A Morte do Cozinheiro Allan Pitz

Resenhas - A Morte do Cozinheiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

gutabauer 28/11/2010

A Morte do Cozinheiro
(do blog Murphy's Library - http://br.murphyslibrary.com/)

Se você curte humor negro, esse livro é para você. Luiz é obcecado por Carmen—obcecado, na verdade, não chega nem perto do que ele realmente nutre por ela. Carmen está em um pedestal, nada pode tirá-la de lá—ela é, na verdade, ex-namorada que agora namora o que Luiz acredita ser o pior cozinheiro (não pelo que ele cozinha, só por ele mesmo, como pessoa) do universo inteiro.

A narrativa da história de Luiz e seu interminável sofrimento é engraçada, para quem tem esse tipo de humor. O livro é pequeninho e fluiu muito rápido, li em uma hora e meia apenas. Gostoso de ler, você se pega dando umas risadas sozinha, porque mesmo que a história seja trágica e algo digno de noticiário de TV (daqueles que a gente fala que vai escorrer sangue da tela), ela é narrada de uma maneira cativante. Prende a atenção mesmo.

Sou uma apaixonada por ironias e humor inteligente, e acho que o livro acertou em cheio no tom. O final é imprevisível e, como todo final imprevisível, me deixou em um dilema de “gostei/não gostei”. Em alguns momentos, quis um pouco mais de extensão à história e só em alguns parágrafos achei que houve erro estrutural.

Como todo, um livro interessante e uma ótima fonte de entretenimento, daquelas que você saboreia em uma bocada só.

Ligia Paulino 21/09/2012

A Morte do Cozinheiro - Allan Pitz - Proibido para pessoas que não tem sangue frio rsrs
Fiquei conhecendo sobre o livro através de alguns blogs que sempre fico de olho nas novidades, de primeira fiquei intrigada com o titulo " A Morte do Cozinheiro", a primeira coisa que pensei foi: " será mesmo que o cozinheiro morreu? Será que ele morre mesmo?", e assim que o livro chegou que comecei a ler advinha qual a primeira coisa que ele fala já no começo? sim sim vou colocar aqui o que ele fala " È verdade, eu matei o cozinheiro, em momento algum deste livro negarei que matei..." e ai eu pensei: " bem se ele já admite que matou deveras o cozinheiro, então a história tem bem mais do que eu imaginava", e foi dito e feito, realmente bem mais.

Enquanto eu lia o livro ficava tentando ver tudo o que se passava de outro ângulo ( isso que dá assistir muito CSI - Investigação Criminal) - não vou contar mais nada se não desvendo toda a historia para você, mais confesso que a historia aflorou o meu lado investigativo ( HAHAHA - os assassinos de plantão que se cuidem rs..), resumindo o que li em duas palavras que ao meu ver passa tudo o que o que tem o livro ele é Profundo e Intenso, e portante com muito mistério, ciumes, romance Allan Pitz conquista a atenção do seu leitor completamente só consegui largar o livro assim que terminei.

Link da resenha lá no blog: http://www.ligiaeseumundo.com/2010/07/morte-do-cozinheiro-allan-pitz-novidade.html

Aline 12/01/2011

A Morte do Cozinheiro
No inicio, me perdi um pouco, fiquei confusa com algumas coisas, mas no decorrer da leitura fui me habituando ao modo como Allan escreve. O que me supreendeu muito é que pensei que o mistério do livro seria descobrir quem matou o cozinheiro, e já na primeira frase Luiz, o protagonista da história diz 'É verdade eu matei o cozinheiro', ou seja o mistério do livro não é saber quem matou e sim porquê. Confesso que a narrativa é bem rápida, tudo gira ao redor dos sentimento de Luiz, e nos fazer se questionar se ele está certo ou errado.

Na realidade o livro mistura muitos sentimentos, amor, ódio, inveja, vingança e o principal, a obssessão que Luiz tem por Carmem. Tudo começa quando Luiz conhece Carmem em um evento sobre livros, a partir dai começam a namorar, tudo vai as mil maravilhas, até que a mãe dela começa a interfirir no namoro. Mesmo assim eles continuam juntos, só que devido a um trágico acontecimento a relação entre os dois começa a se desgastar mais e mais, até que Carmem não aguenta mais e volta para a casa da mãe.

Desde então, mesmo após passar quatro anos, Luiz ama incondicionalmente e obsessivamnete Camem, e tem inveja de ver a felicidade dela com Lucas, o cozinheiro. Num certo dia do nada ele começa a receber telefonemas anonimos, que de certa maneira lhe assustam bastante e a partir desse momento ele tem que tomar um séria decisão, que ira mudar o seu futuro, nem ele próprio sabe se é para melhor ou pior, mas é necessário que ele faço algo.

Além de gostar bastante de um humor negro e ironias, eu não gostei do final do livro, não entendi muito, provavelmente eu deva ser a unica pessoa com essa opinião, mas estou sendo sincera. Enfim apesar dos apesares recomendo, leiam A Morte do Cozinheiro, pois é um livro bom.

Rapha 21/02/2011

Pura doidera! risos
Começo a resenha dizendo, ou melhor escrevendo, que o livro é pura DOIDERA! (risos), na minha opinião é a palavra que melhor descreve o livro. Logo no começo você já sabe que Luiz, o "assassino", matou o Cozinheiro, então isso não é um mistério para ninguém.

Luiz é um apaixonado frustrado, com muita dor de cotovelo que encontra-se sozinho e desiludido já que sua quase esposa agora encontra-se nos braços de Lucas, um humilde cozinheiro, enquanto ele.. ah, ele agora é um renomado escritor.
Como o próprio Luiz diz, Carmen parece fazer questão de mostrar ao mundo como está feliz ao lado de Lucas, divulgando isso em várias redes socias das quais participa e isso só o deixa ainda mais infeliz. Com toda essa situação, Luiz acaba ficando completamente transtornado e é de onde surge a ideia maluca de MATAR o cozinheiro.

Continue lendo em: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/

Lili 01/02/2011

Lí o livro rapidamente, em mais ou menos uma hora para ser precisa. A história é sobre Luiz e sobre o amor obsessivo que ele sente por Carmem. E quando ele vê Carmem feliz com o cozinheiro, sua mente desintegra-se e ele parte para o assassinato.
Allan Pitz escreve majestosamente, tem um vocabulário prá lá de extenso e nos envolve na sua narrativa. Porém eu não gostei da história porque fiquei muito confusa. Acho que acabei não entendendo o que Allan quis passar no livro. Entretanto, recomendo a leitura do livro, principalmente para quem gosta de humor negro. Acho que pelo fato de eu gostar demais de histórias românticas, de suspenses com finais felizes é que acabei não absorvendo bem a história desse livro.

Para mais resenhas visite http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Nathi 18/07/2011

Resenha - A Morte do Cozinheiro
Após terminar a faculdade de jornalismo, Luiz, aspirante a escritor, encontra Carmen, o amor de sua vida, em um evento literário. Os dois começam a namorar e moram juntos por três anos, mas a mãe de Carmen não aprova o relacionamento e faz com que o que há entre eles acabe.

Carmen logo se recupera do rompimento brusco e se envolve com um cozinheiro. Luiz, agora rico e bem-sucedido, não se conforma que seu lugar fora ocupado de modo tão rápido e toma uma decisão para resolver seu problema: matar o cozinheiro.

Leia a resenha completa em: http://www.booksinwonderland.com/2011/07/resenha-morte-do-cozinheiro.html

Gabi Lima 14/04/2011

“A morte do cozinheiro” já começa com uma afirmação “É verdade, eu matei o cozinheiro”. Mesmo sabendo que o cozinheiro morre no final e que quem escreve o livro (estou falando do personagem principal e não do autor, hein!) é o assassino, o livro faz com que queiramos saber porque isso aconteceu. No início...
Quer saber o resto? acesse: http://livrofilmeecia.blogspot.com/2011/03/resenha-morte-do-cozinheiro-surpresa.html

magicjebb 22/03/2011

Uma rajada de palavras!
Detesto Clarice Lispector.
Não entendo nem me apaixono por seus escritos, não a acho engraçada ou divertida, não me comovem seus joguinhos de palavras e o vai-e-vêm emocional de suas estórias, e não acho palatável seu sucesso póstumo.
Não me pergunte o porquê, nem se isso vai durar para sempre. O fato é que, no exato momento em que escrevo esta resenha, detesto Clarice Lispector.
Comecei a ler A Morte do Cozinheiro já imaginando se Allan Pitz não seria mais outro escritor metido a ser uma continuação do que foi Clarice Lispector, e, de fato, o início do livro me passou essa impressão.
Sorte que foi só o início...
Acontece que, diferente do pouco que li de Clarice, o pouco que li de Allan Pitz passa longe da enrolação e do vai-e-vêm.
O auto-proclamado PhD em Patavinas – título que talvez lhe seja merecido, mas cuja autenticidade acredito que só poderei comprovar ao vivo – é uma máquina verborrágica. Ora, e Clarice também não o é? Decerto sim, pelo pouco que li de Clarice. A diferença talvez seja que Clarice Lispector me lembre uma guerrilha de palavras, indecisa, confusa, enrolada, imprevisível, demorada, irritante, tal e qual só uma guerrilha consegue ser, ao passo que Allan Pitz, guardadas as devidas proporções, me soa como um verdadeiro bombardeio, intenso, rápido, sem prisioneiros.
E A Morte do Cozinheiro é bem isso mesmo, um bombardeio de auto-comiserações, paranóias, ciumeira danada, amor-próprio ferido, tudo regado a enganos e engôdos, encantos e desencantos, certezas e “talvêzes”, resultando em planos, tramas e crime, em uma estorinha curta e grossa, meio centímetro de livro, que vai ou racha, explode na mão de quem lê, vai tudo pelos ares, e tá pouco se lixando.
Não. Pelo pouco que li da metralhadora Allan Pitz, rajada de palavras, que atira e mata direto, para o bem ou para o mal, ela é bem diferente da bomba de fumaça Clarice Lispector, que também li pouco, e só não li mais porque além de não ter me matado, a danada deixou-me cego, fez-me tossir e causou-me profunda irritação.
E como prefiro a morte imediata à tortura, recomendo A Morte do Cozinheiro. Ao molho pardo!

Thiago de Andrade 25/04/2011

A Morte do Cozinheiro - Allan Pitz (Outro Conceito)

O livro já começa com Luiz, o protagonista/narrador, confessando que matou o cozinheiro Lucas. Inclusive na sinopse isso já é revelado, então o mistério não é saber quem matou e sim como e por quais motivos ele cometeu o assassinato. Ao decorrer das páginas ele tenta justifica seu ato, não com a intenção de se absolver, mas para mostrar o porque ele não sente culpa nenhuma de ter feito o que fez.

Luiz Aurélio é um jornalista que se apaixona por Carmem, uma mulher que conheceu em um evento literário. Os dois começam a namorar e depois de um tempo Carmem fica grávida. Mas tudo muda quando ela perde o bebê no quinto mês de gestação. Abalada com a perda e depois de várias brigas ela decide voltar pra casa da mãe, que nunca apoiou o namoro, deixando Lucas em uma profunda depressão.

Um ano após o ocorrido, Luiz reencontra sua amada, só que ela está namorando Lucas, o cozinheiro. Depois de um longo tempo de ciúmes graças ao amor/obsessão que sente por Carmem, (uma dor de cotovelo mais intensa do que a dor de corno descritas nas canções sertanejas), ele resolve seguir em frente com sua vida. Até que começa a receber telefonemas de uma pessoa dizendo que as intenções de Lucas não são tão boas como aparentam.

Para ver a resenha inteira acesse

Tanner Menezes 20/03/2011

Um romance policial psicológico de tirar o fôlego
Capa: Uma capa expressiva e chamativa. Uma mão ensaguentada segurando uma faca e prestes a perfurar um tomate diz muito sobre a história desse livro. Definitivamente um livro que eu compraria pela capa: repleta de sangue, suspense e mistério.

Personagens: Somente um personagem nesta história tem relevância em ser mencionado: Luiz Aurélio, o assassino do Cozinheiro. Gostei muito da personalidade marcante da personagem, e confesso que me vi lendo um diário de uma história real. Personagem forte, com sentimentos transgressores e sem dúvida alguma que nos faz pensar.

História: Ao ler "A morte do cozinheiro" me senti da mesma forma que fiquei ao ler "Psicopata Americano" de Bret East Ellis, através de uma narração fria e sombria que o autor faz em primeira pessoa, sendo capaz de confundir sobre o que é ficção e o que é real. Inúmeras vezes me vi pensando se tratava-se de um diário verdadeiro sobre o crime e mente de um assassino pacional.
O ciúme doentio é capaz de pregar peças na mente do protagonista, ao mesmo tempo antagonista, Luíz Aurélio que devido a isso, decide por fim à vida do atual namorado de sua ex.
O mundo sombrio, a construção psicológica que o leva ao cometimento do delito, o planejamento, a emboscada, tudo construído de uma forma exclente mesmo o livro tendo ao todo menos de oitenta páginas.
Enfim, a meu ver, este trata-se de um drama psicológico que deveria ser objeto de estudos nas faculdades de direito. O autor aborda duas possibilidades para o julgamento do réu, sendo um excelente livro para debate de acadêmicos de direito. Seria Luíz Aurélio um assassino a sangue-frio (Homicídio) ou um homem incapaz de compreender seus atos (Inimputável)? Seria ele enquadrado no crime de homicídio com as qualificadores de motivo torpe, emboscada e incapacidade de defesa da vítima ou simplesmente um inimputável?

Autor: Gostei muito do drama psicológico do livro e em muitas partes é dificil não associar o personagem ao autor, o que de certa forma causa desconforto. Allan Pitz,deve ter sofrido em algum momento por amor e com certeza pensou em fazer o que Luiz Aurélio fez... Ou será que realmente o fez? Esselivro é mesmoficção ou um diário real?
Leiam vocês também, recomendo e tirem assim suas próprias conclusões....

Vivi 26/08/2011

A Morte do Cozinheiro é um livro relativamente pequeno, (80 págs) só que realmente eu não estava no clima! Não consegui fazer a leitura render e aqui estou eu, quase um mês depois preparando a resenha.

A história gira em torno de Luiz, Carmem e Lucas, é uma história de amor, ciúme e ódio. Após o termino do relacionamento entre Carmem e Luiz, ele inconformado tenta reatar o namoro (quase casamento) só que pra sua decepção Carmem já está com outra pessoa. Lucas, que segundo o próprio Luiz é um camarada feio, seboso entre outras coisas...

O que podemos perceber durante toda a narração do livro, é que Luiz é uma pessoa extremamente desequilibrada, perturbada, com mania de perseguição.... (na minha opinião se eu fosse a Carmem saia correndo O.o)

Seus atos durante a narração comprovam exatamente a mente perturbada dele, de uma hora pra outra, Luiz começa a fazer sucesso com seus livros e a ganhar dinheiro, fama e tudo mais que o dinheiro possa comprar... tudo na intenção de reconquistar sua amada tentando pelo materialismo dela.

Cheguei a entender um pouco da fixação dele em relação ao Cozinheiro, que após algumas ligações anônimas, teve suas loucuras (?) alimentadas.

Na minha opinião, esse é um livro que talvez ainda não estivesse totalmente pronto, acho que tem uma base excelente para desenrolar em uma história bem intensa e interessante. Pra mim, é como se faltasse alguma coisa, mas essa é a minha opinião.

Bjokas!!!

Juny K. 28/04/2011

Resenha "A morte do cozinheiro" (Allan Pitz)
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2010/09/resenha-morte-do-cozinheiro-allan-pitz.html

A resenha de hoje é sobre mais uma revelação na literatura brasileira, Allan Pitz, autor do livro "A morte do cozinheiro".

O livro conta a história de um escritor, Luiz Aurélio, que sofre de um amor avassalador que o deixa cego de ciumes. Ele começa o livro falando nas primeiras linhas que matou o cozinheiro e que não negará esse crime, deixando claro que não é um livro de mistério em torno da morte e sim o relato do assassino explicando os motivos que o levaram ao crime.

A narrativa tem toda a emoção do escritor, muitas vezes soando de forma poética, com palavras incomuns.

Nos deixamos levar pelos sentimentos de Luiz por Carmem, eles tiveram um longo romance cheio de obstáculos financeiros que acabou com uma gravidez interrompida e um termino por pressão da mãe de Carmem.

Luiz nunca a esqueceu e sofre ao ver Carmem com um novo namorado, o cozinheiro Lucas, a quem ele despreza e odeia com todas suas forças. O casal expõe a paixão em fotos românticas em redes sociais.

O que era apenas uma dor de cotovelo, passa a ter outras dimensões quando Luiz passa a receber ligações anônimas falando que Lucas é um maníaco que abusa de Carmem, pretende mata-la e só Luiz mudar isso.

Se eu contar mais posso revelar detalhes importantes da história que só lendo para saber.

A história nos deixa algumas reflexões como a critica a "velha cocota" que aconselha os jovens a procurar o amor físico, reflexo de nossa sociedade atual, e Luiz critica duramente essa filosofia, que isso não resolve nenhum problema e nem faz esquecer um grande amor. Também há uma reflexão sobre os ciumes, o amor obsessivo, doentio, que um sentimento "inofensivo" pode levar uma pessoa a cometer um crime passional.

O livro é curto (80 paginas, em formato pequeno) mas é intenso, ao decorrer das paginas não da para parar de ler, queremos saber se Luiz terá mesmo coragem de seguir seus planos e como terminará essa paixão obsessiva.

E o desfecho é surpreendente, eu não imaginava, me pegou de surpresa. Livro excelente e original! Altamente recomendado!

1 | 2 | 3 | 4 | 5