com as escavações. ⁣

Agora Suze tem que lidar com um mediador novo, um fantasma a ameaçando e se aprofundar nas pesquisas sobre o passado de Jesse.⁣

Eu amo o 4º livro dessa série, e não é apenas pelo fato de ele se aprofundar mais na história de Jesse; é que esse livro é o que mais evolui e as coisas vão ficando mais sérias. ⁣

A narrativa continua envolvente, me diverti lendo, assim como passei raiva com um certo personagem. ⁣

Impossível não terminar a leitura e não ficar caidinha por Jesse.⁣

Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️⁣

site: www.instagram.com/nomundodesalem/

Casumere 31/08/2023

O passado do Jesse vem à tona
Volume 4 da série de A Mediadora. Esse volume foi bem interessante.

Finalmente, temos o desenvolvimento da história do passado e morte do Jesse. Até a antiga noiva dela, a Maria, apareceu para causar problemas.

Foi triste e compreensível a reação da Suzannah quando encontraram os restos mortais do Jesse. : (

O final... S2 Totalmente injusto, terminar dessa forma.

E por fim, Paul é um babaca. Não é spoiler. Só um aviso. Todo babaca deveria vir com um aviso. : ) De nada!

MVAM 31/08/2023

Melhor livro da vida ??
Tô apaixonada, sério. Além de engraçado, eu me vi torcendo desesperadamente pelos personagens e criando várias teorias do que iria acontecer. Recomendo demais esse livro ??

Marinne 03/08/2023

A mediadora 4
Esse livro ja esta bem melhor e aprofundado que os outros, como se os anteriores fossem fillers e a historia de vdd comece agr

venusianight 27/06/2023

Finalmente desenvolveram a história do jesse, a gente agora sabe direito o que aconteceu com ele mas tem mais aí né pq afinal o cara ainda tá lá né

uma coisa sobre esses livros é que como são antigos ali dos anos 2000 e a tradução também é antiga tem umas paradas que eu leio que eu fico meio '_' mas a gente releva dado o contexto né mas ainda sim é bom ressaltar

Dayse 20/06/2023

Meio chato
Acho que o jeito da mediadora está me irritando um pouco, achando meio forçado essa paixonite que ela tem pelo fantasma.
Esse livro, dos que li até agora da série, foi o que passou de engraçado e leve de ler, para forçado e chato.
Não sei se continuarei a ler s série.

Monica 15/06/2023

Surreal
O melhor da coleção até o momento. Torcendo para Suzana e Jesse ficarem juntos para sempre. Sinto uma pontinha de inveja... Gostaria de ser mediadora também.

Camila 06/06/2023

O melhor da série, até agora, disparado
Eu sei, já estou me tornando clichê em dar 5 estrelas para os livros dessa série. Mas, que culpa eu tenho se a história é TÃO boa? Até o momento, considero A Hora Mais Sombria como o ponto alto do amadurecimento da Meg em A Mediadora.

Impossível eu não começar por aquele final. Fui dormir muda e acordei calada. Quem leu, sabe do que eu estou falando. E é apenas isso que irei comentar ?.

Tratando da condução do enredo em si, consegui detectar um desenvolvimento muito mais robusto e coeso. Há plots menos óbvios e mais tensos, maior envolvimento do Padre D. e uma interação menos superficial da Suze com os personagens que integram os vários núcleos que perpassam a sua rotina (exceto a escolar). Além disso, o mistério que paira sobre a real participação de Paul evocou uma curiosidade tremenda em mim. Ainda há muitas perguntas sem resposta, mas acredito que isso servirá com gancho introdutório para os próximos livros.

Jesse é um personagem que não cabe comentários, eu apenas pagaria para ler, pelo menos, mais umas dez falas dele. Ouvir "mi hermosa" causa 3 tipos diferentes de arrepio em mim. É de deixar qualquer mulher fraca.

Enfim, e que venha o próximo!!!