A Última Música

A Última Música Nicholas Sparks

Resenhas - A Última Música

Thati 09/08/2021

Uma história emocionante sobre tempo, perdão e amadurecimento. Comecei a leitura sem muitas pretensões e conclui chorando. Me fez refletir o quanto as vezes deixamos de dar valor a pequenos momentos em nossas vidas e as pessoas ao nosso redor. Se tornou um favorito.
Gian 09/08/2021minha estante
Alguém morre?

Thati 09/08/2021minha estante
Sim. Kkk

Annah 13/01/2021

A última música.
Primeiramente, eu queria dizer que eu achei um livro ÓTIMO! Mas achei que faltaram algumas coisas.

Adorei a forma de como a Ronnie foi se criando o seu relacionamento com o Steve. Foi uma forma bem leve e nada de imediato. Senti um pouco de falta da história de Kim e Blaze. Ele poderia ter falado um pouco do passado delas. O relacionamento de Ronnie e Will também foi algo bem leve.

Enfim, o livro é muito bom! Conseguiu entrar na história de uma forma incrível. Eu li em 5/6 dias, e para mim, isso é um bom tempo. Foi minha primeira vez lendo um livro de 400 páginas!

Sunny 22/07/2020

Perfeito !!!!
Esse livro é incrível, a história é maravilhosa, os personagens são encantadores, e eu chorei lendo esse livro, recomendo para todo mundo, definitivamente 5 estrelas !

Erika 25/04/2021

Ganhou meu coração
Assim como o filme, o livro é perfeito, e tudo muito lindo, é difícil falar usando a razão, quando a emoção fala mais alto hahahah, eu amo tudo relacionado a romance, eu sou muito apaixonada por leitura de romance, confesso q é difícil ler ou assistir outros gêneros! Enfim,, leiam a última música.

Tali | @capitulo.final 19/05/2020

Verônica (Ronnie) ainda tem magoas do seu pai após ele ter se separado da mãe dela e deixado ela e o irmão. Nas férias de verão Ronnie e seu irmão vão passar um tempo na casa do seu pai, em uma praia na Carolina do Norte. La ela conhece Will, garoto em que ela acaba se apaixonando.

Confesso que amo livros de romances, ainda mais quando quero ler algo mais leve. Mas ‘A Última Música’, nos mostra um amor não só romântico, mas também familiar. O livro traz pautas como amor e perdão de uma forma muito sentimental, e devo admitir que chorei lendo (kkk).

É um livro muito emocionante e envolvente. Aos amantes de livros de romance (como eu kk), eu super recomendo.

site: https://capitulofinall.blogspot.com/

Bia 17/07/2014

Eu não tenho palavras pra expressar em um título o quanto esse livro é ruim.
Avisando que a resenha contém alguns spoilers!!!

Bem, vai ser difícil abranger tudo o que eu gostaria de falar sobre essa obra de "exemplo de coisa ruim"...
Primeiramente, preciso explicar a historia: Um casal de irmãos (Ronnie e seu irmão mais novo) vai passar as férias com o seu pai na praia pra tentar se reaproximar dele (porque ele se divorciou de sua mãe e ficou difícil de manter o contato). A filha mais velha guarda um imenso rancor de seu pai por conta da separação e não gosta da ideia de passar o mês com ele, mas é obrigada por sua mãe (por motivos mais tarde descobertos) e acaba cedendo. Durante essa viagem, a menina repensa seus motivos de revolta contra o pai e conhece o seu primeiro e verdadeiro amor (amor?????).
O objetivo do autor foi mostrar a reaproximação da filha rancorosa com o seu pai e a descoberta do amor durante a sua adolescência, só que de forma emocionantííííííssima (hein?????)! Poderia, é claro, ser uma historia interessante de reaproximação. O problema do livro não está na sua ideia central, mas na forma como ela é desenvolvida...
Os personagens são do tipo que só seriam mais superficiais se pertencessem a algo do tipo "branca de neve e o caçador". Realmente não há outra forma. O caráter deles é determinado através de rótulos considerados como bons e corretos, como praticar uma religião, ouvir música clássica, ler livros clássicos, ter uma alimentação vegetariana, não viver promiscuamente, não beber e não fumar e blá blá blá (isso no caso de serem pessoas "de bem")... Ou seja, o livro tem o seu teor de preconceito, não se posicionando contra algum grupo de pessoas, mas pregando a maneira benéfica de viver através de estereótipos.
Durante a leitura, é mostrada a mudança de atitudes de Ronnie, que de início não quer se aproximar do pai, mas que o faz aos poucos, culminando quando descobre que seu pai sofre de uma doença terminal (esse é o motivo de a mãe ter obrigado a viagem). Esse ponto da história é o marco inicial da tentativa do autor de emocionar os leitores, a descoberta de que essa é a última chance de se reconciliar com seu pai. É dessa forma mesmo que o laço sentimental ganha um sentido na vida da garota e ela decide que precisa cuidar dele até o fim, invertendo completamente o seu comportamento anterior, não ocorrendo um bom trabalho psicológico da situação.
Quanto ao seu verdadeiro amor, um garoto chamado Will Blackeelee, rico, bonito, gostoso e jogador de vôlei, tudo se passa de forma extremamente clichê. Ela, uma menina excêntrica (daquela forma estereotipada, é claro) que possui uma mexa violeta no cabelo e anda com roupas de associações de proteção de animais, esbarra com ele, príncipe perfeito (mais uma vez, estereotipado, é claro), e eles começam a se falar por causa de não lembro o que que ele derruba em cima dela e pede desculpas (sintam a originalidade no ar, sqn) e se encontram mais vezes casualmente até que a coisa funcione...
Durante os encontros do casal Ronnie e Will, não é possível compreender de forma alguma porque um se apaixona pelo outro. Will é um garoto medíocre, não se sabe o que há de interessante na personalidade dele, mas ronnie diz admirá-lo porque ele não esconde sua verdadeira face (não é dissimulado (nem oblíquo Haha)). É curioso que, nos encontros do casal, estão inclusas atividades como caçar, Will faz uma garota vegetariana ir caçar com ele, ela vai (siiiiiiim, ela vai) e ela ainda se apaixona!
Eu nunca tinha visto um casal tão sem química em nenhum livro... Não há emoções nem cumplicidade a serem captadas por quem lê. E não para por aí, Will tem atitudes impulsivas e descontextualizadas ao longo da história, tipo alguém que estivesse comendo um pedaço de bolo e derrubasse o seu guarda-chuva na piscina da casa da xuxa porque deu vontade mesmo que ainda sejam quatro da tarde, coisas que você lê e não compreende a lógica, nada dissimulado mesmo. Bom pra ronnie...
O único defeito da relação é a distância, porque will é nativo da praia e ronnie apenas está passando suas férias no local... Mas, graças a deus, no final, will passa em um vestibular pra uma faculdade na cidade onde ronnie mora. O reencontro é emocionante porque ambos tem certeza que foram feitos um para o outro e que vão ficar juntos pra sempre. Amém.
Bem, sintetizando as críticas finais, esse livro é muito muito muito superficial...
Falando agora em nicholas sparks de uma forma geral, parece que seus livros possuem todos a mesma estrutura. Um casal apaixonadíssimo (e com muita química, certamente), alguém com uma doença séria ou ainda terminal, e não esquecer, é claro, que o casal sempre corre o risco de se distanciar por morarem em cidades diferentes...
Muitas pessoas acham que nicholas sparks é um bom escritor e um verdadeiro conhecedor da alma humana. Mas é preciso entender que não é porque um livro emociona a ou até faz chorar que ele é de fato bom (naaaaao, eu não chorei. Não mesmo. Nem senti emoção nenhuma). Essa é a estratégia do autor para parecer bom: aflorar as emoções de quem lê. É como se o auge da leitura fosse o choro. Um choro implicando nos aplausos...
Exemplificando a superficialidade: há um trecho no livro, quando ronnie percebe que, pela falta de convivência, não conhece muito bem o seu pai, em que ela se indaga "não sei nem qual sua cor preferida..." mas, isso não tem nada nada nada a ver com conhecer uma pessoa... Isso é um pensamento tão supérfluo da personagem...
Realmente não da pra engolir esse livro. Não recomendo nem pra pessoas novinhas.. É moralista e medíocre... Não dá mesmo... Nicolas sparks possui uma fórmula pra vender. Essa é a verdade. Talvez até ele tenha a capacidade de escrever algo melhor, mas não tenha a ousadia...

Khris Taylor 06/01/2011

Bom digamos que me decepcionei com esse livro, comecei a lê-lo com uma grande expectativa, mas me decepcionei, simplesmente um livro sem nenhum apelo emocional, pouco envolvente, tendo o ápice da história lá pela pagina 300, quando já se está cansado da história. Basicamente um livro adolescente, com aquela historinha de sempre, onde a menininha conhece o 'grande amor' e tals, água com açúcar, faltou tempero.

anapvenancio 23/06/2022

Música
A última música, ensina que devemos escutar todos os lados, antes que tomar qualquer atitude drástica. É um livro que falar sobre perdão entre filha e pai; um amor de verão que durou muito mais que apenas um verão; fala sobre a composição de uma última música entre pai e filha e principalmente, fala sobre recomeços e isso faz esse livro ser tão especial e único. A última música, me trouxe lições de vida importantes e que levo comigo a anos, toda vez que releio o livro, aprendo algo novo e me emociono.
diennifercb 23/06/2022minha estante
sofro demais

Brendão 09/11/2021

Queria um Par pra pescar
Esse livro foi um dos mais lindos que já li, a evolução da Ronnie é tão nítida que da orgulho de ter começado a leitura, o jeito que o casal se devolve me prendeu de uma forma que não conseguia parar de ler.

Maíra 20/06/2021

Não julgue pela capa
Pela capa e pela breve resenha que o livro traz, não dá para perceber a profundidade de sentimentos que estão em suas páginas. Demorei para ler e afirmo que foi uma das melhores leituras que já fiz, tanto que li em apenas 1 dia.

Mahldeleitora 16/08/2023

Não me agradou tanto.
O livro trouxe uma proposta interessante na sinopse, com uma possível reaproximação entre um pai distante e seus filhos. Iniciei a leitura empolgada e cheia de expectativas, mas não senti que elas foram correspondidas.

A protagonista é uma adolescente rebelde (descrita de uma forma exagerada) que precisará passar as férias de verão na casa do pai, que é algo horrível pra ela. Então ela decide fazer várias "rebeldias" afim de conseguir ficar o mais longe possível do pai, mas que acaba tendo uma consequência ruim ainda no início do livro.

É então que ela leva um "choque de realidade" e começa a ser mais presente para o pai dentro de casa, ficando mais tempo ao seu lado. Até que ela conhece um rapaz daquela cidadezinha que faz seu coração batucar mais forte.

O livro teve o intuito de retratar uma relação familiar com um romance acontecendo ao mesmo tempo, e o plot no final da história é realmente tocante. No entanto, este foi um livro que eu precisei de muito tempo para ler por terem momentos maçantes e diversos trechos em que eu senti a desvalorização dos sentimentos e atitudes femininas.

Thamiris 28/09/2021

no início, achei a personagem principal chata demais e me irritei muito, mas depois a história me comoveu demais. eu amo quando os livros do nicholas sparks fazem isso cmg!

Aninha 31/12/2021

Sdds
Acabei de ver um livro do Nicholas numa loja aqui do aeroporto e me lembrei das histórias dele :( esse livro foi tudo de bom, no início eu ainda estava tentando entender os personagens, mas tinha me apaixonado na escrita e em como eles eram humanos? PS.: nunca vou superar o final

Sarah 24/04/2021

Que livro ímpar! Confesso que o livro me prendeu muito mais que o filme, simplesmente por ser mais completo!

Uma história daquelas que te prende, te instiga para saber os próximos capítulos... você torce, chora, ri .. tudo isso durante a leitura! É quase uma cena, ali na sua frente!

Eu mega indico e digo mais, vale a pena buscar mais leituras do mesmo autor, ele é fantástico!