Os Sapatos de Orfeu

Os Sapatos de Orfeu José Maria Cançado


Compartilhe


Os Sapatos de Orfeu


Biografia de Carlos Drummond de Andrade




Os sapatos de Orfeu busca reconstituir, como esclarece o próprio autor na introdução, por meio do mapeamento biográfico de um dos maiores artistas brasileiros do século passado, a socialização de uma época e de uma cultura, iluminando não apenas a trajetória de Carlos Drummond de Andrade, mas a de muitos companheiros de sua geração e das que se seguiram.
Com escrita fluente e sedutora, José Maria Cançado dividiu seu relato em três grandes partes. A primeira cobre o período de 1886 a 1930, percorrendo os anos de formação do poeta. A segunda, de 1930 a 1950, reconstitui as relações profissionais e políticas de Drummond paralelamente à publicação de seus primeiros livros. A terceira se estende de 1950 a 1987, ano em que morreu, privilegiando o trabalho da memória em sua obra poética.
Foram diversas as estratégias que o autor adotou para capturar a biografia de um homem que sempre fez questão de manter indevassável sua intimidade. Cançado pinçou dos próprios poemas os motes possíveis para o descortino de uma vida, sem cair em qualquer reducionismo que tornasse a biografia do poeta uma decorrência necessária de seus textos, ou vice-versa. Trata-se de empreendimento difícil e arriscado, no qual o autor se saiu muito bem, evitando explicações simplistas e mantendo a natureza enigmática sempre irredutível da vida e da obra de qualquer homem. Ressalte-se, ainda, a reconstrução cuidadosa da vida afetiva e sexual de Drummond, aspecto que é nevrálgico em toda a sua existência, sem qualquer traço de sensacionalismo gratuito. E, por fim, as ambiguidades políticas de Drummond e de seu tempo, tanto em seus envolvimentos com o Partido Comunista nos anos de 1940 quanto com a vida literária do país.
A edição traz, ainda, prefácio do poeta Armando Freitas Filho.

Edições (3)

ver mais
Os Sapatos de Orfeu
Os Sapatos de Orfeu
Os Sapatos de Orfeu

Similares


Resenhas para Os Sapatos de Orfeu (3)

ver mais
on 13/2/11


Carlos Drummond de Andrade já dizia no poema: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”. E com muito cuidado e beleza, transformou esses sentimentos em uma série de poesias ao longo do tempo. A trajetória do poeta, por sua vez, era repleta de lacunas. Todas proporcionadas pelo próprio Drummond, em uma tentativa não intencional de dificultar o trabalho dos seus futuros biógrafos. José Maria Cançado topou o desafio, que resultou na obra Os Sapatos de Orfeu. Ao longo das páginas,... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 3.8 / 24
5
ranking 25
25%
4
ranking 42
42%
3
ranking 21
21%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Meire.Kusumoto
cadastrou em:
24/07/2012 17:03:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR