Contos do Grotesco e do Arabesco

Contos do Grotesco e do Arabesco Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos do Grotesco e do Arabesco

Domi 22/05/2024

Um gostinho do sombrio e do cômico de Sir Edgar Allan Poe
Devo confessar que não achei um livro de fácil leitura, pois muitas vezes me demorava mais nas notas de rodapé (as quais não consigo deixar de ler) do que no próprio conto. Mas fora isso devo dizer que alguns deles me chamaram mais a atenção:

- Morella: por seu elemento sobrenatural com todo o toque de ironia no final da história.

- Hans Haall: pela mistura do fantástico com o absurdo narrado de forma tão minuciosa em seus detalhes que nos faz acreditar ser possível viajar até a lua em um balão.

- Perda de ar: o próprio conto nos faz perder o ar com o destino do protagonista.

- Porque o Francesinho Tem a Mão em Uma Tipoia: uma história inesperadamente cômica dentre tantas com ar sombrio do livro, que até me fez rir pelo contraste com os outros contos.
Kratheus 29/05/2024minha estante
Perfeita análise

Gabriel Olegário 30/05/2024minha estante
Estou chegando na metade do livro, sinto que às vezes os contos perdem o ritmo em nome de uma perfumaria de erudição? Tô dando o meu melhor para terminar, mas não está divertido hahaha

Suruassossaurus 04/06/2024

Entre esposas mortas, viagens de balão e outros contos...
Poe foi o grande responsável pelo meu prazer em ler ter sido criado. Dentre tantas fantasias medievais, livros infantojuvenis e quadrinhos foram os personagens curiosos e situações impactantes de Poe que captaram minha atenção.

Esta edição é, segundo informa o editor, a única compilação de contos feita pelo próprio Poe. É algo interessante de se saber, acabei eu mesmo buscando algum fio de meada que me levasse próximo ao raciocínio que Poe nutriu em sua mente no momento da escolha. Dentre os contos, poemas, críticas e ensaios que tomaram forma através de seus dedos e sua tinta admito que a seleção não me agradou ao todo.

Longe de ser ruim, apenas foge do meu gosto. Aprendi a ter prazer nas páginas lendo historias sobre bêbados arrependidos, loucos capazes de ouvir coisas ditas direto do inferno, estirpes nobres amaldiçoadas pelo casamento consanguíneo e três ou quatro esposas falecidas sob circunstâncias perturbadoras. Seguindo este meu gosto fico feliz em ver Morella, A Queda da Casa de Usher, Ligeia e Berenice estão presentes.

Contudo havia uma veia cômica em Poe, e talvez eu esteja interpretando e me expressando mal aqui. Há diversis contos com tons mais satíricos, talvez pensados para provocar alguém ou algum grupo específico. Estes infelizmente não conversaram comigo e, mesmo havendo excelentes notas de rodapé conteno explicações detalhadas, ainda me senti perdido em alguns destes enredos. Também há uma característica do autor de usar palavras e frases em francês. Isso não seria um problema se alguns contos não fossem compostos de uma sucessão destes elementos, obrigando ao leitor interromper a leitura para buscar a tradução a cada meia dúzia de palavras e, assim, comprometendo a fluidez.

Poe é de longe meu escritor favorito cujo trabalho me acompanhou em minha imaginação por anos e mais anos. Ainda que eu não possa afirmar gostar da obra toda dele de forma geral não posso negar que ele foi uma jnfluência, de certa forma, durante meu crescimento e firmou as bases para que eu pudesse aproveitar obras diversas anos depois.

Fernanda Bard Chagas 12/05/2024

Contos do Grotesco e do Arabesco
Que saudades eu tinha das leituras dos contos do Edgar Allan Poe, e sua forma única de escrita, que faz a gente parar para pensar e admirar.
Eu sou apaixonada principalmente pelos contos de terror psicológico e que colocam o leitor cara a cara com os mais insanos dos terrores da mente humana, a morte e seus mistérios, delírios e misticismo.
Edgar tem um jeito especial de descrever as sensações de horror dos seus protagonistas. Ao mesmo tempo, ele traz junto dele um tom de sarcasmo e sátira, entrelaçando em seu enredo muitos elementos eruditos.

Pol 10/06/2024

Contos do GroteszzZZzz
Esqueci de cancelar a assinatura do clube de literatura e acabei pegando esse livro do Poe que até então não conhecia, me despertou interesse quando soube que, contrariando todas as estatísticas da época, ele mesmo reuniu os contos que queria e editou o livro.
Não vou ser hipócrita e dizer que o livro é ruim pela nota que dei, ele de fato não é. Tem uma quantidade (pequena) de contos que realmente me pegaram, do tipo de que quando acabava de ler me deixava imaginando como seria um livro só dele. O problema é que os que não me pegaram deixaram a leitura do livro muito lenta e chata, em alguns momentos também a quantidade de notas nas páginas era maior até que a própria escrita do livro o que deixa meio emperrado o ritmo de leitura, e confesso que muitas delas não são de necessidade para entender a história em si, o que pra mim acaba se tornando só uma distração.
No mais é isso, Poe definitivamente tem livros muito melhores e não indiciaria esse para um leitor que tá iniciando nele agora. Acredito que encaixa muito mais como um temperinho adicional pra entrar mais na cabeça daquele danado.

É isso
xx