Calafrio

Calafrio Maggie Stiefvater

Resenhas - Calafrio

blay 25/04/2021

um dos meus livros favoritos
A leitura é leve, facil de entender, e tem tudo na medida certa, me fez ficar nostálgica e emocionanda a maior parte do livro, me prendeu de uma forma surreal ao ponto de eu só parar de ler quando terminei, tudo em torno dele me enche de um sentimento tão forte que eu mal consigo descrever, com certeza virou um dos meus favs

Loma 22/04/2021

"It’s the summer of our lives, we’ll contain it for a while.”
Calafrio é uma releitura, li pela primeira vez quando tinha uns 14 anos. Agora, 10 anos depois, continuo com uma opinião parecida, mas com uma visão um tanto cética quanto a temática sobrenatural. Calafrio tem narrativa em primeira pessoa, capítulos intercalados entre Sam e Grace, a linguagem é simples e fluida.

Quando criança, Grace foi atacada pelos lobos na floresta. Surpreendentemente, quem a salva é um lobo de olhos amarelos. O relacionamento entre eles torna-se platônico a partir desse momento. Depois disso, todos os invernos, Grace observa os lobos. Especialmente o “seu” lobo de olhos amarelos. Ele a observa de volta, mas nunca se aproxima ou facilita a aproximação dela.

Quando Jack é atacado, homens começam a caçar os lobos no bosque. Nesse contexto, Grace encontra Sam ferido e em sua forma humana. Ela o reconhece imediatamente pelos olhos.

Grace é uma garota bem diferenciada para idade dela. É prática, responsável e um tanto solitária. Seus pais são muito liberais, o que facilita a entrada do Sam em sua rotina. É uma leitora ávida, uma mulher metódica, não é o clichê da garota frágil. Ela é forte, age quando precisa e não espera que as pessoas façam as coisas no seu lugar.

Sam é apaixonado por música e poesia. É romântico, doce, nostálgico. Seu passado é visível em seu corpo e o futuro é incerto. Logo, o presente é tudo o que ele tem. O que torna o tempo tão precioso nesse livro. O romance é instantâneo, a conexão entre os dois já existia mesmo antes desse contato com o Sam em sua forma humana.

Débora Letícia 23/04/2021minha estante
Já baixei em epub

raposoreads 30/03/2021

Calafrio
Autora de Garotos Corvos, Maggie Stiefvater, também escreveu a série Os Lobos de Mercy Falls. Calafrio é o primeiro de quatro livros que conta um romance sobrenatural entre uma garota e um lobisomem. E apesar do clichê garota com lobisomem, a autora faz suas próprias modificações na lenda que torna a história única. Com uma narrativa minuciosa, a autora descreve os ambientes de maneira ímpar e faz com que a gente se sinta lá. A leitura corre de maneira fluida, uma vez que a linguagem usada é muito acessível e as dúvidas que vão surgindo ao longo da narrativa são respondidas até o final do livro.

martins 10/03/2021

encontrei essa indicação por um acaso, e resolvi tentar já que é uma temática que nunca tinha me aventurado... mas é aquilo, nem tudo são flores.
RebelGeeks 18/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito e a saga só melhora

mari 10/03/2021

é
então, eu não tenho nem o que falar dessa leitura. aconteceu por acaso, uma indicação, e eu realmente não esperava nada, mas esperava? Sinceramente, é água com açúcar e só.

Bela 30/01/2021

Calafrio - Maggie Stiefvater
Grace foi atacada por uma matilha de lobos quando criança e acabou sendo salva por um misterioso lobo de olhos amarelos, olhos esses que nunca saíram de sua memória. Anos depois do ataque, Grace passa a receber a visita silenciosa desse lobo que a salvou, sempre vendo-o no limite da floresta que fica ao redor de sua casa. Ele aparece no inverno e some durante o verão e ela nunca consegue se aproximar antes que ele fuja para a floresta de novo.

“Ele me olhou fixamente por um minuto inteiro, sem se mover, sem piscar. E então, pela primeira vez em seis anos, fechou os olhos. Aquilo ia contra qualquer instinto natural que um lobo poderia possuir. Uma vida toda de olhar fixo, e agora ele estava congelado numa dor quase humana, os olhos brilhantes fechados, cabeça e cauda baixas. Era a coisa mais triste que eu já tinha visto.”

Sam é o lobo que salvou Grace de ser atacada e sua vida dupla estende-se em observa-la quando é lobo e manter-se distante quando vira humano. Mas há algo estranho acontecendo com a sua transformação e entre sua matilha e tudo só piora quando um jovem da cidade é supostamente atacado por um lobo num parque aberto, fazendo com que toda a cidade passe a perseguir e caçar os lobos da floresta.

Grace sabe que, com a caçada, seu lobo de olhos amarelos está em perigo e mais do que nunca ela quer encontra-lo para que ele fique a salvo e para que ela possa entender o que a liga tão fortemente a ele. Afinal, por que ele a salvou quando ela foi atacada quando criança? Qual o mistério que o liga a ela e o faz observá-la todo o inverno por seis anos? E, agora, com essa caçada aos lobos, como a matilha de Sam irá conseguir resolver os problemas internos que já estavam deteriorando suas relações?

Minha Opinião
Calafrio é um livro que li muito mais pelo nome da Maggie Stiefvater, do que pela história. Como a Maggie se tornou uma das minhas autoras favoritas dos últimos tempos, decidi que queria ler outros de seus livros depois de conhecer A Saga dos Corvos e acreditei que Calafrio seria uma ótima opção. Eu tinha uma leve noção de que a história não seria como as que ela escreve hoje, Os Lobos de Mercy Falls é muito mais um romance com elementos sobrenaturais do que uma trama que realmente invista em um enredo de fantasia, então mantive as expectativas sob controle e o resultado final acabou sendo tão positivo que em poucas páginas o livro já tinha conquistado completamente a minha experiência de leitura.

“Você é lindo e triste”, eu disse finalmente, sem olhar para ele quando o fiz. “Assim como seus olhos. Você é como uma música que ouvi quando criança, mas esqueci que sabia até ouvi-la novamente.”

Por ter sido um dos primeiros livros da autora, Calafrio realmente é bem mais objetivo em escrita do que é comum para leitores de obras mais recentes da Maggie Stiefvater e o fato de ser um romance sobrenatural talvez faça com que a história não agrade muitas pessoas, o gênero já teve muito espaço há alguns anos, mas acabou perdendo o encanto com o tempo. Contudo, Calafrio ainda consegue trazer uma narrativa com os primórdios dos detalhes mais subjetivos que a escrita da Maggie terá em livros seguintes e apresenta um casal que foge de alguns estereótipos do gênero e possui uma relação extremamente sensível e sutil em seu desenvolvimento.

O livro traz ótimas descrições e trabalha bastante com foco nos pensamentos dos personagens, dando muito mais atenção o fluxo de pensamento de cada narração. Os diálogos também soam naturais e trabalham para tornar concreto o que os personagens já estavam pensando, mas toda a graça da história está no modo como os protagonistas refletem e pensam dentro de suas cabeças, quase como se eles conversassem com o leitor enquanto sentem e refletem sobre o que sentiram.

O foco no elemento sobrenatural também segue uma linha bem subjetiva, o que é uma recordação presente do modo como a Maggie geralmente conduz a fantasia em suas narrativas. A magia está lá, mas é tão integrada as pequenas coisas do cotidiano que é quase como se fosse real. Algo parecido acontece aqui, os lobos estão presentes, seus problemas têm foco definido e são questões tratadas com precisão, mas é bem mais algo sutil do que realmente uma fantasia sobrenatural no centro de sua forma.

Os personagens também são ótimos e é relativamente fácil se apegar a eles já no início. Seus problemas, pensamentos e questões são delineados já nos primeiros capítulos, permitindo que o leitor envolva-se com seus dramas e torça por eles. O desenvolvimento crescente do casal principal também é um dos elementos com mais graça da história e que para fãs de romance vai ser um motivo a mais para dar uma chance.

Acredito que o livro talvez não seja marcante por faltar uma trama que empolgue verdadeiramente, mas seus personagens, tanto protagonistas como secundários fazem valer a pena a leitura. Calafrio pode não ser uma história grandiosa, mas é um livro divertido e que provoca sentimentos no leitor, trazendo uma trama em menor escala, um ótimo núcleo de histórias individuais e relações entre os pares. Se você gosta ou sente saudade de romances sobrenaturais, Calafrio é um livro que traz esse aspecto de um jeito mais subjetivo e ainda bastante agradável e cabe como uma dica perfeita para essa categoria.

site: https://resenhandosonhos.com/calafrio-maggie-stiefvater/

Julie 26/01/2021

Grace e Sam ?
Grace sempre se sentiu só, vive em uma casa com seus pais displicentes, ela tem fascínio por um lobo de olhos amarelos,que aparecia no seu quintal, perto da floresta.

Sam se encantou com Grace, e agora tem uma oportunidade para conhecer a garota que sempre via de longe.

Juu 24/01/2021

dei 3,5 estrelas,o livro me surpreendeu,comecei sem muita expectativa e fui surpreendida por uma leitura fluída e agradável.
recomendo!

Pep0 01/01/2021

Um bom livro
O livro em si é muito bom, as personagens são interessantes (Sam meu eterno crush), a narrativa é bem escrita e o enredo se desenvolve de uma forma que prende, e o romance é bem legal. O mistério por trás dos lobos e do Sam é bem construído, me lembro de não ter conseguido parar de ler até acabar.
Porém, se você pretende ler o livro, recomendo que pare nesse primeiro mesmo, porque as sequências, "Espera" e "Sempre", são bem ruins. O enredo fica chato e meio óbvio e os acontecimentos são bem arrastados, sem contar que as personagens mudam muito de personalidade de forma brusca de um livro pra outro.
Mas, "Calafrio" é um ótimo livro pra quem quer um romance com um pouco de mistério e esse elemento dos lobisomens.
RebelGeeks 18/04/2021minha estante
Mdss, eu discordo tanto, as sequências são ótimas, principalmente por ter mais gente e só não ficar naquele lance de Sam e Grace toda hora, e é bem desenvolvido sim, fora que até o livro bônus "Perdido" é muito bem feito

Andrea 06/11/2020

Uma releitura que não deu certo...
A primeira vez que li Os Lobos de Mercy FALLS era uma adolescente de 16 anos. Na época, adorei! Hoje, 10 anos depois, não consegui encontrar motivos para continuar gostando desta história.
A narrativa é muito parada! A ação só começa realmente nas últimas 100 páginas do livro. Antes disso é só romance água com açúcar mesmo, o típico romance proibido: o garoto lobo apaixonado pela humana...
Enfim, muita groselha e bem pouco entretenimento ou mesmo reflexão.

Leti 01/11/2020

Um romance gostoso de ler
É intrigante ler o desenvolvimento da história, do amor entre os dois crescendo, os conflitos que te deixam empolgados, o fazendo comer as palavras para descobrir como vai acabar tudo aquilo ? com uma narrativa simples e fluída, o desfecho é bem aceitável e nem me fez perceber que havia uma sequência ? o que é recomendável para aqueles que se interessaram mas não tem vontade de ler toda a série.

aninha 30/10/2020

vale a pena
apesar de a personagem principal ser um porre, a trama é até bastante interessante, mas com algumas falhas

com foco demais no romance dos protagonistas, as coisas sobrenaturais relacionadas aos lobos ficam bem ofuscadas, o que não foi muito legal pra história como um todo

além de receber atenção demais, o relacionamento deles é totalmente irreal e absurdo, fugindo DEMAIS da realidade, o que me fez gostar ainda menos da grace

apesar desses detalhes, o livro é cativante e até emocionante às vezes (chorei kk) e me deixou bastante curiosa para ler as continuações, super recomendo a leitura

Jo 19/10/2020

É...bom
Foi minha primeira leitura de Maggie Stiefvater e admito que achei sua escrita impressionante. Muito poética, cheia de floreios e detalhes. Em certos momentos eu chegava a rir do tanto de ''poesia'' que tinha kkk. Mas isso se encaixava mais quando as cenas eram narradas por Sam. O que eu achei mais aceitável, afinal ele era um artista, músico, compositor. Mas haviam certos momentos que DO NADA ele vinha com uma letra de música. Tipo, ele tava no meio de uma luta e então resolve compor? Achei meio forçado.

Agora, Grace era o oposto. Prática e direta. Uma personalidade meio chatinha às vezes mas uma boa pessoa. Alguém com quem poderíamos contar para nos ajudar. E todos os personagens resolvem fazer isso, contam com Grace para salvar o dia. Afinal, ela era garota mordida que não se transformou. Uma exceção, um milagre.

Tínhamos também Isabel, Jack, Olivia, Beck e os pais de Grace (que de pais não tinham nada, eram muito irresponsáveis e ausentes). Todos tinham suas peculiaridades mas não chegavam a nos causar um impacto gigantesco.

O enredo também foi assim, foi morno. Sem grandes reviravoltas, um suspense fraquinho aqui e ali, mas nada que nos fizesse arquejar ou suspirar. Senti que faltou algo. Não que o livro tenha sido ruim, foi bom. Mas foi só isso mesmo, um livro recomendável para passar o tempo, para ajudar em uma ressaca literária (como no meu caso) ou para rir um pouco e sorrir com as cenas fofas.

Vi que existem mais 3 livros e talvez eu os leia futuramente. Mas senti que não havia uma necessidade tão grande para continuações. O final foi satisfatório, na minha opinião.

P.S.: Me surpreendi muito com a nova versão do lobisomem, que se transforma por causa do frio. Achei a ideia inovadora e criativa. Parabéns à Maggie por trabalhar bem com uma mitologia tão famosa quanto a do lobisomem.

ThalitaSantos. 03/09/2020

É inverno. A neve cai na cidade de Mercy Falls,em Minnesota,deixando a cidade sob o tom branco da neve. E em meio a temperaturas baixas, Grace é atacada por lobos e vira notícia local. Porém,o que ninguém sabe é que quem a salvou da alcateia foi um dos próprios lobos,com seus enigmáticos olhos amarelos.
6 anos após do ataque de Grace,Jack Culpeper,o filho de uma das famílias mais ricas da cidade é dado como morto e a causa da morte logo é divulgada: Ataque de lobos.
Inicia-se assim a caçada aos lobos na pacata cidade de Mercy Falls, a fim de preservar os outros moradores. Os lobos que até então eram apenas animais selvagens vivendo no bosque a beira da cidade se revelam lobisomens,quando Sam, o lobo de olhos amarelos aparece na porta de Grace na forma humana, alvejado durante a caçada da cidade.Também é a partir deste momento que percebemos a intensa conexão que Grace mostra ter com Sam. Eles passam a dividir segredos, esperanças e dúvidas sobre o futuro incerto da relação dos dois.
Nesse ponto descobrimos vários fatos sobre a alcateia de Mercy Falls,inclusive que os lobos se transformam em humanos mediante ao calor e voltam a forma animal no frio. A história gira em torno de Grace e Sam e sua paixão avassaladora com um toque de crepúsculo e Teen Wolf (Que inclusive,adoro).

O Interessante também é a forma como os capítulos são entitulados : O nome de quem narra e a temperatura do local no momento descrito.

No geral é um livro daqueles que você devora rapidamente e quer ler a continuação o mais rápido possível.

Quotes :
"Pensei que, se Grace e eu fôssemos objetos,
ela seria um elaborado relógio digital, ajustado de acordo com a hora mundial em Londres com perfeição técnica, e eu seria um globo de neve: lembranças remexidas numa bola de vidro."

O sonho me sussurrou que eu estava ignorando os sinais. Os sinais que mostravam que eu estava trazendo a violência do meu mundo para o de Grace. Lobos na sua escola, na casa de sua amiga e, agora, na dela. Lobos que escondiam corações humanos em seus corpos."

Nota : 5?

Breh Lee 02/09/2020

Durante alguns anos fiquei bastante curiiosa com esse livro, porém não queria comprar a coleção antiga, então esperei por um bom tempo até conseguir com essas capas. O livro se passa num períoo bem frio, o que acaba nos transmitindo essa sensação, além de ser muito descritivo e parado. Porém os lobos são seres sobrenaturais que me cativaram desde o início. Esta série ainda conta com mais dois livros e um spin off. Pretendo ler os próximos para saber o que acontece, pois os persnagens tem seu certo carisma.