Verão no aquário

Verão no aquário Lygia Fagundes Telles


Compartilhe


Verão no aquário


Romance




De um lado, uma jovem indecisa em tempos de crise de valores. De outro, sua mãe, presença forte e independente. Uma paixão irresistível virá aquecer o conflito entre as duas, num dos romances mais perturbadores da autora.

No verão mais quente e abafado de sua juventude, Raíza oscila entre a memória do pai, que entregara sua vida ao alcoolismo, e a figura um tanto alheia de sua mãe, Patrícia, escritora madura que se dedica à criação de mais um romance. O sentimento de rejeição e rivalidade que se apossa de Raíza aumenta diante da ligação misteriosa de Patrícia com o ex-seminarista André - um rapaz tão tímido quanto atraente. Serão amantes? Forma-se assim, na imaginação angustiada de Raíza, o triângulo amoroso que prenderá o leitor de Verão no aquário da primeira até a última página.

Nesse segundo romance de Lygia Fagundes Telles, a autora aprofunda os temas que tinha explorado em Ciranda de pedra. Mas avança ainda mais no domínio formal do seu ofício. Escrito no início da década de 1960, tempo de transformações profundas no Brasil e no mundo, o livro se afasta da narrativa convencional.

A autora adota o ponto de vista hesitante e aflito de Raíza: experiências, recordações e devaneios se entrecruzam, formando o mosaico desordenado de uma geração colhida pelo desmoronamento da família tradicional, sem que nenhum modelo bem definido viesse ocupar o lugar dela. Assim aquecidas, as paredes do aquário ameaçam se quebrar a qualquer momento.

Literatura Brasileira

Edições (9)

ver mais
Verão no aquário
Verão no Aquário
Verão no aquário
Verão no Aquário

Similares

(14) ver mais
Passaporte para a China
As Horas Nuas
Antes do baile verde
As meninas

Resenhas para Verão no aquário (95)

ver mais
on 23/7/21


Romance nacional escrito por uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos, a qual temos a alegria de celebrar a sua presença entre nós. Verão no Aquário é centrado na vida de Raíza, jovem que vive em constante conflito com sua mãe e que relembra o passado com seu pai alcoólatra. Esse embate com Patrícia, sua mãe escritora, se intensifica ainda mais quando a jovem começa a perceber que sua mãe tem uma ligação além da amizade com André, um ex-seminarista, e com o qual Raíza ... leia mais

Estatísticas

Desejam243
Trocam9
Avaliações 4.2 / 986
5
ranking 50
50%
4
ranking 35
35%
3
ranking 13
13%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

18%

82%

Caio
cadastrou em:
16/02/2011 10:58:48
Alê | @alexandrejjr
editou em:
13/05/2022 10:54:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR