O Teorema Katherine

O Teorema Katherine John Green




Resenhas - O Teorema Katherine


2364 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


MiCandeloro 20/03/2013

Arrebatador!
Oi pessoal, e aí, muito curiosos para lerem a resenha de O Teorema Katherine? Então se preparem, porque a resenha vai ser longa, afinal, esse livro arrebatou meu coração e será impossível descrevê-lo em meia dúzia de palavras.

Confesso, não consegui resistir. Interrompi a leitura do livro Carcereiros, de Dráuzio Varella, porque estava morrendo de vontade de ler o lançamento de John Green, ainda mais porque já tinha lido o primeiro capítulo e precisava saber o que ia acontecer com Colin.

Bom, como já disse na minha resenha sobre o primeiro capítulo de O Teorema Katherine (quem quiser leia aqui), a história começa num tom meio depressivo. Colin está na fossa porque acabou de levar um pé na bunda de sua namorada, Katherine. Mas ela não é uma namorada qualquer, ela é "A Katherine", ou melhor, a XIX Katherine na vida de Colin. Sim, ele já teve 19 namoradas chamadas Katherines, e essa não é a única esquisitice na vida do rapaz.

Colin é um garoto diferente, completamente nerd, prodígio e aspirante à gênio, que não faz nada da vida além de decorar coisas que lê, fazer anagramas, estudar idiomas e namorar Katherines. Ao se formar no colégio, Colin percebe que seu momento gênio está com os dias contados, afinal, ele já tem 17 anos e ainda não descobriu a cura de nenhuma doença, não concluiu nenhum doutorado e não fez nenhuma outra proeza que o deixasse famoso e digno de ser lembrado pela eternidade. E isso acaba o deixando ainda mais deprimido.

Colin viveu sua vida inteira querendo ser importante, sendo incentivado de perto por seu pai. Para isso, ficava horas e horas do seu dia estudando, o que acabou transformando-o em uma pessoa extremamente solitária, ridicularizada e incompreendida pelos outros e de certa forma vazia e sem conteúdo. Quanto mais Colin estudava e adquiria conhecimento, mais distante ele ficava da vida, menos ele conseguia se relacionar com as pessoas e mais frustrado ele ficava por não conseguir atingir suas marcas, seus gols.

Hassan conhecia muito bem seu melhor amigo e sabia o quanto o garoto estava sofrendo pelo término do namoro e pelos seus problemas existenciais. Queria ver o amigo feliz e acabou propondo que ambos metessem o pé na estrada, sem rumo e sem compromisso, até a dor passar. Colin acabou concordando.

Como que por ironia do destino, Colin e Hassan vão parar em Gutshot, a cidade em que o Arquiduque Francisco Ferdinando está enterrado. Lá eles conhecem a peça chave que irá mudar de vez suas vidas: Lindsey.

É em Gutshot, a caminho do túmulo do Arquiduque, que Colin tem seu primeiro momento "eureca", logo depois de cair e bater a cabeça. Colin descobre que o amor pode ser representado em um gráfico matemático, logo, seria possível, através de cálculos, demonstrar quanto tempo um relacionamento amoroso poderia durar e quem seria o Terminante e o Terminado da relação. Foi assim que ele resolveu criar O Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. E com esse Teorema, ele tinha certeza, finalmente atingiria seu momento gênio e seria agraciado com algum grande prêmio, além de ter sua Katherine XIX de volta.

O problema é que resolver esse Teorema não era tão fácil quanto Colin imaginava, e os resultados encontrados acabariam modificando por completo a sua vida e a de todos ao seu redor. Afinal, será mesmo possível prever os términos dos relacionamentos por meio de cálculos? E que ensinamento podemos tirar disso tudo? Vocês terão que ler para saber. E leiam, porque vale muito a pena!!

***

Novamente John Green nos presentou com uma história maravilhosa, tão real, tão plausível, tão cheia de personagens complexos e ricos de significados que é impossível não nos entregarmos ao livro de corpo, alma e mente.

O texto é narrado em terceira pessoa, diferentemente de A Culpa é das Estrelas, o que nos permite ter uma dimensão muito maior dos acontecimentos e dos pontos de vista de cada personagem. Os capítulos são intercalados entre momentos vividos no presente e algumas elucidações sobre o passado.

Assim como em A Culpa é das Estrelas, John Green consegue alternar entre textos simples, linguagem coloquial, cheia de gírias de adolescente, com textos inteligentes, citações e referências históricas que complementam o significado da história.

Impossível não se apaixonar por Colin, Hassan e Lindsey nas suas individualidades. Todos tão cheios de defeitos e ao mesmo tempo com tantos princípios e virtudes. Impossível não se identificar com um ou todos eles. Impossível não vibrar com as descobertas feitas e com as reflexões elaboradas por eles. Impossível não refletir sobre as nossas próprias vidas, escolhas e atitudes.

Desde A Culpa é das Estrelas, John está tentando nos dar dois recados que podem parecer sutis, mas que permeiam do início ao fim as obras dele: a importância de sermos quem somos e o que um livro, uma história, pode fazer com as nossas vidas.

Em O Teorema Katherine, John levanta grandes questionamentos como: Por que nos preocupamos tanto com o que os outros pensam? Por que tentamos diariamente ser o que não somos? Por que queremos desesperadamente ser amados, idolatrados, lembrados, especiais? O que estamos tentando preencher com tudo isso? Até onde iríamos para atingir esses objetivos? Seríamos realmente capazes de nos anularmos, de trocarmos de identidade até percebermos que não sabemos quem somos de verdade? Pensem sobre isso!!

"É fácil demais ficar empacado. Cê só fica com essa ideia fixa de ser alguma coisa, de ser especial ou maneiro ou sei lá o quê, ao ponto de nem saber mais por que precisa disso; cê só acha que precisa."

Ri muito, me emocionei demais, pensei demais, me apaixonei demais, tudo demais, porque O Teorema Katherine é demais!

Preciso alertá-los que ao final existe um apêndice explicando todos os cálculos e gráficos que são mostrados durante o livro. O John deixou bem claro que o apêndice era um opcional, que quem não quisesse não precisava lê-lo. Mas ele é tão fofo e falou tão bem do amigo que criou todas as teorias para ele que juro que tentei ler, mas quem me conhece, sabe que não nasci com o neurônio da matemática (juro, é verdade, acabei de ser eliminada de dois concursos públicos por causa da matemática) e simplesmente logo no segundo parágrafo desisti porque não consegui entender nada. E fico com raiva quando não consigo entender algo, e aí sim minhas chances de aprendizado são reduzidas a um grande 0.

De qualquer forma, quem puder leia, tenho certeza de que irão gostar e conseguirão enxergar a genialidade por trás disso.

John novamente arrasou com meu coração. Estou profundamente triste de ter acabado a história. Simplesmente não vi as páginas passarem e quando dei por mim estava lendo as últimas linhas, incrédula, pensando: "Não creio, já acabou? E agora, o que eu faço?". O sentimento de se sentir órfã de um livro, de amigos que você acabou de fazer, é triste demais, mas ao mesmo tempo, o sentimento de ter vivido uma nova aventura, de ter descoberto coisas novas, aprendido mais um pouco, refletido sobre a vida, é tão intenso que meio que se igualam.

John, só tenho a te agradecer por nos presentear com mais uma obra tão significativa e tão profunda na sua simplicidade. Colin pode não ser um gênio, mas você é! E que venham mais livros para saborearmos!

Originalmente publicado no blog: http://www.recantodami.com/2013/03/resenha-o-teorema-katherine.html
Caroline Gurgel 20/03/2013minha estante
Estou com um box do John Green em casa e louca pra ler. Ia começar por A culpa é das estrelas, depois dessa resenha, não sei mais por qual começar rsrs. Parabéns pela resenha! bj


MiCandeloro 20/03/2013minha estante
Oi Carol, obrigada!! Bom, seguinte, tudo vai depender de como está seu humor. Se você quiser ler uma história mais leve e divertida, comece por O Teorema Katherine. Mas se você não se importar de ler uma história mais triste, comece por A Culpa é das Estrelas, porque é um livro bem emocionante. De qualquer forma, não deixe de ler os dois, porque são lindos demais. Beijão


Jess 21/03/2013minha estante
Que resenha maravilhosa!!! Já queria muito ler esse livro, agora quero mais ainda! Depois que li A Culpa é Das Estrelas quero ler qualquer coisa que o John escrever! rsrsrsrs... Parabéns pela resenha, muito boa mesmo! Beijos


MiCandeloro 21/03/2013minha estante
Oi Jess, fico feliz que tenha gostado. Não vejo a hora de poder ler algum outro livro do John também. Virei mega fã.. hehe Beijos


Lisi Oliveira 21/03/2013minha estante
eu já estava louca pra ler...tua resenha só multiplicou 762573839824097 vezes minha vontade. Adorei!


MiCandeloro 21/03/2013minha estante
Eba Liih, fico feliz que tenha gostado!! Leia assim que puder. Depois me conte o que achou. Beijos


Thais Loki 24/03/2013minha estante
Já faz uns dois meses que li A Culpa é das Estrelas e quando me lembro daquele livro ainda me sinto abalada emocionalmente, aquilo foi o meu tudo! Tava louca pra ler esse novo livro do John, e com essa sua resenha, agora tô até arranjando um argumento pra pedir pra que minha mãe compre ele pra mim! Amei a sua resenha!


MiCandeloro 25/03/2013minha estante
Oi ThaisLoki, fico feliz que tenha gostado esse tanto ;o) Realmente os livros de John são arrebatadores, mexem muito com nosso coração. Espero que você consiga que sua mãe compre O Teorema Katherine e que goste. Beijos


Liara 06/04/2013minha estante
Já li A Culpa é das Estrelas e Quem é Você, Alaska, pelos quais me apaixonei, mas com sua resenha, creio que esse seja o melhor de John Green!


MiCandeloro 06/04/2013minha estante
Olá Liara, não li É você Alaska? Então não saberia te dizer, mas confesso que gostei muito mais do OTK do que de ACEDE, pelo simplesmente fato de ser uma história mais leve e divertida. Mas ACEDE também é maravilhoso. O John arrasa, não adianta.. hehe Beijos


Rackel 11/04/2013minha estante
Acabei de ler OTK, ri bastante com Colin e Hassan, gostei do livro, porém não achei o melhor, ACEDE me cativou mais, em tudo. Hoje mesmo começo Quem é você, Alaska? :) Ótima resenha!


MiCandeloro 11/04/2013minha estante
Oi Kel, confesso que gostei mais de OTK do que de ACEDE, porque me diverti tantoooo!! Achei também muito linda a lição do livro, deu para me identificar mais com a história. ACEDE também é maravilhoso. O John sempre arrasa. Morrendo de curiosidade para ler Quem é você, Alaska? Depois me conta o que achou. Beijos


MiCandeloro 14/04/2013minha estante
Oi Andy, não se preocupe que OTK é um livro leve e divertido. Acho que você vai dar boas risadas com ele. O John é o máximo! Sim, é muito ruim se sentir órfã de um livro, dá uma saudade enorme dos personagens. Bjs e depois que ler me conte o que achou.


Danii 30/04/2013minha estante
Começando a ler hoje, ansiosa rsrs

espero muito dele já ...


MiCandeloro 30/04/2013minha estante
Espero que goste Danii!! Beijos


Lore 03/05/2013minha estante
que resenha maravilhosa !! mas agora me deu uma vontade enorme de ler esse livro hahaha


MiCandeloro 03/05/2013minha estante
Fico feliz que tenha ficado com vontade Lorena :) Espero que goste do livro!! Beijos


Kevin 19/05/2013minha estante
Eu terminei o Teorema Katherine recentemente. Incrível a forma como o livro se desenvolve. Desde o momento em que li a orelha na livraria, fiquei curioso para saber como um rapaz "que Deus o perdoe" goste de 19 KATHERINES kkkkk..então li e achei incrível, como John nos passa uma lição..De todos os personagens, bati mais com Colin, pq sou parecido com eles em alguns sentidos e algumas coisas no meu passado eram parecidas com o presente dele (não, eu não namorei nenhuma Katherine kkkkkk). Achei realmente lindo o livro. Meu favorito. E olha que já li muitos.

Gostei da sua Resenha e assino tudo embaixo sobre o que você disse. Beijos


Katherine 22/05/2013minha estante
Me interessei pelo livro,kkkkkkkkk
Vou ler, com certeza.


MiCandeloro 22/05/2013minha estante
Katherine, espero que goste do livro tanto quanto eu! Beijos


Nat Saldanha 27/05/2013minha estante
Com uma resenha dessa até eu fiquei com água na boca! Vou procurar por esse livro! :)


MiCandeloro 27/05/2013minha estante
Eba, que bom que gostou Natalia. Beijos e boa leitura.


Daniela 29/05/2013minha estante
Confesso que no começo do livro fiquei um pouco desanimada com a leitura. Achei a história parada, e até confusa. Mas a partir da metade o livro fica realmente bom, e lendo esta resenha dá muito mais vontade de continuar =D


MiCandeloro 29/05/2013minha estante
Olá Daniela, fico feliz que tenha gostado da resenha. OTK é um drama infanto-juvenil apesar de ter muito humor. Quando a história começa a se desenrolar fica muito fofa. Espero que goste do livro. Quando terminar me diga o que achou. Beijos


Paula1921 29/05/2013minha estante
Acabei de ler.
E vou falar logo de cara, ri de mais.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ri muito mesmo.
Parece que eu ouvia a foz Hassan, com aquelas piadinha.
Depois de ler 3 romances e 2 suspenses , estava precisando de uma leitura tão gostosa, descontraída de riso fácil.


MiCandeloro 29/05/2013minha estante
Oi Paula, que bom que gostou. Ri muito também. Achei a leitura tão leve, gostosa e divertida. Realmente é uma ótima pedida para dar uma descontraída de livros mais pesados e densos. Beijão!!


Roberta 01/06/2013minha estante
Gostei muito do livro. Confesso que me identifiquei em algumas partes, principalmente porque sou do tipo de pessoa que costuma fazer teoremas! hahahsauha


MiCandeloro 01/06/2013minha estante
Que legal Roberta, nunca fiz teoremas nem anagramas. Se você gosta vai curtir uma parte do livro em que ele ensina a fazer o teorema. Vai poder testar nos seus relacionamentos.. hehe Beijos


Douglas 04/06/2013minha estante
Nossa que resenha sensacional, você deveria escrever um livro, você sabe prender o leitor.

Fiquei bem curioso pra ler agora, realmente eu vou muito pelas notas do livro, e este nem chegou a atingir 50% em 5 estrelas, mas depois dessa resenha, me despertou vontade de ler.

Você já leu Quem é Você Alasca? Se não leu, recomendo, mas acredito que como fã de John você já tenha lido. Valeu! :)


MiCandeloro 04/06/2013minha estante
Olá Douglas, muito obrigada pela visita e pelo carinho. Fico feliz que tenha gostado da minha resenha e espero que se apaixone pelo livro tanto quanto eu. Ainda não li Quem é Você Alasca?, mas quero muito. Bom saber que você gostou. Beijão


Marianna. 13/06/2013minha estante
Ironicamente, discordo da maioria do que você escreveu. Para mim, infelizmente, John Green não me surpreendeu novamente. Achei incrivelmente fraco o livro e entediante seu final. Talvez eu seja uma leitora muito mais exigente que pensava que fosse. Não que eu me coloque como especial. Nunca. Mas, pelo tipo de leitura que aprecio, acredito que estes livros 'levinhos' não me agradem por não conter as coisas principais que prezo em uma leitura. Mas, mesmo assim, boa a sua resenha.


MiCandeloro 14/06/2013minha estante
Oi Mare, obrigada pela visita. Entendo seu ponto de vista e também concordo que livros leves como esse não são para quaisquer pessoas. Nem todas curtem esse estilo de livro mais leve e divertido, sem grandes pretensões. Têm pessoas que curtem livros mais densos, cheios de significado, com escrita difícil e com certeza não irão se identificar com OTK. Eu achei o livro fofíssimo. Acho a escrita do John uma delícia de ler. Parece que estamos conversando com um amigo. E me reportei a minha adolescência, onde os dilemas do amor eram tão fortes que desnorteavam as nossas vidas.. hehe Beijos


Mandy 20/07/2013minha estante
Gostei muito do livro, mas juro que um dia vou atrás do John Green para ele me contar o final dos personagens rsrs.


MiCandeloro 20/07/2013minha estante
Oi Mandy, pelo visto você seguirá os passos da Hazel, do livro A Culpa é das Estrelas.. hehe Dá vontade mesmo, né?! hehe Beijos e fico feliz que tenha gostado da história.


Giuliana.Madeiros 03/08/2013minha estante
Sua resenha está melhor do que o próprio livro....


MiCandeloro 04/08/2013minha estante
kkk Obrigada Jullie.. é que gostei demais do livro. Sempre que gosto, me empolgo nas resenhas, não consigo evitar. Beijos


Dê Borges 07/08/2013minha estante
Nossa!!! Que resenha!!! Parabéns... na verdade acho que você conseguiu transparecer bem o significado desse livro. Eu tmb adorei essa estória e sou fã do John Green. Como já diria Hazel Grace: eu leria até a lista do supermercado do John. rsrs... Bjoss


MiCandeloro 07/08/2013minha estante
Verdade Dê, acho que também faço parte desse time, leria qualquer coisa escrita pelo John.. kkk Fico feliz que tenha gostado. Beijos


Emy Olivs 26/08/2013minha estante
Depois de ler a sua resenha desisti de fazer a minha, muito boa! e realmente Jonh Green é um ótimo autor, o Teorema de Katherine só veio pra comprovar o que A Culpa É das Estrelas já nos mostrou. :)


MiCandeloro 26/08/2013minha estante
Oi Emy, capaz, não desista! Cada um tem um ponto de vista e uma forma diferente de escrever. Faça a sua também. Fico feliz que tenha gostado do livro. Beijos


Thaynan 21/10/2013minha estante
MiCandeloro, parabéns pela resenha. Ficou incrível.
Eu senti a mesma coisa que você ao terminar esse livro. John Green é um gênio. Os textos dele são sempre originais. Você nunca se depara com a mesmice. Os personagens são quase tangíveis de tão reais. Além dos quotes maravilhosos que nos proporciona. Esse livro entrou pra lista dos meus favoritos.


MiCandeloro 21/10/2013minha estante
Oi Thaynan, fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu. O John é realmente um autor único e maravilhoso. É incrível como ele consegue nos envolver e nos tocar com seus textos. Beijos


Erika 12/03/2014minha estante
To lendo, e estou bem entusiasmada .... Tomara que eu goste tanto quanto vcs! =)


MiCandeloro 12/03/2014minha estante
Vou ficar torcendo para que sim Erika. Beijos


Léo 14/03/2014minha estante
Adorei sua resenha. É o meu livro favorito do John e um dos meus favoritos da vida. haha.


MiCandeloro 14/03/2014minha estante
Fico feliz em saber Léo, também adorei. Você já leu Cidades de Papel? Foi outro livro do John que amei demais. Beijos


Léo 21/03/2014minha estante
Sim, eu li e gostei, mas achei bem parecido com "Alasca".


MiCandeloro 22/03/2014minha estante
Oi Léo, não li Alasca, então não tenho base de comparação em relação a ele. Beijos


Rafael 13/04/2014minha estante
Incrível, seria como eu definiria o livro do John Green, no começo eu achei que seria complicado por causa que meu alemão não é lá essas coisas, meu árabe é ainda pior e minha matemática nem se fala, mas foi um livro que não conseguia parar de ler, quando tive que deixá-lo para terminar depois e realizar meus afazeres e não conseguia parar de pensar no livro, tinha que terminá-lo e agora que acabou, eu quero mais, rs. Obrigado por sua resenha, ela me presenteou com este belo livro.


MiCandeloro 13/04/2014minha estante
Fico feliz que tenha gostado Rafael. Também achei que fosse apanhar em razão do teor mais intelectualizado da trama, mas foi fácil transpor esses pseudo obstáculos em razão daqueles personagens maravilhosos e divertidos que JG construiu. OTK é um dos meus livros favoritos do autor. Beijos


raonypimentel 05/05/2014minha estante
Comecei a ler o livro e antes de desistir vim aqui dá uma conferida na opinião de outros, então resolvi continuar pra ver se consigo gostar tanto quanto você! Ótima resenha!


MiCandeloro 05/05/2014minha estante
Oi Raony, que pena que você não está gostando. Mas certamente este foi um livro que dividiu a opinião de muitos. É meio no estilo ame ou odeie. Boa sorte na leitura. Beijos


Marcele 16/06/2014minha estante
Gostei da sua resenha, mas eu simplesmente não consigo finalizar esse livro. Já empaquei e retomei várias vezes. Gostei do começo, mas lá na metade a leitura se tornou cansativa pra mim. Uma pena, pois achei que seria um livro divertido de ler. Queria ter encontrado metade da graça que você achou nele. :( Mas eu vou terminar de ler. É questão de honra! haha


MiCandeloro 16/06/2014minha estante
Eu entendo Marcele, você não foi a única a passar por essa situação. Uma pena, mas faz parte.. não adianta né, não é só porque uma pessoa amou que todos vão sentir o mesmo. Mas espero que você consiga terminá-lo e quem sabe goste um pouquinho mais dele.. hehe Beijos


Mah 11/08/2014minha estante
Eu gostei bastante da sua resenha, mas ainda tenho dúvidas sobre o livro, Por que fico com aquele receio "e se eu começar a ler e não terminar?" adoro os livros do John, porem me "decepcionei" um pouco em Cidades de Papel, eu comecei a ler e em certo ponto e depois parei, estava achando chato após a "aventura" de Margo e Q. Ficou cansativo de ler, muito tempo depois (2 Meses) eu retomei a leitura que Na verdade estava bem legal, mas já estava no final, não tinha um "Toque especial"...


MiCandeloro 11/08/2014minha estante
Oi Marcelah, entendo a situação e acho chato quando isso acontece. Os livros do John são muito reflexivos e muitas pessoas não gostaram de O Teorema Katherine por isso.. porque de ação não há muito, sendo que alguns acharam Colin chato. Mas não adianta, vai do gosto de cada um e isso você só vai saber se ler. Bjs


Luizspeed 18/05/2020minha estante
Gostei muito do livro, dei boas gargalhadas em certos momentos e a mensagem do final me deixou reflexivo, o futuro é bonito por ser imprevisível e estar cheio de possibilidades.


Izaahh 20/07/2021minha estante
Li o apêndice e depois de muito tempo (quase 1 ano kkk) consegui entender os cálculos e até reproduzidos. Mas confesso que foi dificílimo, quase desisti, mas depois de uma aula de matemática e uma conversa com uma amiga que tbm leu o livro, descobri o que estava dando errado e consegui reproduzir e mostrei a essa minha amiga que ficou impressionada, e até acho q era zoeira da mina parte kkkk


Mari 17/09/2021minha estante
Meu Deus finalmente alguém que entendeu???? sério foi sofrido demais ler as outras resenhas pq parece q passou batido em tanta gente


Mari 04/10/2021minha estante
Na minha opinião, os livros do John Green são muito parados, com pouca emoção. Não deixa de ser um livro bom, mas acabei a leitura mais por terminar mesmo. Pelo fato de a leitura não ter tido algo que realmente me prendeu ou que me fez ter a vontade de continuar.
Para quem é fã de uma leitura mais calma, sem muito alvoroço, com a fala mais simples porém de forma inteligente é um ótimo investimento.


deisy 20/01/2022minha estante
O livro é bom, mas eu achei a leitura cansativa e ele não me instigou muito, mas é um bom livro


Joyce5557 10/11/2022minha estante
Eu achei bem ruinzinhos




drago 13/03/2022

uma perda de tempo
“O Teorema Katherine” conta a história de Colin que teve seu décimo nono relacionamento terminado, seu décimo nono relacionamento com uma Katherine. Com o coração partido, Colin sai com seu amigo sem rumo pelas estradas. Durante o livro, o protagonista, que é um ex-criança prodígio e tem um vasto conhecimento geral, decide formular um teorema que comprova a previsibilidade de um relacionamento antes mesmo que as pessoas se conheçam.

Sinceramente me falaram que esse livro era ruim e eu acreditei, mas quis ler só pra falar mal com propriedade e cá estou eu.

Pra começar eu quero dizer que não entendi nada da história, tipo, não entendi qual era o objetivo dela, pra que rumo ela estava indo ou qual era o assunto principal e isso me atrapalhou muito na conexão e compreendimento das personagens e do enredo em si. Acho que o livro poderia ser melhor se fosse dada maior relevância pra um dos mil plots desenvolvidos na narrativa. Além de confuso deixou o livro sem engajamento. Se eu não sei o que exatamente eu estou acompanhando, é difícil prestar atenção na história.

Os personagens foram mal trabalhados e rasos. Eles são um dos principais pontos pra eu gostar de um livro, e nesse aqui eu não consegui gostar de um personagem sequer ou ao menos conhecer suas personalidades e me conectar com eles. Sem contar que todos eles tiveram pelo menos uma fala ou brincadeira problemática.

Eu não sei que tipo de humor é o desse livro, mas é um humor ruim composto grande parte por piadas homofóbicas, capacitistas e principalmente gordofóbicas. Aí entra o fato de que o melhor amigo dele é gordo e ele que faz a maioria das piadas, acho que, já que os personagens são ruins, me pareceu muito que o John Green colocou ele gordo só pra fazer essas piadas sem um peso na consciência ou pra passar batido tipo “ah, ele é gordo então ele pode fazer essas piadas” ou “se ele que é gordo tá fazendo a piada e rindo, por que eu não posso também?”. Enfim, eu devo ter achado umas duas partes engraçadas só.

A narrativa não tem nada de especial e é um pouco arrastada. O final me pareceu aberto e muitas das coisas que aconteceram eu senti que eram pra ter me causado alguma sensação ou sentimento que não foram causados.

Acho que só não dei meia estrela pro livro porque tem várias curiosidades bacanas e porque o final tem até umas partes bonitinhas. Também achei legal uma parte da amizade do protagonista com o melhor amigo. Enfim, essas pequenas coisas salvaram o livro, mas no geral achei uma perda de tempo mesmo.

Não recomendo. Se você quer ler John Green, procure outro livro dele, porque esse não é uma boa escolha.

Bru 13/03/2022minha estante
Nunca consegui passar da página 20 dessa porcaria


drago 13/03/2022minha estante
confesso que chegou uma hora que eu tava empurrando com a barriga


SaraLeticy 13/03/2022minha estante
GENTEEE EU TO LENDO, cara , acho muito legal o contexto do protagonista de um protagonista quase gênio


DANRLENY 13/03/2022minha estante
Não consigo gostar dos livros do John Green kkkk pra mim o melhorzinho foi a culpa é das estrelas


Deza 13/03/2022minha estante
Pior livro que já li na vida, depois disso nunca mais quis ler John Green.


DindocA 13/03/2022minha estante
Eu cheguei muito perto do final, mas acabei não terminando. Não aguentava mais! É o pior livro que eu já li.


Pam 13/03/2022minha estante
Esse livro é muuuuuuuito chato, terminei mas não li mais nada do autor kkk


drago 13/03/2022minha estante
@Sara.Leticia, essa parte é interessante porque tem umas curiosidades legais, mas de resto...


drago 13/03/2022minha estante
@danrleny, li uns 4 livros dele e achei a maioria bem mediana, o que eu mais gosto é tartarugas até lá embaixo


drago 13/03/2022minha estante
@Deza, entendo! é o pior livro dele que eu li até agora


drago 13/03/2022minha estante
@Dinda, chegar perto do final dessa coisa já é uma grande vitória skdjdsk


drago 13/03/2022minha estante
@Pam, putz, entendo! Você pegou logo o pior dele, traumatizante mesmo skjdk




Ícaro 07/05/2013

Leia, mas não indique
Devido o sucesso do ótimo A Culpa é das Estrelas, o Teorema de Katerine se tornou um dos livros mais desejados aqui no skoob. E essa aposta alta no último romance do Green vai decepcionar muita gente. Uma pena.

Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam

O argumento é genial. Fiquei obcecado com a hipótese de alguém se apaixonar 19 vezes por pessoas do mesmo nome e ainda querer criar um teorema que comprove a previsibilidade de um relacionamento. Mas não funciona como planejado.

A boa narrativa do autor perde muito por se passar em um ambiente sem graça, com personagens sem graça. O que torna a história com pouco conteúdo e vínculo emocional. No meio do livro você se pergunta por que continua lendo.

Não indicaria a leitura, mas ,ainda sim, continuo fã do John Green. Sua habilidade de ser atual, divertido e inteligente é inquestionável.

edu basílio 23/06/2013minha estante
gostei muito da forma como você descreveu sua experiência com a leitura deste livro :-)
eu o li... até a página 100. meu estoque de paciência para o marasmo se esgotou ali e eu gritei: "out! the next, please".


Ícaro 23/06/2013minha estante
Obrigado, Edu. Precisa de muita paciência pra terminar mesmo. =/


Carolina 10/07/2013minha estante
Acredito que o livro não seja de todo ruim, ele é totalmente agradável, mas não passa disso. Você representou o livro muito bem no título da resenha, "Leia, mas não indique". Muito boa ;*


Mih Alves 29/07/2013minha estante
Estou exatamente na metade do livro.. es estou me perguntando o que aconteceu com o John Green, depois de ter lido três livros dele não estou gostando nada da 'sem gracisse' desse livro.. mas vou continuar lendo, quem sabe não dá uma melhorazinha no final?


Ícaro 29/07/2013minha estante
MIh, não vai ficar melhor!, rs.

Ps: Não deixe de ler Will & Will. O melhor dele.


Bruna Brum 15/08/2013minha estante
Exatamente isso: Leia, mas não indique.

Não é o pior livro que já li, salvo por algumas falas engraçadas do Hassan... mas achei um livro fraco, e até chato.

Ótima resenha!



Bruna 16/08/2013minha estante
Adoro o John Green, mas concordo plenamente com você. O livro é bem fraquinho.


Ícaro 16/08/2013minha estante
Pessoal, dei uma rápida comentada sobre os outros livros do Green.

Confiram: http://rkbooks.net/2013/08/11/o-segredo-de-john-green/


Rômulo 07/10/2013minha estante
Estou com sérios problemas para ler, achei que seria muito bom, mais nem é tão bom assim. :/


Michelle 04/11/2013minha estante
O livro é muito calminho, nao tem nada que te faça se interessar nele, concordo com voce, depois de ler a culpa é das estrelas pensei que esse seria tao bom quanto mas acaba nao sendo


Camila 11/02/2014minha estante
Demorei MESES pra ler. ACÉDE foi o primeiro livro do John Green que li, então apostei alto no "Teorema Katherine" . O John Green tem um senso de humor incrível que impregna suas histórias, mas esses personagens...meu Deus ! Consegui entender perfeitamente porque o Colin só levava fora, que cara mais chato !!!!! Cruzes. Além de não indicar pra ninguém, não aconselho nem que as pessoas leiam rs Pra mim, pelo menos, foi uma das leituras mais custosas que fiz até hoje !


Camila 15/03/2014minha estante
Concordo TOTALMENTE com você! Dei graças a Deus quando terminei de ler... Adorei A Culpa é Das Estrelas e Quem é você, Alasca?, comprei O Teorema Katherine na maior expectativa, mas no fim, como você mesmo disse, não via sentido em continuar lendo. MUITO CHATO. Não abandonei o livro, porque sabia que se fizesse isso, nunca iria retomar a leitura. Enfim...
Beijos.


Ícaro 15/03/2014minha estante
Que bom que gostaram da resenha pessoal, farei mais assim que possível :)


Camila Heloíse 10/04/2014minha estante
Ícaro! Me identifiquei muito com sua resenha, embora eu sequer tenha terminado o livro. Estou me esforçando para terminar....
Li A culpa é das estrelas e me encantei muito! Depois li Alasca e o final compensa o livro todo... foi então que comprei o Teorema e também me senti decepcionada. Até porque, até agora não encontrei nada que fosse diferente ou interessante. Apesar de adorar o John Green e a forma como ele escreve, o Teorema frustrou, por tanto alarde que fizeram depois de A culpa é das estrelas. Fiz a m*erda de indicar ele para algumas pessoas que se arrependeram também.
Como você disse muito bem: leia, mas não indique.

Um abraço!


raonypimentel 05/05/2014minha estante
A opinião de que este livro é um dos piores do John Green é quase que geral... Quase todos que conheço que leram o livro acham a mesma coisa, por isso resolvi eu mesmo conferir pra ver só...


Aline 16/07/2014minha estante
Ícaro, concordo plenamente com a sua resenha. Comprei o livro logo após ler "A culpa é das estrelas", em julho de 2013, e adivinhe? Terminei de ler neste domingo, em julho de 2014! Achei bem fraco, não tem situações que nos prendam a atenção, mas li inteiro porque gosto muito da maneira como John Green escreve... Agora comecei a ler "Cidades de Papel" e já li metade do livro em um dia. A diferença é imensa!


Rafaela 21/01/2015minha estante
Concordo 100% com a tua resenha. Talvez por eu ter lido "Quem é você, Alasca?" (que se tornou o meu livro preferido do John Green), antes dele, as minha expectativas estivessem um pouco elevadas, porém não dá pra culpar apenas elas. É inegável que o livro, além de ser previsível, é sem graça. Fiquei me arrastando para ler ele inteiro, esperando que, talvez, o final o salvasse, mas não tive essa sorte. Esperava muito mais dele. Não indico.




softstydia 17/03/2021

" O futuro é imprevisível." ??
Confesso que estava com um pouco de receio de ler esse livro, pois muitos diziam que não era bom e que não valia a pena. Mas a cada página que eu lia, eu queria ler mais e mais! Achei bem parecido com Cidades de Papel, que é um livro que eu amo demais! Sou muito fã do John Green, a escrita dele é bem gostosinha e bem fluída. Acho que a mensagem central ali é: Não devemos nos apegar ao passado e muito menos, ficar tentando "prever" o futuro. Muitas vezes, eu me vi representada no Colin, no Hassan e na Lindsey.
Em relação ao Colin, ele tinha medo do que poderia acontecer com ele, e por isso, sempre tentava prever o futuro, o que nos representa em muitos quesitos. Quantas vezes deixamos de fazer algo por medo de lá na frente não dar certo?
Em relação ao Hassan, ele não se preocupava tanto em fazer faculdade ou trabalhar, e o Colin sempre brigava com ele por causa disso. Passamos por isso quando acabamos o ensino médio. A pressão de fazer faculdade ou trabalhar por ser meio que um "padrão" imposto pela sociedade, às vezes acaba nos desanimando. Não devemos fazer as coisas porque as outras querem que você faça, mas sim no momento em que sentirmos que estamos preparados para aquilo.
E por fim, em relação a Lindsey, ela passou quase a vida inteira fazendo coisas para agradar os outros, mas o que realmente importava para ela, foi ficando de lado. Até que, quando ela terminou com o OOC, ela realmente enxergou que deveria começar fazer as coisas que eram importantes para ela. E quantas vezes não fazemos a vontade dos outros e deixamos de lado o que realmente importa pra gente?
Amei demais esse livro e recomendo muito! A única coisa na qual me perdi foi em relação às fórmulas do teorema, a razão por eu estar dando 4,5 para o livro ?
Bia Paini 17/03/2021minha estante
ESSE LIVRO É TUDO E NÃO MERECE O HATE


softstydia 18/03/2021minha estante
Concordo 100% amiga! Esse livro é muito perfeito ?


Bia Paini 20/03/2021minha estante
Eu fico tão feliz quando mais alguém gosta dele kkkkkkkkk




Mih 22/06/2020

Dessa Vez Sem Drama, querido John Verde, rs
Título: O Teorema Katherine
Autor: John Green

“Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então somos todos importantes, talvez menos do que muitos, mas sempre mais do que nada.”

Colin é um garoto prodígio, segue bem a linha estereotipada de gênio, tem dificuldade de se relacionar com as pessoas.

Desde a infância conviveu com o fato de ter um QI acima da média, um tipo de benção e maldição. Preocupa-se demasiadamente em deixar uma marca na história e o pensamento de que pessoa que tem um QI alto se tornar pessoas comuns e até pessoas medíocres atormenta a sua vida.

Com 17 anos Colin já namorou 19 Katherines. Contabilizado cada uma delas, desde aquele namorico de infância que não passou de alguns minutos.

O ultimo fora o deixou deprimido e é nesse momento que começa pra valer a aventura. Para tirar Colin da situação de tristeza e estagnação Hassan sem melhor amigo, propondo uma viagem sem rumo.

“É possível amar muito alguém. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir.”

Colin e Hassan embarcam no Rabecão de Satã (sim, esse é o nome do carro). E Colin começa a jornada atrás do seu grande momento “Eureka”.

O livro tem muito humor e para trata-se da busca por encontrar-se, livrar dos paradigmas impostos.


“Alguma vez você já se perguntou se as pessoas gostariam mais ou menos de você se pudessem vê-la por dentro? Sempre me pergunto isso. Se pudessem me ver do jeito que eu me vejo, se pudessem viver nos meus pensamentos, será que alguém, qualquer pessoa, me amaria?”


site: comquallivroeuvou.wixsite.com/website
Daniel 22/06/2020minha estante
Tem canal no you tube?


Mih 23/06/2020minha estante
Infelizmente ainda não Daniel, só tenho o Instagram Literário... Mas estou trabalhando para criar desenvoltura para vídeo




Ju Cirqueira | @jucirqueira 13/10/2013

Interessante. Vale a pena ler!
O Teorema Katherine me chamou atenção inicialmente por ser mais um livro lindo do autor John Green. Muitos leitores conheceram John Green pelo livro A Culpa é das Estrelas, e comigo não foi diferente. Fiquei apaixonada pelo A Culpa é das Estrelas (assim como todo mundo que leu o livro, acredito). Sendo assim corri para adicionar O Teorema Katherine à minha wishlist. Fiquei encantada com a capa branquinha, a diagramação e toda a edição caprichada da Editora Intrínseca. Este foi o segundo livro que li do John Green.

A escrita do John Green é fantástica, inteligente, jovial e cheia de humor, o que faz com que a leitura seja fácil e rápida. É um livro leve, daqueles que você pode ler no avião, no ônibus, em horário de almoço, e por aí vai. Por conta de tudo isso, eu fui cheia de expectativas à leitura e tinha certeza de que ia ler o livro em coisa de 3 ou 4 dias, o que infelizmente não aconteceu. Me arrastei pelas páginas, a leitura só começou a fluir bem pra mim da metade pro fim e especialmente mais pro finalzinho quando, de fato, acontecem as reviravoltas na vida do protagonista.

Me decepcionei um pouquinho com a trama, apesar de os personagens terem sim, me cativado. Gostaria de abrir um parênteses aqui pra dizer que, de fato, os personagens do Green são muito bem construídos e excepcionais de forma que se torna praticamente impossível ignorá-los, mesmo aqueles a gente não suporta; mas mesmo assim, não consegui me envolver na história do Colin, muito disso se deu porque acho difícil me envolver na história quando não simpatizo muito com o protagonista, achei o Colin muito dramático, cheio de mimimi e por muitas vezes chato mesmo. Sei que alguns vão concordar com isso e outros não. Em minha opinião, o que salvou o livro de ser um grande tédio foi o humor, tanto Colin quanto Hassan – principalmente Hassan – salvaram a falta de conteúdo da trama com suas piadinhas e sacadas engraçadas. Destaque também para as notas de rodapé do Green, não são apenas explicativas, são de dar risada mesmo. ♥

A história gira em torno de Colin Singleton. Nosso protagonista é um jovem ex-prodígio de 17 anos que namorou 19 Katherines – todas com os nomes escritos desta mesmíssima forma –, e que está busca de fazer algo significativo em sua vida, algo que traga reconhecimento e o faça sentir novamente o prestígio de ser um menino prodígio, e quem sabe, até um gênio. Colin não faz praticamente nada além de ler, decorar tudo que lê, e criar anagramas vinte-quatro-horas-por-dia. Após mais um pé na bunda de sua 19ª Katherine, Colin está deprimido e magoado, e é aí que entra em cena o personagem mais interessante do livro: Hassan. Ele é o tipo de melhor amigo que todo garoto deve ter, para falar besteiras, fazer coisas escondido, e no caso do Colin dessa vez, tirá-lo da deprê. E é exatamente isso que Hassan faz, convence Colin de que uma road trip (viagem de carro) é tudo que eles precisam, e assim a história começa a se desenrolar. Em sua primeira – e única – parada, Colin e Hassan conhecem Lindsey e recebem uma proposta de trabalho da Hollis (mãe de Lindsey), a proposta é tentadora e como eles não tem nada a perder, decidem ficar na cidade. É em Gutshot, que Colin tem seu momento “Eureka!”, quando decide criar um teorema que possa prever o desenrolar dos relacionamentos (sim, todos!) a fim de descobrir quando e quem vai terminar o relacionamento.

site: www.nuvemliteraria.wordpress.com
Rachel.Venuto 15/03/2019minha estante
Fiquei com vontade de ler, mas como citou que o início do livro foi um pouquinho arrastaaado. Vou esperar mais um pouco para dar a ele exclusividade!!


Sander 26/11/2020minha estante
Depois que li esse livro eu abandonei o John




Joane 05/04/2021

Katherines e Colin: Terminantes e Terminados
Uma releitura que eu gostei bastante!

Tinha lido esse livro há alguns anos antes e tinha dado 3 estrelas pois não era uma obra tão falada do autor, mas aí reli esse livro e apesar de saber do que ia acontecer subi minha nota pra 4 pois eu adorei essa leitura, meu novo xodó

Colin Singleton é um menino prodígio, pois desde dos 2 anos (pelo que lembro) leu o jornal do pai e a partir dai seus pais seus pais fizeram o possível pro menino atingir o potencial dele.
E tem as Katherines, que vai contando durante o livro...

E acho tão legal isso de um Teorema, essa ideia pra mim achei demais.
Eu adoro principalmente a narração em terceira pessoa e as notas de rodapé são simplesmente tudo pra mim!

E como em Tartarugas até lá embaixo, acho que "O(A) Melhor Amigo(a)" simplesmente chama uma atenção a mais, eu simplesmente amo o Hassan.
Acho os personagens bem marcantes e eles me cativaram (tirando alguns kk)

É uma história mais simples sobre um garoto prodígio mas ele já está passando da idade de um prodígio e também não chega a ser um gênio. Ele tem o histórico de namorar Katherines e elas terminarem com ele, toda vez.
Tem uma viagem de carro, e a história gira em torno dos personagens, da conclusão do Teorema, e isso não é pouco não
Acho que a conclusão de tudo é muito boa, amo a simplicidade da história e os personagens e os momentos (eu ri bastante até) [ataque de asma de gordinho do hassan TOP 3 MOMENTS]


Obs: eu fiquei chocada com uma cena lá pro final que não lembrava ; e eu aprendi com esse livro o termo Sitzplinker kkkkkk e aprendi (surpreendentemente) com o Apêndice no final do livro.
E no geral alguns aspectos nem teve tanto problema :)

Esse livro foi uma ótima leitura pra mim no momento e ainda teve alguns personagens queridos (uns mais que outros), e sempre posso com o autor pra ter ótimos quotes um tanto marcantes
Aaaa adorei adorei ?


(SPOILER)
(SPOILER)
- Nem todas as Katherines terminaram com ele, então tem um furo ai sobre o Colin ser Terminado
- Ele não acaba com uma Katherine
.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Rafittha 19/04/2024minha estante
Sua primeira experiência com o autor? John Green é conhecido pelos finais sem finais kkk
Adoro isso nele mas de fato esse foi o livro que menos gostei do autor por todas as questões que você apontou.


Erica 19/04/2024minha estante
E o segundo, li Cidades de Papel? e por mais que seja um ?final sem final? rs ? teve um desfecho, por mais que não agrade a todos. Rs ? No Teorema Katherine os personagens simplesmente somem, sabe. Rs


Rafittha 19/04/2024minha estante
Você leu os menos favoritos kkkkkkkkkk
Recomendo Tartarugas até la embaixo, Quem é você Alasca e A culpa é das estrelas.


Erica 19/04/2024minha estante
Ganhei os dois? rs vou por os seus recomendados na minha listinha! ??




Wandao 16/09/2020

credo
dando meia estrela pq não pode dar 0, se pudesse eu daria com certeza
fabi 16/09/2020minha estante
nossa concordo contigo, esse livro eh podre


Lincoln 16/09/2020minha estante
?? meu god, é tão ruim assim?


Fer 16/09/2020minha estante
Sorte minha ter abandonado a leitura ?




spoiler visualizar
bia 19/03/2021minha estante
só vejo gente falando mal, eu amo ele é tão fofinho


Tati Menezes 19/03/2021minha estante
Livro muito bom de ler!


Larissa.Stoco 19/03/2021minha estante
Só vejo gente falando mal e eu lo 2x achei muito lindinho


Jujubax 19/03/2021minha estante
Simm, antes de ler eu tinha visto mt gente dizendo q ñ gostou e q era ruim, mas me surpreendi é mt fofinho, aql tipo de livro q te deixa com o coração quentinho


Tati Menezes 19/03/2021minha estante
Verdade!




Nana10 23/01/2024

Puta livrinho ruim do 🤬 #$%!& sinceramente não sei oq se passa na cabeça desse senhor autor, pq não teve UM LIVRO que eu li dele que fosse bom
tori 23/01/2024minha estante
acho que eram bons quando nos eramos pré adolescentes sem expectativas nenhuma


Nana10 23/01/2024minha estante
eu parei pra pensar nisso, comprei quase todos dele quando tinha uns 10 anos e agora, 12 anos depois, eu tenho TANTA RAIVA desses livros e eles são tão sem sentindo


mariaavvan 23/01/2024minha estante
A culpa é das estrelas e Tartarugas até lá embaixo valem a leitura!! Eu pelo menos amo


Bianca1198 23/01/2024minha estante
Cidades de papel também me decepcionou assim como esse, só achei a culpa é das estrelas bom




vih ð¥ 19/04/2021

tem que ter paciência
esse livro é completamente chato, mas tem um motivo. a pessoa que ta lendo, lê o livro inteiro sem compreender oq o personagem quer passar, oq o autor quer passar e só descobre tudo isso no final do livro, ou seja, tem que ter paciência.
o livro é basicamente os personagens tentando encontrar uma reposta pra vida deles, oq eles querem se tornar, como vão fazer isso. inconscientemente eles ja sabem como, mas ficam o livro inteiro pra perceber isso e o leitor tambem.
entao imagina ler um livro e conpreender ele, se nem os personagens conseguem fazer isso, e vc so descobre no final, é muito cansativo
Ludy 19/04/2021minha estante
O pior livro do John Green na minha opinião




adys 05/01/2021

Incrível.
Eu estava muito animada para ler esse livro, mas quando li as resenhas mais recentes aqui fiquei achando que a leitura iria ser muito desagradável. Mas não, a verdade é que ele é PERFEITO.

Virou o meu favorito do John Green, antes era Tartarugas até lá embaixo, e eu amei porque tive uma identificação com a Aza, mas a identificação que tive com o Colin foi muito maior. Pensamentos e desejos meus que não conto para ninguém foram perfeitamente descritos por ele, foi como se eu estivesse lendo algo meu. Inclusive, tive a estranha sensação de estar relendo o livro, mesmo sem nunca ter lido ele.

Talvez ele seja um livro "8 ou 80", e por isso algumas pessoas dão 0 estrelas e dizem que é horroroso, enquanto outras dão 5 e elogiam a história, mas vale a pena ler. Porque não tem como saber se vai ou não gostar, né? É uma boa experiência literária.

Enfim, eu adorei o livro e não é à toa que engoli ele em 2 dias e fui dormir toda noite depois de 00:00. Com certeza vou reler vez ou outra, e há muito tempo não gostava tanto assim de uma história.
Luan 05/01/2021minha estante
Não tem um livro do John Green que eu tenha lido na adolescência que nao tenha amado. Quem é Vocé, Alaska? é meu favorito. Acho que voce goste, talvez.


adys 05/01/2021minha estante
Ainda não li quem é você, Alaska?
Vou pôr ele na meta, espero conseguir ler ainda esse ano.


Daniel 06/01/2021minha estante
Concordo, vale muito a pena ler, o teorema o John se superou, mas não posso dizer o mesmo de tartarugas la embaixo e muito menos de quem é vc Alasca? Pra mim é o pior livro do John, mas esta é minha opinião, outros podem gostar


adys 07/01/2021minha estante
eu tenho a sensação de que não vou gostar muito de Alaska justamente por ter lido coisas mais negativas, mas vale a pena a leitura.

tartarugas até lá embaixo eu fui muito empolgadaKKKKK e acabei enrolando para ler um livro que é curtíssimo. mas uma hora eu engajei e foi, gostei da história, mas sla... não foi oq eu tava esperando. pelo jeito estamos combinando as opiniões dos livros do John


Daniel 11/01/2021minha estante
Pois é, tartarugas ate la embaixo tbm não foi o q eu estava esperando, mas pelo menos no meu ponto de vista foi uma leitura legal, comparando com outro livro q li (q nem se compara) q deu muita vontade de atirar pela janela o livro kkkkk, foi gostosinho as tartarugas kkk




Luiza 14/06/2021

Tentei ler há muitos anos, quando ganhei ele, mas a leitura não fluía, eu não conseguia me prender aos personagens e achava o enredo muito chato. Tentei mais uma vez e me apaixonei, principalmente pelos personagens. Ri demais da conta desses bocós, nem tentei acompanhar o raciocínio sobre o teorema em si (matemática não é para mim), mas achei muito divertido e interessante.
vic 14/06/2021minha estante
Eu comecei a ler e também não consegui continuar, achei muito chato...deixo pra um outro dia


Luiza 14/06/2021minha estante
o começo é o mais sofrido, mas depois ele fica tão legal, eu terminei de ler de madrugada, me segurando pra não acordar a casa inteira com as gataidas KKKK


Flor do deserto 15/06/2021minha estante
Eu sou apaixonada por esse livro




2364 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR