A Maldição

A Maldição Rachel Lee

Resenhas - A Maldição

Gaby 27/04/2021

A MALDIÇÃO
Uma lenda local que acarreta em mortes estranhas assusta os moradores da Ilha paradisíaca de San Martin, onde muitos desejam morar. O suspense é interessante e assustador mas, o enredo se dá de uma forma confusa, com algumas partes colocadas sem muito desenvolvimento, dificultando o entendimento do leitor.

Em geral, um livro bom. Ideal para quem tem uma imaginação fértil.

Aninha de Tróia 10/03/2011

Esse foi um livro diferente dos que eu ando lendo. A história consegue ser assustadora em algumas partes. O suspense foi legalzinho. No final, eu gostei, embora o enredo não tivesse me tirado o fôlego.

Tamara 09/07/2013

Eletrizante. Emocionante. Assustador. Maravilhoso!!!

JC97 29/05/2017

:\
Livro entediante e escrito de forma confusa.

AmadoThriller 20/08/2021

Achei a história em si bem diferente, as mortes estranhas e o que acontecia com as células do corpo das pessoas me chamou muito atenção! Também gostei demais da presença do cachorro lobo como um personagem principal e de tanta importância no livro. Porém o estilo da narrativa me incomodou, o cenário e os personagens mudavam de uma hora para outra sem uma mudança de capítulo, sem um aviso, e muitas vezes eu tinha que reler para entender quem estava falando pois estava em uma cena com dois personagens e no próximo parágrafo já era outra cena com outros personagens, não havia nada que indicasse que mudou de cenário, isso eu achei bem ruim e por conta disso demorei para ler o livro, não me entusiasmava de ler direto, ficava confusa e se tornava meio cansativo. Mas é uma boa história, o final bem clichê, mas valeu a leitura.

Sweet-Lemmon 23/06/2011

Minha leitura do mês de junho para a Maratona de Banca. O tema era 'Sobrenatural'.

A Maldição é um livro diferente. É aquele tipo de livro que não sabemos ao certo como classificar. Em alguns aspectos eu posso dizer que, pessoalmente, adorei a leitura; em outros, a achei um pouco forçada demais.

A autora parte de uma premissa bem interessante, mas senti que ela se perdeu em alguns momentos da estória. É como se ela, a autora, quisesse explorar muitos aspectos em um mesmo livro. Em certo momento, temos um suspense romântico com (fortes) toques de terror, depois nos deparamos com menções a Deus, ao seu amor, sua benevolência.

Além disso, achei que algumas situações se apresentaram rápidas demais. Por exemplo, é dito que Declan e Markie mal se conhecem (aliás, uma das primeiras cenas do livro, é ele se apresentando a ela) mas, à noite, no mesmo dia, ele vai até a casa dela (sem motivo algum!) e ela já está cozinhando para ele ! Como disse anteriormente, tudo se apresentou rápido demais. Eles mal se conheciam e de repente se tratavam como se fossem amigos íntimos. Penso que a autora deveria ter mencionado que os dois já se conheciam e já eram amigos. Tal fato não prejudicaria em nada a estória e traria um pouco mais de ‘realidade’ à relação.

E para ‘fechar o pacote’, ainda tem o ‘aspecto pornô’ do livro. Talvez isso tenha sido o maior senão. O sexo aqui não ‘sexy ou caliente ou amoroso (excetuando-se uma única cena, talvez). Não, o sexo descrito em A Maldição é quase sujo, beirando a pornografia barata. Talvez esse não tenha sido um erro da autora, mas sim da tradução.

Talvez essa seja uma opinião pessoal mas não acho ‘agradável’ ler [tirem as crianças da sala!]: que tal personagem estava chupando o pau dele ou que limpou o pau com uma toalha . Acho que existem outras formas de dizer a mesma cena sem parecer tão chulo.

Pode estar parecendo que eu não gostei do livro. Não. Analisando friamente, eu gostei bastante de A Maldição. É um livro diferente e interessante- apenas tem alguns problemas na execução.

O início é verdadeiramente fantástico. Com certeza, um dos melhores inícios de livros que eu já li. A cena toda é contada sob o ponto de vista de um cão. É uma cena de morte e ao mesmo tempo em que nós, os leitores, não sabemos ao certo, o que aconteceu, sabemos que esse ‘algo’ é assustador.

O livro começa quando estranhas mortes começam a ocorrer na Ilha de San Martin. O problema é que as mortes não parecem ser ‘normais’: não só os órgãos mas também os ossos das vítimas se liquefazem. Paralelamente as mortes, os animais da ilha começam a agir de forma estranha. É então que o legista local, Declan Quinn, e a veterinária da cidade, Markie Cross, resolvem se unir para solucionar esse mistério. À princípio eles pensam que se trata de alguma arma biológica porém, nada parece ser tão simples. Sem contar que umas das vítimas, antes de morrer, disse ter visto uma sombra, um fantasma... é melhor eu ir parando por aqui, né?

*********************

"Fazia muito tempo que ele não sentia aquilo. Talvez nunca tivesse sentido. Isso estava além de um simples encontro de corpos, uma mistura de hormônios, células nervosas transmitindo impulsos elétricos que incitavam uma cascata de endorfina. O processo anatômico que tinha guardado na memória depois de horas e horas de estudo eram, na melhor hipótese, uma fria e pálida descrição do momento. Isso era... espiritual. Isso era... um encontro de almas."

O casal protagonista não compromete (apesar de que as cenas românticas, mesmo não sendo muitas, são delicadas e bem escritas), mas devo dizer que o personagem que mais gostei foi o cão de Markie, Kato. Com certeza, ele é o melhor personagem do livro. Kato é um lobo híbrido, uma mistura de lobo com Husky Siberiano. Boa parte do livro é vista sob o ponto de vista dele- são momentos às vezes cômicos, sentimentais mas também de bastante suspense. A autora brinca com o que podemos ou não saber. A estória toda parece ser formada por pequenas peças de um quebra-cabeça.

*****************

"Kato assemelhava-se a seus antepassados na sua aversão a gatos. Pelo menos, simplesmente os desdenhava e não os olhava como parte da cadeia alimentar, como muitos de sua raça faziam. Os gatos, é claro, não eram insultados. Ele os desdenhava como criaturas de uma classe mais baixa."
****************************

"Humanos eram criaturas estranhas. Pareciam orgulhar-se em negar a si o mais básico dos prazeres, dormir. Kato sabia melhor. Tinha hora para caçar, brincar, para treinar os filhotes, Tudo era importante. Mas dormir... dormir era onde a vida realmente acontecia. Dormir era onde ele podia realmente sentir a essência da vida.
Ele desejava saber se os humanos experimentavam essa integridade durante o sono. Eles certamente não pareciam emergir do sono com a sensação que ele tinha. Talvez tenha sido por isso que Declan não dormira com Markie na noite passada. Talvez os humanos não entendessem ou experimentassem os sonhos. Ou talvez não pudessem compartilhá-lo.

Indiferente a isso, parecia absurdo que Declan e Markie não tivessem dormido juntos. Eles eram um casal. Isso era óbvio, se não para os dois, pelo menos para ele. E casais dormiam juntos. Ele teria de pensar nisso."

********************************

Não poderia deixar de mencionar o final eletrizante (tudo bem, não entendi ao certo como Declan chegou ‘àquela’ conclusão mas...enfim! ) . O final muito bem apresentado nos faz esquecer qualquer problema que o livro tivesse até então. É algo chocante e dramático. E é claro, por se tratar de um romance de banca, temos uma certa expectativa à respeito mas...

A Maldição , provavelmente, não é um livro para todos os gostos. Ele se distingue bastante do que comumente vemos nos chamados ‘romances de banca’ mas isto não é algo ruim. Apenas, diferente. A estória tem as suas falhas, com certeza, mas acredito que deva ser lido. Principalmente se você gostar de cachorros e de um bom conto de terror.

Leia Resenha completa no Blog:

Valdirene.Perez 30/12/2013

Péssimo!!! Mais idiota impossível. Tão diferente do outro livro dela.

Lua Katherine 01/06/2021

Mortes misteriosas começam a acontecer pela ilha de San Martin. Podendo se passar por infartos, a idéia é descartada quando os corpos mostram sinais inusitados.

Quem nota esses sinais é o médico local que também é medico Legista, Doutor Declan Quinn.

O médico notando os sinais impressionantes das mortes, logo aciona os responsáveis para atender riscos biológicos, pois algo estava muito fora do comum.

Mas não apenas humanos são afetados. Os cachorros da cidade também começaram a apresentar sinais estranhos, nas mesmas épocas das mortes, inclusive um cão meio Husky siberiano e meio lobo que pertence a veterinária local, Markie!

Logo esses dois se unem pra descobrir o mistério da morte e da inquietação por toda a ilha.

?????????

Gostei do desenrolar do livro, me prendeu bem e foi um sobrenatural muito leve apesar de tudo.

Melltzs 14/01/2022

Perfeito
É um livro pouco conhecido, mas se vc está procurando uma leitura cheia de mistério, suspense, uma pitada de romance e que te prenda do início ao fim, então pode apostar em A Maldição.
Um dos melhores livros que já li.

Adriboa 29/08/2010

# A Maldição - Rachel HITCHCOCK Lee - Grandes Autores 4

Imagine um lugar paradisíaco com belíssimas paisagens cuja qualidade de vida é idealizada e almejada por todos, cercada de simpáticos e atenciosos moradores locais que trabalham o necessário, vivem melhor que muitos e tem uma vida almejada por todos.

Poltergeist... É dessa ilha que estamos falando o local ideal que tantos procuram a todo custo nos catálogos das agências de turismo pra passar as férias quisá morar pro resto da vida. O lugar perfeito e idílico mais que esconde verdadeiros mistérios e lendas locais dignas de um autêntico Hitchcock em que o lado mais sinistro e assustador vêm a nos assombrar.

Após anos e anos atendendo a diversos pacientes e sendo “obrigado” a dispensar a todos que não podiam pagar ao tratamento e tendo que fazer “vista grossa” para a falta de ética dos seus companheiros de trabalho, tudo isso mesclado há um pouco mais fez o copo do Doutor House transbordar e ele jogou tudo, inclusive a cidade grande, pro alto e veio morar na pequena e então pacata cidade Poltergeist sendo o único médico da Ilha.

Com a Doutora Pet a situação não foi muito diferente, cansada de não conseguir atender a todos os animais que precisavam de tratamento Veterinário e carcomida pelos tantos animais que teve que sacrificar porque os donos não podiam pagar ao tratamento.

Isso e todas as outras mazelas que ela se viu “obrigada” a fazer ao longo dos anos foi o rastilho de pólvora que acionou o gatilho pra ela procurar um lugar em que pudesse tratar a todos os animais indistintamente, sem precisar verificar o cartão de crédito do dono pra saber se ele podia ou não pagar ao tratamento, por causa de tudo isso ela também veio parar Ilha de Poltergeist.

Ambos vivem a vida que pediu a Deus, trabalham com o que amam, tem as condições de vida digna, descansam e aproveitam a vida como merecem nessa ilha mais do que paradisíaca.

De repente ambos se vêem mergulhados num buraco sem fim quando surge um “Assassinato“ com “Um Corpo que Cai“ com mortes misteriosas em que literalmente causa da histeria coletiva com direito a “Intriga Internacional“, ninguém, nem mesmo o Doutor House pode explicar esse “Festim Diabólico“ de ataques apesar da sua ampla e vasta experiência.

Todos os moradores fazem um ”Pacto Sinistro” e observam através da sua ”Janela Indiscreta” todo esse ”Interlúdio” macabro tentando desvendar de quem é ”A Sombra de uma Dúvida”, e após caminharem ”Os 39 Degraus” de tantas mortes o destino de ambos se entrelaçam.

Cheios de ”Frenesi” o Doutor House e a Doutora Pet juntam forças para solucionar ”A Tortura do Silêncio” de tudo o que está acontecendo na ilha mais que pesar deles estarem cheios de ”Suspeita” e de ”Pavor nos Bastidores” do inesperado e do desconhecido seguem em frente tentando desvendar esse mistério sobrenatural.

Os cachorros da ilha simplesmente surtam em estado de ”Psicose” como se estivessem sendo perseguidos pelos Poltergeist d”Os Pássaros”. Passam a ter comportamentos incomuns além da cantoria noturna capaz de arrepiar ao mais cético dos céticos fazendo com que todos ”Disque M para Matar” com medo de serem ”O Locatário” de mais uma desgraça.

Ambos começam a juntar as peças que faltam e confabulam quais são as chances da Ilha ter um ”Sabotador” ou um ”Correspondente Estrangeiro” fazendo ”Sabotagem” a torto e a direito com doenças altamente contagiosa, o calhorda seria um verdadeiro ”Ladrão de Casaca”, ou seja, estavam atrás dO ”Homem que sabia demais” e que está matando muita gente mandando todos dessa para melhor.

Os cachorros estão inquietos e assustados e vêem o Poltergeist d”A Dama Oculta” principalmente o companheiro canino da Doutora Pet: Chico que é ½ Cachorro, ½ Lobo e ½ Xavier, pode-se dizer que ele não só psicografa como ainda persegue Poltergeist malvados protegendo de maneira exemplar e comovente a sua dona.

No ½ desse embróglio Doutor House e a Doutora Pet começam a ouvir ”Quando fala o Coração” de ambos que ainda não sabem mais querem muito ”Para Sempre Em Meu” Coração, by the way eles tentam evitar tanta morte de gente ”Jovem e Inocente” que estão sendo alvejados mesmo sendo ”O Homem Errado”.

O livro tem muita ”Chantagem e Confissão” muito além do que imaginamos, faz muito tempo que eu não lia um livro desse naipe, me faz recordar os tempos áureos de Hitchcook e de Agatha Christie Men.

O que desde o início me chamou a atenção foram os monólogos de si para consigo de Chico Xavier, ele mostra o desdobrar dos pensamentos de um cachorro com todo o seu potencial, riqueza e complexidade de pensamento.

Massssss não pense você que esse livro tem Vampiros gostosões, Lobsomens taradões, Dragões chupadores ou Lobos comedores... Nananinanão.

Cachorro é Cachorro, Jogo é Jogo, Treino é Treino.

É um livro surpreendente e não pensam vocês que tem Soca, Martela muito menos Marreta até virar paçoca, voltei aos tempos áureos da brilhantina a la Hitchcock.

A Adriana avisa logo as Mermã que tem medo de livros de terror que fique bem longe desse aqui, com a imaginação fértil que Nóis tem, eu suei um bocado pra ficar longe dessa fita com tanta ”Trama Macabra”, pois teve horas que a Boattini até ficou beeem arrepiada Men!

[SP, Agosto 2010]

Jois Duarte 04/05/2013

Uma ilha paradisíaca onde mortes estranhas vem ocorrendo e uma lenda local que perdura por séculos.

Apesar de ter gostado muito da história, em alguns momentos bateu um medo básico. A temática é forte - espíritos e maldições -, e pra quem tem mente fértil isso é um prato cheio hahahahahaha

Mas me peguei confusa num certo momento: como Dec sabia que "aquilo" era o que devia ser feito? Não entendi como ele chegou àquela conclusão, mas isso não tirou o brilho e a tensão do final.

Vale muito a pena ;)

Jois Duarte 04/05/2013