O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne


Compartilhe


O palácio de inverno





Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública?

Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais.

Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para a pompa dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior.

A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido.

Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O palácio de inverno

Similares

(18) ver mais
Nicolau & Alexandra
Uma história de solidão
As Garotas da Cidade Atômica
Com Vista para o Kremlin

Resenhas para O palácio de inverno (207)

ver mais
Um livro que beira a perfeição
on 29/1/11


John Boyne é um escritor curioso. Quando li “O Menino do Pijama Listrado”, eu adorei. Quando parti para o segundo livro de Boyne em português, “O Garoto no Convés”, ele logo se tornou um dos melhores livros que li. A expectativa para esse livro então era grande. Confesso que a sinopse não me agradou tanto, pois a história não parecia tão interessante quanto as anteriores. Para a minha surpresa, esse livro não só não decepcionou, como conseguiu superar o anterior e ser ainda melhor. A ... leia mais

Vídeos O palácio de inverno (2)

ver mais
Leituras de Abril l 2023

Leituras de Abril l 2023

John Boyne e o Palácio de Inverno - Projeto autor novo por mês - Junho

John Boyne e o Palácio de Inverno - Projeto a


Estatísticas

Desejam1.258
Trocam13
Avaliações 4.5 / 2.739
5
ranking 64
64%
4
ranking 27
27%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Justi
cadastrou em:
17/05/2011 14:23:12
edu basílio
editou em:
10/11/2021 02:09:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR