Minha vida com mamãe

Minha vida com mamãe Bety orsini


Compartilhe


Minha vida com mamãe


E outras histórias de família




A jornalista Bety Orsini adora implicar com dona Amélia, mas basta abrir a boca com mais uma reclamaçãozinha para receber na hora uma resposta espirituosa da mãe. O pensamento perspicaz e a rapidez das respostas da senhora de 80 e poucos anos – algumas delas funcionando como verdadeiras alfinetadas na pose da filha – provocam o riso não apenas de Bety, mas de quem toma conhecimento das histórias narradas por ela. Dona Amélia já foi tema de inúmeros textos da jornalista e agora algumas dezenas deles foram reunidos no lançamento Minha vida com mamãe e outras histórias de família.

É impossível ficar imune ao bom humor e à leveza da escrita de Bety Orsini. Com a experiência que tem como jornalista de comportamento, há mais de 15 anos no caderno Ela, do jornal O Globo, ela imprime às crônicas um tom de conversa entre amigas. Sem meias palavras, trata de questões como o desejo de aprovação, a censura da mãe, a implicância da filha, enfim, do amor que sustenta esta relação. Este livro, tal qual amor de mãe, não tem pudores.

As histórias foram divididas por Bety em quatro grandes seções: Mãe é uma só; Mãe é tudo igual; Mãe é fogo; e Vovô, papai, titia. Logo no texto de abertura, a jornalista revela todo o encantamento que tem pela mãe e não mede palavras para ressaltar, especialmente, a importância de sermos afetuosos com esses seres que nos amparam nos momentos de fracasso, comemoram nosso sucesso, estão sempre prontos para nos cuidar quando ficamos doentes e ainda encontram um tempinho para fazer aquele bolo preferido ou cortar a manga em pedacinhos do jeito que gostamos. Lembra ainda que, às vezes, é tarde demais quando nos damos conta disso.

Se, em alguns momentos, a jornalista comove com relatos sinceros sobre a criatura adorável com quem tem o prazer de conviver todos os dias, em outros ela leva o leitor às gargalhadas. Como na história sobre a ida ao INSS. A mãe não recebeu a pensão e lá se foram as duas até o serviço público. Lá chegando, descobriram que para o INSS dona Amélia havia morrido. A funcionária ainda argumentou que a senhora idosa estava um tanto diferente na foto da carteira de identidade apresentada. Dona Amélia não teve dúvidas e devolveu-lhe: “Minha filha, se você tirar uma foto hoje e olhar para ela daqui a 50 anos, será completamente diferente!”

Edições (1)

ver mais
Minha vida com mamãe

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.3 / 4
5
ranking 0
0%
4
ranking 75
75%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 25
25%

10%

90%

Valdirene
cadastrou em:
17/05/2012 14:45:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR